#JOGAJUNTO

Mais basquete

Vai começar!

15-01-2015 | 06:28
Por Liga Nacional de Basquete

No ‘caldeirão’ Lineu de Moura, disputas do Grupo A dão início à Liga das Américas 2015 nesta sexta-feira e São José é o primeiro brasileiro a entrar em quadra

Vai começar a Liga das Américas 2015. A largada para a maior competição da América Latina será dada nesta sexta-feira, com a realização das partidas do Grupo A, que tem sede no Ginásio Lineu de Moura, na cidade de São José dos Campos (SP), e tem como integrantes as equipes do Peñarol de Mar del Plata (ARG), Fuerza Regia (MEX), Leones de Managua (NIC) e o anfitrião São José/Unimed.

Terceiro colocado na última edição do NBB, o São José fará sua estreia na edição 2015 da Liga das Américas contra o Leones de Managua, primeiro representante da Nicarágua na história do torneio, às 20h15. Antes, às 18 horas (de Brasília), Peñarol e Fuerza Regia abrem as disputas. O SporTV transmitirá o VT da partida entre joseenses e nicaraguanos às 01h da madrugada de sexta para sábado.

“O pessoal da cidade está muito animado. Foi feito um esforço muito grande para ser sede de um dos grupos e isso criou uma expectativa e um envolvimento muito grande de todos. Sabemos das dificuldades de se jogar a Liga das Américas, mas atuando em casa estamos bastante esperançosos de ficarmos com uma das duas vagas do grupo à próxima fase. Atuaremos no nosso ginásio, ao lado da nossa grande torcida e vamos estar muito focados durante as partidas”, comentou o técnico do São José, Zanon.

Lineu de Moura promete virar um 'caldeirão nas partidas do Grupo A da Liga das Américas, que durarão até domingo (Claudio Capucho/PMSJC)

Lineu de Moura promete virar um ‘caldeirão nas partidas do Grupo A da Liga das Américas, que durarão até domingo (Claudio Capucho/PMSJC)

Para a estreia na competição continental, o técnico Luiz Augusto Zanon provavelmente não terá à disposição o pivô Caio Torres, que com dores nas costas, ainda está em tratamento. O jogador será avaliado pela equipe médica para ver se pode entrar em quadra nos dois jogos seguintes. Outro desfalque, este certo, é o do armador Rafinha, que ainda se recupera de lesão no joelho.

“Procuramos algumas informações sobre o time da Nicarágua, mas não encontramos muita coisa. Sabemos que eles têm alguns jogadores de bom nível e que ainda trariam alguns estrangeiros novos. Se trata de um time competitivo, mas que certamente tem um nível técnico inferior ao dos outros dois times”, contou Luiz Augusto Zanon, que para o primeiro duelo provavelmente não terá o pivô Caio Torres.

Depois de enfrentar os representantes da Nicarágua, a equipe do Vale do Paraíba medirá forças com o Fuerza Regia (MEX), no sábado, às 18h15 (de Brasília). No domingo, os joseenses fecham sua participação no Grupo A da Liga das Américas diante do tradicional Peñarol de Mar del Plata (ARG), maior campeão da história da competição, com duas conquistas, às 18h15, ao vivo no SporTV.

“Vimos bastante coisa do Fuerza Regia. É um time que tem bons americanos e que joga bastante em conjunto. Eles têm um bom padrão, mas estudamos bastante o jogo deles. Já o Peñarol dispensa apresentações. É um dos times mais tradicionais do continente e é o maior campeão da Liga das Américas na história. É um grupo muito duro, mas estamos focados no nosso objetivo. Temos condições de conquistar a classificação e estamos preparados”, disse o treinador do São José.

São José, de Laws, terá o tradicional Peñarol (ARG) como um de seus adversários no Grupo A (Divulgação/FIBA Américas)

São José, de Laws, terá o tradicional Peñarol (ARG) como um de seus adversários no Grupo A (Divulgação/FIBA Américas)

Antes de voltar suas atenções à Liga das Américas, o São José deixou uma boa campanha de nove vitórias em 15 jogos (60% de aproveitamento) na sétima edição do NBB 7, com direito três triunfos nos últimos quatro duelos que disputou, sequência que os deixou na quinta colocação, a primeira fora do G-4, empatado com o Franca Basquete, dono da mesma campanha, mas que perde no desempate pela derrota no confronto direto.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

“Nos últimos jogos, com exceção à partida contra Bauru, em que atuamos muito mal no primeiro quarto, estamos mantendo uma certa regularidade. Vencemos Mogi fora, ganhamos de Franca em casa e isso com certeza ajuda o time a chegar bem para a Liga das Américas. Estamos sofrendo muito com lesões durante a temporada e isso nos prejudicou um pouco. Só tive o elenco completo em um jogo durante a temporada, mas estamos em um bom momento e confiante em fazer um bom papel na Liga das Américas”, afirmou Luiz Zanon.

Além do São José, outros três clubes representarão o basquete brasileiro na corrida pelo título e pela vaga na Copa Intercontinental de Clubes: o vice-campeão do NBB Paulistano/Unimed, o atual bicampeão do NBB, campeão da Liga das Américas e detentor do título mundial, Flamengo, e o Paschoalotto/Bauru, que chegou à LDA 2015 através da conquista da Liga Sul-Americana 2014.

Depois das partidas em solo joseense, que acontecerão até domingo (18/01), a Liga das Américas seguirá com os duelos do Grupo B, que acontecerão em Cancún, no México, entre os dias 23 e 25 de janeiro, e terá a presença do atual campeão Flamengo, Malvin (URU), Leones de Quilpues (CHI) e do anfitrião Pioneros de Quintana Roo (MEX).

Além de lutar pelo tri seguido do NBB, Flamengo, do armador Laprovittola,  defenderá o título da Liga das Américas (FIBA Américas/Divulgação)

Integrante do Grupo B, Flamengo defenderá o título da Liga das Américas (FIBA Américas/Divulgação)

Já o Paulistano/Unimed fará sua estreia no principal campeonato continental da América Latina na cidade de Corrientes, na Argentina, sede do Grupo C, que terá suas partidas realizadas entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro de 2015. Ao lado do clube da capital paulista estarão o dono da casa Regatas Corrientes (ARG), o Marinos de Oriente (VEN) e o Halcones Rojos (MEX).

E por fim, o atual campeão sul-americano Paschoalotto/Bauru entrará em quadra para tentar mais um título continental em sua história entre os dias 06 e 08 de fevereiro, na cidade de Tunja, na Colômbia, onde acontecerão as partidas do Grupo D, que além da equipe bauruense ainda terá o Capitanes de Arecibo (PUR), o Trotamundos (VEN) e o anfitrião Patriotas de Boyacá (COL).

Entrando em sua oitava edição, a Liga das Américas já teve como campeões três times argentinos – Peñarol (2007 e 2009) e Regatas Corrientes (2010), três times brasileros: UniCEUB/BRB/Brasília (2008), Pinheiros/SKY (2013) e Flamengo (2014), além de um mexicano: Pioneiros de Quintana Roo (2012). Portanto, em caso de um título, o basquete brasileiro pode assumir o posto de maior campeão da história do torneio.

Assim como nas duas edições anteriores, a Liga das Américas 2015 dará ao campeão a vaga na Copa Intercontinental contra o campeão da Euroliga. Na última temporada, o Flamengo, campeão da principal competição da América, conquistou o inédito e histórico título do Mundial de Clubes ao levar a melhor sobre o Maccabi Tel-Aviv (ISR).

Atual campeão da Liga Sul-Americana, Bauru é outro forte candidato ao título da Liga das Américas (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Atual campeão da Liga Sul-Americana, Bauru é outro forte candidato ao título da Liga das Américas (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

De acordo com o regulamento, os 16 times se enfrentarão dentro de seus grupos em turno único. Ao final da fase de classificação, as duas melhores equipes de cada chave avançarão à segunda fase, que será dividida em dois grupos (Grupo E e F). Os dois mais bem colocados dos grupos semifinais se classificarão ao Final Four, que funcionará em cruzamento olímpico (1º E x 2º F, e 1ºF x 2º E). Os vencedores das partidas avançarão à grande final da Liga das Américas, enquanto os perdedores disputarão o 3º lugar.

Confira datas e horários (de Brasília) das partidas do Grupo A da Liga das Américas 2015:

Sede: São José dos Campos (SP)

– 16/01 (Sexta-feira)
18h – Peñarol (ARG) x Fuerza Regia (MEX)
20h15 – São José/Unimed x Leones de Managua (NIC)

– 17/01 (Sábado)
16h – Leones de Managua (NIC) x Peñarol (ARG)
18h15 – Fuerza Regia (MEX) x São José/Unimed

-18/01 (Domingo)
16h – Fuerza Regia (MEX) x Leones de Managua (NIC)
18h15 – São José/Unimed x Peñarol (ARG) – ao vivo no SporTV

Confira as datas e os horários (de Brasília) do Grupos B, C e D da Liga das Américas 2015:

Grupo B

Sede: Cancún (MEX)

– 23/01 (Sexta-feira)
22h15 – Malvin (URU) x Flamengo – ao vivo no SporTV
00h30* – Pioneros de Quintana Roo x Leones de Quilpues (CHI)

*Madrugada de sexta para sábado

– 24/01 (Sábado)
22h15 – Flamengo x Leones de Quilpues (CHI) – ao vivo no SporTV
00h30* – Malvin (URU)  x Pioneros de Quintana Roo (MEX)

*Madrugada de sábado para domingo

– 25/01 (Domingo)

22h15 – Leones de Quilpues (CHI) x  Malvin (URU)
00h30* – Pioneros de Quintana Roo (MEX)  x Flamengo – ao vivo no SporTV

*Madrugada de domingo para segunda-feira (26/01)

Holloway, do Paulistano

Vice-campeão do NBB 6, Paulistano disputará a Liga das Américas pela primeira vez em sua história (João Pires/LNB)

Grupo C

Sede: Corrientes (ARG)

– 30/01 (Sexta-feira)
20h30 – Halcones Rojo (MEX)  x Paulistano/Unimed
22h45 – Regatas Corrientes (ARG)  x Marinos de Anzoategui (VEN)

– 31/01 (Sábado)
20h30 – Marinos de Anzoategui (VEN) x Halcones Rojos (MEX)
22h45 – Paulistano/Unimed x Regatas Corrientes (ARG) – ao vivo no SporTV

– 01/02 (Domingo)
20h30 – Marinos de Anzoategui (VEN) x Paulistano/Unimed – ao vivo no SporTV
22h45 – Regatas Corrientes (ARG) x Halcones Rojos (MEX)

Grupo D

Sede: Tunja (COL)

– 06/01 (Sexta-feira)
21h – Paschoalotto/Bauru x Capitanes de Arecibo (PUR) – ao vivo no SporTV
23h15 – Patriotas de Boyaca (COL) x Trotamundos (VEN)

-07/01 (Sábado)
21h – Trotamundos (VEN) x Paschoalotto/Bauru – ao vivo no SporTV
23h15 – Capitanes de Arecibo (PUR) x Patriotas de Boyaca (COL)

-08/01 (Domingo)
21h – Trotamundos (COL) x Capitanes de Arecibo (PUR)
23h15 – Patriotas de Boyaca (COL) x Paschoalotto/Bauru