#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Universo estreia com vitória no NBB diante do Pinheiros

01-11-2009 | 01:29
Por Liga Nacional de Basquete

Time de Alex comemorou vitória por 98 a 92 no jogo de abertura do campeonato, neste domingo, em São Paulo

Arthur (BRA)

Arthur (BRA)

O Pinheiros/Sky enfrentou o Universo/BRB/Financeira Brasília, em casa, mostrando que a edição 2009/2010 do Novo Basquete Brasil (NBB) será ainda mais competitiva. O time brasiliense de Alex, que dividiu com Shamell, da equipe paulistana, o título de cestinha do jogo, ambos com 24 pontos, venceu o confronto de abertura do NBB por 98 a 92. O NBB é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínios da Eletrobras e Spalding.

O Universo/BRB/Financeira Brasilia dominou o primeiro quarto, vencendo a parcial por 33 a 25, com uma cesta de dois pontos do ala Alex. Mas foi para o vestiário com apenas dois pontos de vantagem no intervalo do jogo: 52 a 50. No segundo período, o Pinheiros/Sky chegou a estar na frente no marcador e ganhou a parcial por 25 a 19. O terceiro quarto teve domínio total do Universo/BRB/Financeira Brasília, que repetiu o placar do segundo período derrotando o Pinheiros por 25 a 19. O Universo/BRB/Financeira Brasília foi para o último quarto com vantagem de seis pontos: 77 a 71. O Pinheiros/Sky ainda buscou uma reação, mas não conseguiu superar a equipe brasiliense, que fechou o último quarto com o apertado placar de 23 a 21 e venceu o jogo por 98 a 92.

O Pinheiros/Sky deixou a quadra depois de mostrar um jogo rápido e ofensivo. Mas, para Shamell, que cresceu em quadra ao longo do jogo e acabou sendo o grande destaque da equipe na partida, ainda precisa trabalhar muito. “O jogo foi bom para o para o primeiro jogo do campeonato. O Pinheiros pecou na defesa, mas não tem desculpa. Cada jogo é um jogo e ainda vamos ter muitas partidas pela frente. Vamos continuar fazendo nosso trabalho. Também enfrentamos uma equipe que é uma das favoritas a ser campeã do NBB”, apontou o jogador.

Mesmo abrindo a segunda temporada do NBB com vitória, o técnico do Universo/BRB/Financeira Brasilia também aponta a necessidade de mais empenho da equipe. “Era um jogo difícil, sabíamos do potencial ofensivo do Pinheiros e tínhamos que marcar muito bem. Mas o time ainda não tem o mesmo ritmo de jogo das equipes que disputam o Campeonato Paulista. Poderíamos ter tomado menos pontos, mas felizmente conseguimos fazer o suficiente para ganhar o jogo, e o importante era começar o NBB com uma vitória”, falou Lula, que saiu do ginásio apressado, a tempo de ver uma parte do jogo do Pitágoras/Minas contra o Paulistano/Amil, equipe que enfrentará amanhã, ainda em São Paulo.

O jogo entre Paulistano/Amil e Universo/BRB/Financeira Brasília será às 19 horas, neste feriado de segunda-feira, no Clube Paulistano. E Guilherme Giovannone, um dos destaques do jogo de estreia acha que sua equipe terá, de novo, dificuldades. “Será um confronto duro também, como foi diante do Pinheiros. Para nós é fundamental continuar ganhando”, disse Guilherme, que fez 23 pontos para o Universo/BRB/Financeira Brasília na partida de estreia e está voltando para casa após atuar dez anos na Europa, jogando na Espanha, Itália e Ucrania.

O próximo adversário do Pinheiros/Sky será o Pitágoras/Minas, dia 8, às 11 horas.

Primeira rodada do turno

Domingo, 1/11, às 10 horas
Pinheiros/SKY x Universo/BRB/Financeira Brasília – SporTV

11 horas
Ciser/Araldite/Univille/Joinville x Londrina
Flamengo x Vila Velha Cetaf / Garoto / UVV
São José / Unimed / Vinac x Saldanha da Gama
Paulistano / Amil x Pitágoras / Minas
Araraquara / Palmeiras x GRSA / Itabom / Bauru
Vivo / Franca x Amigão / Andorinha / Assis