#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai pegar fogo

18-04-2013 | 09:50
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de imponente vitória na abertura da série, Paulistano tenta “roubar” mando de quadra do Basquete Cearense; nordestinos buscam empate

Time cearense não teve um bom desempenho e foi derrotado facilmente na abertura da série (João Pires/Divulgação)

Uma vitória por 21 pontos de diferença na primeira partida do confronto válido pelas oitavas de final do NBB 2012/2013. Foi desta maneira que o Paulistano/Unimed iniciou a série diante do SKY/Basquete Cearense. Após o tranquilo triunfo ao lado de sua torcida, o time da capital paulista terá uma dura missão na noite desta sexta-feira. O desafio agora será no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), casa da equipe nordestina, às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.

Apesar de ter vencido a abertura da série disputada em uma melhor de cinco jogos, o esquadrão comandado pelo técnico Gustavo De Conti precisará vencer uma partida em solo cearense caso queira chegar pela primeira vez na história às quartas de final da maior competição de basquete do país. Por ter ficado uma posição atrás da agremiação do Nordeste na fase de classificação, o Paulistano não tem a vantagem do mando de quadra e necessariamente terá que triunfar pelo menos uma vez fora de casa para seguir vivo no campeonato.

No jogo disputado na última terça-feira, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, o clube da capital paulista contou com um ótimo aproveitamento nos tiros de longa distância, principalmente nas mãos do trio Elinho, Manteguinha e Pedro. Ao todo, o time dirigido por De Conti acertou 14 arremessos da linha de três pontos em 23 tentativas (61% de aproveitamento). Além disso, a sempre pressionada defesa da equipe funcionou.

“Estamos pensando um jogo de cada vez. Não estamos pensando se vamos sair de Fortaleza com uma ou duas vitórias. Apenas queremos pensar jogo a jogo. Nosso foca está apenas na partida desta sexta-feira e estamos preparados”, disse o armador panamenho Muñoz.

Enquanto isso, do outro lado, o Basquete Cearense busca empatar o confronto. Após uma atuação abaixo do esperado na primeira partida que marcou o início das Finais do NBB, a equipe de Fortaleza sabe que precisa melhor seu desempenho para superar os paulistas e igualar a série.

“O segredo é melhorarmos a nossa defesa e jogarmos coletivamente no ataque. Isso vai nos possibilitar ter uma boa condição de vencer. Eles tiveram um aproveitamento grande na bola de três no primeiro jogo, foi meio atípico. Temos que tomar cuidado porque eles já mostraram que têm condições de ir bem nos arremessos de longe”, disse o pivô cearense Drudi, destaque da equipe no primeiro jogo, com um duplo-duplo: 18 pontos e 14 rebotes.

Apesar da elástica derrota no primeiro jogo do confronto, o time nordestino está confiante para a sequência das partidas. Segundo o técnico Alberto Bial, a equipe não se abateu com o revés na capital paulista.”É um jogo em que temos todas as condições de buscar o empate na série. Jogaremos em nosso território, e o time assimilou muito rápido o resultado (derrota em São Paulo). Não dá tempo de ficar efusivo com a vitória e nem deprimido com a derrota”, comentou o treinador.

Confira todos os jogos da série:

(8º) SKY/Basquete Cearense 0 x 1 Paulistano/Unimed (9º)
16/04 – Paulistano/Unimed 95 x 74 SKY/Basquete Cearense – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP)
19/04 – SKY/Basquete Cearense x Paulistano/Unimed – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 21h30
20/04 – SKY/Basquete Cearense x Paulistano/Unimed – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas
23/04* – Paulistano/Unimed 95 x 74 SKY/Basquete Cearense – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 19 horas
26/04* – SKY/Basquete Cearense x Paulistano/Unimed – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas

*Se necessário