#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Upgrade

28-10-2013 | 12:11
Por Liga Nacional de Basquete

Assistente técnico do Flamengo nos últimos sete anos, João Batista é anunciado como novo treinador do Espírito Santo Basquetebol para disputa do NBB 2013/2014

João Batista chega ao Espírito Santo após sete anos como auxiliar no Flamengo (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Foram sete anos como assistente técnico do Flamengo, mas agora a hora é de um novo desafio e a função de auxiliar é coisa do passado. Aos 52 anos, João Batista foi anunciado como novo comandante do Espírito Santo Basquetebol para a disputa do NBB 2013/2014 e viverá sua primeira experiência como treinador de uma equipe da elite da modalidade da bola laranja no Brasil.

Ex-jogador, inclusive com passagens pela Seleção Brasileira, João Batista teve sua primeira experiência como auxiliar no Flamengo em 2004, dois anos depois de se aposentar da carreira de atleta. Após uma breve saída, retornou em 2006 e ficou até a última temporada, quando se sagrou campeão da quinta edição do NBB como assistente técnico de José Neto.

“Ter a experiência do João Batista é mais que importante para nós, é um presente. Ele tem um currículo notável. É bicampeão do NBB, tem muito conhecimento técnico e tático. É um técnico completo. Ganha com esta contratação não só a equipe profissional, mas todas as categorias de base da instituição”, declarou Luiz Felipe Azevedo, dirigente da equipe.”

Mesmo em sua primeira oportunidade como técnico de um time que disputa o NBB, João Batista não se sente pressionado. Pelo contrário. Na visão do novo treinador do único time capixaba na disputa do maior campeonato de basquete do país, sua vivência como jogador e os anos passados no clube da Gávea como assistente deram uma boa base para este novo momento em sua carreira.

“Dei um upgrade na minha carreira. Sai da posição de assistente para chegar à classe de técnico principal. Estou com muita confiança e uma vontade enorme de mostrar aquilo que eu sei. Então encaro esta oportunidade com muita naturalidade, como uma coisa que eu esperava há algum tempo. A oportunidade surgiu e pensei única e exclusivamente em colocar em quadra toda minha experiência no basquete. Tenho 30 anos de experiência como jogador e outros dez como assistente.”, afirmou.

Ao longo de sua jornada no Flamengo, João Batista conviveu diariamente com vários técnicos. O início de sua carreira como assistente foi ao lado de Emanuel Bonfim. Depois, teve a oportunidade de trabalhar com dois técnicos estrangeiros, Flor Melendez (Porto Rico) e Gonzalo Garcia. No meio das experiências com os profissionais de fora do país, ainda trabalhou com Paulo Chupeta e se sagrou campeão da primeira temporada do NBB e da Liga Sul-Americana, em 2009. Por fim, foi auxiliar de José Neto na campanha vitoriosa do esquadrão rubro-negro na última edição do campeonato nacional.

Na última temporada, João Batista (à esq.) trabalhou ao lado do técnico José Neto (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

“Eu tive boas experiências no Flamengo. Comecei lá em 2004, com o Emanuel e logo de cara fomos vice-campeões do Campeonato Brasileiro (na época organizado pela CBB). Ele era um treinador experiente e aprendi muito com ele. Minha vida esportiva mudou depois desse trabalho com o Emanuel. Sai do Flamengo, voltei em 2006 e tive a oportunidade de trabalhar com o Paulo Chupeta. Foi muito bom e aprendemos muita coisa juntos. Desde minha época de jogador, eu sempre fui muito observador. Sempre olhava todos os treinadores com que trabalhei e sugava o máximo deles sabendo que minha vida seria basquete”, disse João Batista.

Agora no Espírito Santo, João Batista terá a missão de fazer uma boa campanha no NBB 2013/2014. Até o momento, o treinador conta com seis jogadores à disposição no elenco da equipe capixaba. Foram contratados os norte-americanos Rashaun, ex-Tijuca, C.J. Collins e Afam Muojeke, o ala Eddy, o ala/pivô Gaspar e o pivô Daniel Filé.

“A equipe está sendo montada em uma velocidade incrível. Todos estão se movimentando bastante para podermos fazer um belo papel no NBB. Dentro das condições que temos, vamos trabalhar muito para buscar o melhor. Tanto os jogadores nacionais quanto os internacionais estão em busca de uma projeção maior e agora chegou a hora deles. Sou um técnico que vai dar oportunidade e passar um alto grau de confiança a todos. Fui jogador e sei que se desenvolver um atleta precisa de confiança”, explicou o treinador.

Para fechar o elenco, João Batista ainda aguarda as chegadas de três jogadores: um armador, um ala/pivô e um pivô. Além disso, o técnico promoverá alguns jogadores da equipe Sub-22 que disputa a LDB 2013 para a equipe principal. Os jogadores contratados devem desembarcar no Espírito Santo ainda nesta semana e o treinador iniciará as atividades no time capixaba na próxima segunda-feira.