#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vale muito

12-05-2014 | 06:09
Por Liga Nacional de Basquete

Paulistano e São José dão início à série semifinal do NBB 2013/2014 nesta terça-feira, na capital paulista, com transmissão ao vivo do SporTV

Paulistano disputa semifinal do NBB pela primeira vez, enquanto São José briga pela vaga na Final pelo 3º ano seguido (Ale da Costa/Portrait)

Paulistano disputa semifinal do NBB pela primeira vez, enquanto São José briga pela vaga na Final pelo 3º ano seguido (Ale da Costa/Portrait)

Os playoffs do NBB entraram em sua reta final, e agora a briga é por uma vaga na decisão. Nesta terça-feira, Paulistano/Unimed e São José/Unimed darão início a uma das séries semifinais do maior campeonato do país, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

Para chegarem até aqui, as equipes percorreram caminhos distintos. Classificado direto às quartas de final após terminar a primeira fase da vice-liderança, o clube da capital paulista fez uma série quartas de final eletrizante contra o Vivo/Franca, definida apenas no quinto e decisivo jogo (3 a 2).

“Estamos muito bem e já conseguimos chegar a um lugar muito alto. Mas ainda não acabou. Só vamos comemorar quando terminar. Já atingimos marcas, mas queremos mais. Temos vantagem de decidir em casa e estamos em uma crescente muito boa”, comentou o ala/pivô Pilar, do Paulistano.

Já a ‘Águia do Vale’ encerrou a fase de classificação na sétima posição e teve o Palmeiras/Meltex como adversário nas oitavas de final. Em série dramática e também decidida no Jogo 5, os joseenses levaram a melhor e chegaram às quartas para reeditar a série da temporada passada contra o UniCEUB/BRB/Brasília. O desfecho foi o mesmo, e o São José se classificou à semifinal, porém, com um imponente 3 a 0.

“Primeiramente nós não levaremos absolutamente nada da última série contra Brasília. Respeitamos série a série, adversário a adversário. Com o Paulistano é outra série, não existe vantagem, uma das duas equipes tem que vencer três jogos para ir para a Final”, analisou o técnico do São José, Luiz Augusto Zanon.

“Eles vem fortes para esta semifinal, têm um rodízio de dez ou 11 jogadores que entram no mesmo ritmo, um ritmo forte. Precisamos jogar com equilíbrio e controle emocional para que consigamos administrar bem a partida e não cair no ritmo acelerado deles”, completou.

O São José, do armador Manny Quezada, venceu os dois duelos contra o Paulistano na 1ª fase do NBB6 (Ale da Costa/Portrait)

O São José, do armador Manny Quezada, venceu os dois duelos contra o Paulistano na 1ª fase do NBB6 (Ale da Costa/Portrait)

O São José levou a melhor nos dois confrontos diante do Paulistano na fase de classificação da atual temporada. No primeiro turno, vitória em casa, pelo placar de 79 a 73. Já no returno, a equipe do Vale do Paraíba contou com um arremesso decisivo do armador Manny Quezada para levar a melhor por 93 a 92, em partida emocionante.

“Vai ser um confronto duro. São José é um time de se respeitar, ainda mais depois de eliminar Brasília do jeito que foi. Acho que será uma série bem parecida com a que fizemos com Franca. Não vamos ter coisa fácil pela frente, mas vamos para cima do que vier”, declarou Pilar.

“Já eliminei tudo sobre retrospectos anteriores aqui no grupo. Não falamos mais sobre série contra Brasília nem dos confrontos contra o Paulistano na fase de classificação. O importante é o que vamos fazer terça-feira. Vamos fazer nosso trabalho. Estamos construindo as vitórias jogo a jogo. O retrospecto não importa mais, estamos trabalhando em cima do que a gente tem. É uma semifinal duríssima, em que estamos em desvantagem pois eles têm o mando de quadra”, concluiu o comandante joseense.

Confira o calendário completo da série semifinal entre Paulistano e São José:

Paulistano Unimed (2º) x São José/Unimed (7º)
Jogo 1 – 13/05 (terça-feira), às 19h30 – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
Jogo 2 – 15/05 (quinta-feira), às 19h30 – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
Jogo 3 – 18/05 (domingo), às 16 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
Jogo 4* – 20/05 (terça-feira), às 21 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 5* – 23/05 (sexta-feira), às 21 horas – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)