#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Aniversário doce

11-04-2024 | 12:03
Por Juvenal Dias

No dia em que completa 158 anos de existência, o União Corinthians se classifica pela primeira vez em sua história para os playoffs do NBB CAIXA; 2x Parabéns, UNICO!

Não tem melhor presente de aniversário para um clube do que se classificar para os playoffs do NBB CAIXA. Se essa for uma classificação inédita na história do time na história da competição, é a cereja do bolo de 158 anos. Assim, o União Corinthians, que já foi campeão nacional há três décadas, garantiu sua vaga entre os 16 que vão estar na próxima fase da temporada 2023/24 no dia de seu aniversário, mesmo com a derrota diante de seu torcedor para o Pato Basquete por 77 a 75.

Foto: Vinicius Molz Schubert / Basquete U. Corinthians

Em sua terceira temporada no NBB CAIXA, o União Corinthians será o único estreante entre os times que estarão nos playoffs da atual temporada. Em 2021/22, se classificavam doze equipes e o time do Rio Grande do Sul foi 16º. Já na temporada passada, evoluiu para 13º, mas também ficou de fora do mata-mata. Porém, no maior NBB CAIXA de todos os tempos com 19 clubes e na primeira edição com 16 classificados, o UNICO garantiu sua vaga com uma rodada de antecedência.

É importante ressaltar que a classificação veio não pela derrota, mas sim pela combinação de resultados que teve na rodada, na qual os concorrentes que ainda batalhavam (Cerrado Basquete e Caxias do Sul Basquete) saíram derrotados de suas partidas e não podem mais alcançar as dez vitórias que o União Corinthians obteve. Atualmente, o time gaúcho ocupa a 14º colocação, com 28,6% de aproveitamento em 35 partidas.

Agora, resta saber se vai ficar em 14º ou 15º nesta fase da competição, na disputa contra o Mogi Basquete. Seu último compromisso na temporada regular será contra o Minas, no Ginásio Poliesportivo Arnão, que tem uma das melhores médias de público e estará cheio novamente. Apenas de sócios do clube, a média é de 1,5 mil torcedores. O duelo final será na sexta-feira (12/04), às 19h30, e terá transmissão da rede Itatiaia, da Jumper Brasil, do NBB BasquetPass e do YouTube do NBB.

+ Confira a classificação do NBB CAIXA

O treinador que veio para essa temporada na equipe do União Corinthians, Rodrigo da Silva, comemorou a classificação inédita. “É o fruto do trabalho, não está sendo uma temporada fácil, sofremos bastante, mas conseguimos o objetivo de classificar para os playoffs. Foi uma coisa que ninguém deu para nós, nós conseguimos conquistar essa vaga com nosso trabalho, nossa dedicação. Então, damos parabéns ao grupo, aos jogadores, comissão técnica e diretoria, para a cidade (Santa Cruz do Sul), que nos apoia e sempre acredita em nós. Agora, temos mais um jogo, contra o Minas, para depois pensarmos nos playoffs.”

O ala norte-americano Duane Jonhson, que foi o cestinha do time com 15 pontos, pegou 4 rebotes e deu 3 assistências, comentou o presente de aniversário que ele contribuiu nesta quarta-feira (10/04). “É muito gratificante dar esse presente ao nosso torcedor. Cheguei aqui nessa temporada, minha primeira no Brasil, e é incrível o quanto a cidade respira basquete. Agora é trabalhar para fazer um grande playoff.”

Tanto o atleta como o técnico concordam que a maior dificuldade que o time enfrentou foi a falta de entrosamento e o tempo até a equipe formar uma identidade de jogo. “Acho que a falta de entrosamento em alguns momentos pesou, mas soubemos superar isso e garantir as vitórias que nos deram a classificação”, comentou Duane.

“A dificuldade maior foi a gente encontrar um jeito certo de jogar. Sofremos porque os jogadores chegaram em cima da hora, tivemos lesões, então precisamos mudar bastante o time, trocar jogadas, tivemos que trocar o pneu com o carro andando. Contudo, chegamos nesse momento com o time completo, esse é um ponto positivo da preparação física e fisioterapia, com profissionais excelentes. Alguns jogadores chegaram no meio da temporada, nesses últimos jogos estivemos sem armador, tivemos que nos reinventar”, completou o treinador.

Um ponto interessante é a rivalidade local, já que o Caxias do Sul Basquete já tinha ido algumas vezes aos playoffs como o representante do Estado e houve essa inversão. Rodrigo, mesmo não sendo gaúcho (vem de Uberaba/MG), já entendeu essa rivalidade e também respondeu de ser o representante sulista nos playoffs. “Quando chegamos aqui, esse era o objetivo. Pela primeira vez trabalhando no União Corinthians, conseguindo essa classificação, sendo o único representante do Rio Grande do Sul, isso só dá mais alegria e mais motivação para nós continuarmos trabalhando e tentaremos dar nosso melhor, melhorando o time para vermos onde conseguiremos chegar. Queremos ir longe!”

Duane também exaltou a torcida que abraçou o time. “É incrível. Nosso torcedor e nós esperávamos muito isso. Como disse, a cidade ama o clube e essa classificação é o presente que podemos dar nesse momento. Estamos felizes e focados no que vem pela frente.”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.