#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Que venha o Final Four!

13-04-2023 | 05:21
Por Liga Nacional de Basquete

Personagens importantes no Final Four da BCLA expressam suas expectativas para a fase mais decisiva do torneio, que começa nesta sexta-feira em Franca.

Nos próximos dias 14 e 15 de abril, acontece em Franca (SP) mais uma edição do Final Four da Basketball Champions League Américas. Esse ano, três times brasileiros concorrem ao título mais disputado do continente: 123 Minas, Sesi Franca e Flamengo. O quarto concorrente é o Quimsa, da Argentina.

Personagens importantes das equipes brasileiras compartilharam com o site oficial da Liga Nacional de Basquete suas expectativas para os confrontos das semifinais e também para uma sonhada final. Nesta sexta-feira, todos entram quadra. Na primeira semifinal, às 17h30, o 123 Minas enfrenta o Flamengo. Às 20h30, será a vez de Franca encarar o Quimsa.

Flamengo 

Flamengo é o quinto maior pontuador da BCLA (90 pontos por jogo) e tem a segunda maior eficiência de três pontos do Final Four (38.1%) – (FIBA Americas/Divulgação)

Hettsheimer (Pivô)

“A expectativa é o título. Viemos para Franca para buscar essa taça. Sabemos que não é nada fácil, mas estamos trabalhando muito para isso. Nossa equipe está treinando bastante essa semana aqui em Franca e estamos muito focados nesse objetivo. Na sexta-feira temos o primeiro desafio, contra o Minas, e nosso foco é total em passar por essa etapa. Sabemos da qualidade do time deles e vamos deixar tudo em quadra para conseguir a vitória”.

Gabriel Jaú (Ala/Pivô)

“As expectativas são as melhores. Eu tenho muita confiança no nosso grupo e acredito que a gente vá fazer um excelente trabalho. A gente vem ajustando bastante coisa para chegar nesse Final Four na melhor forma possível. O Minas é uma equipe muito dura, que já enfrentamos muitas vezes e conhecemos as principais características de cada jogador, então precisamos saber explorar cada ponto para sair com a vitória”.

Gustavo de Conti (Treinador)

“Tivemos uma boa regularidade até aqui no torneio, fizemos grandes partidas. Começamos mal contra o Instituto Córdoba, em Montevidéu, que é um grande time, e depois disso tivemos somente vitórias. Nossa defesa foi muito bem, soubemos nos preparar nesse quesito, e tivemos méritos para chegar ao Final Four. Agora, temos o Minas na semifinal, que tem uma grande equipe e é um adversário já conhecido, jogamos muitas vezes contra eles na temporada passada e também nessa. São sempre grandes partidas, decididas no final. Eles têm jogadores muito versátei. Será uma semifinal digna de BCLA”.

123 Minas

Shaq Johnson é o quinto principal pontuador da BCLA, com uma média de 18.3 pontos por jogo – (FIBA Américas/Divulgação)

 Wesley Castro  (Pivô)

“O time chega confiante e sabemos o que podemos e o que temos que fazer nessa fase do campeonato. Trabalhamos duro a temporada toda para esse momento e o duelo contra o Flamengo tende a ser uma batalha bem disputada, um jogo muito estudado entre as duas fortes equipes. Um duelo digno de uma semifinal de Champions”.

Renan Lenz (Ala/Pivô)

“Chegamos muito bem para o Final 4. Estamos prontos e todos saudáveis. Sabemos que vai ser um jogo difícil contra o Flamengo, que vamos precisar jogar o nosso melhor basquete para chegar à final, e é isso que vamos fazer. Estamos com a cabeça boa e o time bem, então vamos para cima para chegar à final inédita da BCLA”.

Léo Costa (Treinador)  

“Passamos por várias fases de adaptações na temporada, tendo que lidar com lesões, troca de atletas, etc. Vejo que hoje estamos em nosso melhor momento e prontos para esse desafio. Claro que será difícil vencer a forte equipe do Flamengo, mas é um desafio à altura da equipe. Estou muito confiante em nosso grupo. Viemos para esse Final 4 com o propósito de fazer história pelo 123 Minas e lutaremos com todas nossas forças por isso”.

Sesi Franca

Lucas Dias, ala/pivô francano, é o cestinha da equipe com 17.8 pontos por jogo – (FIBA Americas/Divulgação)

Georginho (Ala/Armador) 

“O que nos fez chegar ao Final Four foi a nossa consistência nos jogos, mesmo naqueles que eram os mais difíceis. Quando saímos perdendo, soubemos fechar o jogo, temos um núcleo muito bom, soubemos explorar cada jogador em cada noite. Ainda precisamos melhorar a nossa consistência defensiva, já que não é todo o dia que vamos ter alguém inspirado, matando muita bola. Nossa vitória passa pela nossa defesa”.

Lucas Mariano (Pivô) 

“A chave da equipe para chegar até o Final Four foi a união. Fizemos o nosso melhor para conseguir essa classificação. Para ter sucesso agora, precisamos melhorar a nossa defesa e é isso que pode nos entregar o título. Vai ser um jogo muito duro contra o Quimsa, mas estaremos em casa, vamos usar o apoio da torcida e dar o nosso melhor”.

Helinho (Treinador)  

“Mantemos uma consistência muito interessante, mesmo nos jogos fora de Franca. A equipe de um modo geral sempre tem que melhorar o que está sendo feito, mas o que eu sempre peço é para fazermos tudo com intensidade. Eu peço muita força nos rebotes do ataque, na defesa, isso sempre faz a diferença. O duelo contra o Quimsa é um confronto de duas das melhores equipes da América. São dois plantéis muito fortes, então vai ser um grande jogo”.

Próximos jogos da BCLA

  • SEXTA-FEIRA (14/04) 

Semifinal 1 – 123 Minas x Flamengo – 17h30 – ESPN

Semifinal 2 – Sesi Franca x Quimsá (ARG) – 20h30 – ESPN

  • SÁBADO (15/04)

Disputa de 3º e 4º lugar – 17h – ESPN

Final – 20h30 – ESPN

+ Confira mais detalhes do Final Four da BCLA