#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Vai nessa!

21-03-2014 | 11:18
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo deslancha a partir do segundo quarto, domina Aguada (URU) e avança à grande decisão do Final Four da Liga das Américas 2014

O “dever de casa” foi feito, e o Flamengo está na grande decisão do Final Four da Liga das Américas 2014. Ao lado de seu torcedor, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), os anfitriões do quadrangular final da principal superaram um primeiro quarto difícil, deslancharam daí em diante e superaram o Atlético Aguada (URU) por 32 de diferença, placar de 113 a 81.

Para saírem vencedores diante dos uruguaios, os comandados de José Neto contaram com atuação inspirada do ala Marcelinho Machado, responsável por 26 pontos e sete rebotes, seguido pelo ala Marquinhos, que registrou 23 pontos, e pelo ala/pivô Olivinha, com 19 pontos, sendo 16 deles no terceiro quarto.

+Clique aqui e confira estatísticas completas da partida

“A gente está muito feliz por chegar a uma final tão importante na história do Flamengo e ainda jogando muito bem. Mas ainda falta um passo. Será um jogo muito difícil contra o Pinheiros. Esperamos que a torcida faça uma festa maior ainda do que fez hoje. Tenho certeza que isso aqui vai lotar amanhã”, declarou Marcelinho Machado, que terminou o confronto com 26 de eficiência.

Após o belo triunfo sobre o Aguada, o Flamengo decidirá o título da Liga das Américas diante do Pinheiros/SKY, que venceu o Halcones Xalapa (MEX) na abertura do Final Four, por 85 a 72. A final brasileira acontecerá no sábado, no mesmo Ginásio Maracanãzinho, às 21h15, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

“A gente sabe do poder do Pinheiros, mas sabemos também que temos totais condições de vencer e sair com o título. As duas equipes chegaram até aqui por méritos, mas posso garantir que o Flamengo está preparado para ser campeão”, concluiu Marcelinho.

[gallery ids=”51018,51023,51020,51021,51022,510

O Flamengo começou sua participação no Final Four da Liga das Américas a todo vapor. Com marcação extremamente pegada e bloqueando as ações ofensivas principalmente do destaque uruguaio Leandro García-Morales, a equipe rubro-negra imprimiu um ritmo impressionante e abriu expressivos 15 a 2 na primeira metade do período inicial.

Aos poucos o Aguada foi se soltando e emplacou uma sequência de 14 a 3 para reduzir a diferença para apenas dois pontos, com menos de dois minutos por jogar (18 a 16), diferença que permaneceu até o final do primeiro quarto, com placar de 22 a 20 em favor dos cariocas.

Com os cinco primeiros pontos da segunda parcial, o time do Uruguai passou à frente no placar pela primeira vez na partida (25 a 22). O Flamengo não aceitou a desvantagem e foi pra cima do Aguada. E como foi.

Depois de importantes bolas de 3 pontos de Marquinhos e Tony Washam, os comandados de José Neto foram beneficiados por uma falta antidesportiva e quatro faltas técnicas cometidas pelos uruguaios, que resultaram em dez lances livres a seu favor. Aproveitando nove deles, os brasileiros não só viraram, como abriram dez pontos de frente (42 a 32). Não satisfeito, o ala Marcelinho Machado ainda converteu dois tiros de 3 pontos e aumentou a diferença rubro-negra para 16 pontos (48 a 32), para delírio da torcida rubro-negra.

Sem tirar o pé do acelerador, o Flamengo seguiu mandando no jogo nos minutos finais da terceira parcial. Desta forma, a equipe levou a melhor na segunda etapa por largos 34 a 17 e foi para os vestiários com 17 pontos de vantagem, placar de 56 a 39.

Zerado na partida até então, o ala/pivô Olivinha voltou do intervalo com a corda toda e anotou 16 pontos na terceira etapa. Novamente beneficiados pela falta de controle dos uruguaios, o Flamengo tornou a arremessar uma série de lances livres. Para complicar ainda mais a situação do Aguada, seu principal destaque Leandro García-Morales cometeu sua segunda falta antidesportiva no duelo e foi desqualificado do jogo na metade do terceiro período. O Flamengo, que não tem nada a ver com isso, seguiu mandando no jogo e foi para o período final vencendo por largos 90 a 62.

Mesmo com a vitória praticamente garantida e a vaga na decisão do Final Four nas mãos, o Flamengo seguiu ampliando sua vantagem a cada minuto que passava. Com o jovem armador Gegê inspirado nas bolas de 3 pontos, o time comandado pelo técnico José Neto chegou a ter 40 pontos de vantagem, e fechou o duelo com 32 tentos de diferença (113 a 81).