#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

VEM AÍA BCLA!

10-12-2021 | 03:04
Por Liga Nacional de Basquete

Competição continental terá início nesta sexta-feira (10), com um clássico Flamengo x Boca Juniors; São Paulo e Minas são os outros brasileiros na competição

Vai começar a Basketball Champions League Américas 2021/2022! Com três equipes brasileiras (Flamengo, São Paulo e Minas Tênis Clube) entre as 12 participantes, a maior competição do continente americano terá início nesta sexta-feira (10/12), com a fase final prevista para o mês de abril de 2022.

Nada como um clássico Brasil e Argentina para começar a competição. Atual campeão e de forma invicta, o Flamengo receberá o Boca Juniors, no Ginásio do Maracanãzinho, na sexta-feira (10), às 19h30, com transmissão ao vivo na ESPN. O experiente ala/pivô Olivinha falou sobre a expectativa para essa estreia.

“Além de ser um Brasil x Argentina é um Flamengo x Boca. Duas equipes super tradicionais e que estão acostumados a se enfrentarem nos campos e agora esse confronto passou para a quadra também. Todo jogador gosta desse tipo de jogo que atrai muita gente, que faz com que você entre com uma motivação a mais, por conta da rivalidade e por tudo que representa essa partida. Sem dúvida que um Brasil e Argentina é especial”, afirmou o camisa 16 do rubro-negro carioca.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Divididos em quatro grupos, os times se enfrentarão em bolhas, devido a situação da pandemia de Covid-19 na América do Sul. Cada um dos 12 clubes terá a chance de sediar as partidas de seu grupo em uma janela da competição.

Os dois melhores times de cada grupo avançarão para o Final 8, que será disputado em quartas-de-final, semifinais, disputa de 3º lugar e a grande decisão. No total serão disputadas 44 partidas na BCLA 2021/2022 (36 na fase de grupos e oito no Final 8).

A Basketball Champions League Americas terá todos os jogos transmitidos em seu canal oficial do YouTube. Os jogos das equipes brasileiras também serão transmitidos nos canais de televisão do grupo Disney: ESPN e Fox Sports.

Time a ser batido, Flamengo terá dois confrontos “especiais” na primeira janela da BCLA

Depois de chegar muito perto do título na temporada 2019/2020, com derrota na final para o Quimsa, o Flamengo teve uma campanha perfeita na última edição da BCLA e se sagrou campeão de maneira invicta ao bater o Real Estelí (Nicarágua) na decisão, por 84 a 80. Com isso, o rubro-negro carrega o peso de ser a equipe a ser batida na nova edição.

“Nós sabemos que por sermos os atuais campeões as outras equipes vão querer fazer de tudo para conseguirem uma vitória sobre a gente. Todos que estão jogando um campeonato querem ganhar do último campeão e nós temos que ter uma atenção e um foco redobrado por conta dessa situação. Acredito que nossa equipe esteja preparada para esse tipo de situação, quem joga no Flamengo já chega sabendo desse tipo de pressão”, afirmou Olivinha.

Além do Boca Juniors, adversário da estreia nesta sexta-feira (10), o Flamengo ainda enfrentará a Universidad de Concépcion, do Chile. A partida de domingo (12) terá um elemento especial: a presença de Duda Machado (bicampeão do NBB pelo rubro-negro) no time chileno.

Companheiros de Flamengo na temporada 2012/2013, Olivinha e Duda possuem uma relação bem próxima e antiga. O Deus da Raça falou um pouco de como será esse reencontro dentro de quadra.

“O Duda é um irmão pra mim, o conheço desde quando tínhamos 7, 8 anos e de lá pra cá nos esbarramos algumas vezes nas quadras, fomos campeões juntos tanto em clubes como na seleção e vai ser uma partida com um velho conhecido do outro lado, é sempre bacana jogar contra ele”, completou o ala/pivô do Flamengo.

Em casa, Minas tentará repetir o bom desempenho do NBB na BCLA

Terceiro colocado na última edição da BCLA, o Minas Tênis Clube jogará em casa nesta primeira janela de jogos. Com boa campanha no NBB até aqui (oito vitórias e duas derrotas), o time minastenista espera repetir o bom desempenho na competição continental, ainda mais por jogar com o apoio de sua torcida.

“A expectativa para essa estreia é a melhor possível. Tivemos vários jogos que foram importantes para o nosso entrosamento e ritmo de jogo, para chegarmos bem preparados nesse início de Champions League. Estamos muito empolgados em jogar um grande torneio como esse, tenho certeza que jogar em casa com o apoio da nossa torcida será muito importante”, disse Alexey, que possui médias de 12,8 pontos e 6,2 assistências no NBB.

No Grupo C, o Minas enfrentará o Bigua, do Uruguai, e o Obras Sanitarias, da Argentina. Dois adversários do basquete sul-americano, com uma certa rivalidade envolvida. Para Alexey, tem um sabor diferente jogar contra os rivais do continente em uma grande competição como a BCLA.

“Jogar contra times argentinos é sempre especial, uma rivalidade legal, com uma clima diferente do habitual. Assim como contra os uruguaios, a rivalidade é forte entre os países da América do Sul. É sempre muito legal disputar campeonatos desse nível por isso, enfrentar equipes tradicionais e de alto nível. Na BCLA vamos enfrentar muito disso e ficamos muito feliz”, completou o armador do Minas.

São Paulo confia na experiência de Marquinhos para ter sucesso na competição

Na temporada passada, o São Paulo chegou até as semifinais da BCLA, mas parou no Flamengo, que se sagrou campeão logo na sequência. Hoje no tricolor paulista, o ala Marquinhos estava presente na conquista do time carioca e agora poderá passar um pouco de sua experiência na competição aos novos companheiros.

“Tenho certeza de que minha experiência pode ajudar. Venho de duas finais seguidas, com título invicto na temporada passada. Os jogadores e a comissão técnica estão cientes disso, sabem que sou uma peça fundamental. Vou tentar ajudar da maneira que for necessário, seja em algum momento que já passei, finais de jogos importantes. O mais importante é ajudar o São Paulo a vencer”, disse o camisa 11.

Único time brasileiro a jogar a primeira janela fora de casa, o São Paulo terá pela frente dois adversários conhecidos: o mandante Quimsa, da Argentina, e o Nacional, do Uruguai. Para Marquinhos, os adversários jogam de maneira parecida e oferecerão um bom desafio ao time brasileiro.

“A estreia por si só é muito difícil. Espero jogos complicados, as equipes uruguaias e argentinas jogam com muita cadência, no 5 contra 5, sem correr muito a quadra, um jogo mais amarrado. Espero partidas duras, mas que nossa equipe viaje para a Argentina com muita gana de ganhar os dois primeiros jogos, que fazem uma grande diferença já de cara”, disse o ala.

Confira os grupos da BCLA 2021/2022:

Grupo A

Real Estelí (Nicarágua)
Cangrejeros (Porto Rico)
Stingers (Canadá)

Grupo B

Quimsa (Argentina)
São Paulo (Brasil)
Nacional (Uruguai)

Grupo C

Bigua (Uruguai)
Obras Sanitarias (Argentina)
Minas Tênis Clube

Grupo D

Flamengo
Boca Juniors (Argentina)
UdeC (Chile)