#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai sair faísca

24-02-2014 | 06:38
Por Liga Nacional de Basquete

Separados por apenas uma derrota, vice-líder Pinheiros e quarto colocado Brasília fazem confronto direto nesta terça-feira, em São Paulo; Alex completa 200 jogos

A 26ª rodada do NBB 2013/2014 colocará frente a frente o segundo e o quarto colocados da tabela de classificação. Nesta terça-feira, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, o vice-líder Pinheiros/SKY receberá o UniCEUB/BRB/Brasília,  dono da quarta posição.

Apesar de não estarem colados na tabela de classificação – o Paulistano/Unimed ocupa o terceiro lugar –, o time paulista e a equipe da capital federal estão separados por apenas um revés. O esquadrão pinheirense disputou 24 partidas e perdeu apenas sete (70,8% de aproveitamento), enquanto que os candangos entraram 23 vezes em quadra pela competição e saíram derrotados em oito oportunidades (65,2% de aproveitamento).

“É um jogo muito importante. Se conseguirmos a vitória, daremos um grande passo em busca do nosso objetivo. Temos que manter o foco e jogar com muita concentração, porque o time de Brasília é muito forte e tem grandes jogadores”, afirmou o ala/armador norte-americano Joe Smith, do Pinheiros.

Com boa atuação de Giovannoni, Brasília venceu o Pinheiros, que ainda contava com Leandrinho, no primeiro turno (Brito Júnior/Divulgação)

Com boa atuação de Giovannoni, Brasília venceu o Pinheiros, que ainda contava com Leandrinho, no primeiro 1º turno (Brito Júnior/Divulgação)

Depois de recuperar a vice-liderança na última rodada, o Pinheiros quer a vitória para seguir atrás apenas do líder Flamengo na tabela de classificação. Para isso, a equipe da capital paulista sabe que precisará segurar o poderoso ataque do Brasília. Até o momento, o time do Centro-Oeste do país possui o melhor ataque da competição, com média de 84,3 pontos por jogo, enquanto que os comandados do técnico Cláudio Mortari ocupam a quarta posição na lista, com 83,5 tentos anotados por duelo.

“Vai ser uma partida muito dura. A equipe de Brasília tem jogadores muito bons, como Guilherme Giovannoni, Nezinho e o Alex. Temos que mostrar a nossa força e fazer uma defesa muito forte para tentarmos a vitória”, explicou o ala norte-americano Shamell, que assinala em média 20,7 pontos por partida e é o principal cestinha não só do Pinheiros como de todo o NBB.

Com Shamell em alta, Pinheiros espera vencer Brasília e seguir na cola do líder Flamengo (João Pires/LNB)

Maior pontuador do campeonato, Shamell é o “cara” do Pinheiros no NBB 2013/2014 até o momento  (João Pires/LNB)

Pelo lado do Brasília, o clima não é diferente. Pela primeira vez no grupo dos quatro primeiros colocados, a equipe espera subir ainda mais na tabela e uma vitória diante de um adversário direto é vista com bons olhos pela agremiação dirigida pelo técnico argentino Sergio Hernandez.

“Esse jogo contra o Pinheiros é muito importante. Estamos em uma fase de decisão do campeonato e vamos para São Paulo respeitando o Pinheiros, que tem um grande time, mas vamos buscar a vitória para melhorarmos na tabela de classificação”, declarou o armador Nezinho.

Além de ser um confronto direto e se tratar de um compromisso fundamental para as pretensões do time da capital federal no campeonato, a partida desta terça-feira será especial para um atleta. Depois de receber o prêmio de MVP (jogador mais valioso) do Jogo das Estrelas pelo segundo ano consecutivo, no último sábado, o ala Alex atingirá a marca de 200 jogos em sua trajetória no NBB.

“Me sinto muito feliz por alcançar essa marca, ainda mais por ter participado de todos os jogos vestindo a camisa do Brasília desde o início do NBB. Espero que eu possa aumentar ainda mais esse número e também os títulos”, declarou Alex, que se juntará a Duda Machado (Macaé), Hélio (Limeira), André Goés (Basquete Cearense), Olivinha (Flamengo) e também a seu companheiro de equipe Arthur como jogadores a atingirem tal feito.

Alex se tornará apenas o sexto jogador a atingir a marca de 200 jogos no NBB (Brito Júnior/Divulgação)

Alex se tornará apenas o sexto jogador a atingir a marca de 200 jogos no NBB (Brito Júnior/Divulgação)