#JOGAJUNTO

LDB

LDB 2019:A rodada dofinal de semana

01-09-2019 | 11:30
Por Liga Nacional de Basquete

Clássico, atuações de gala e vitórias suadas: confira tudo o que rolou no final de semana da LDB 2019

O final de semana foi quente no Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019. Ao todo, oito jogos agitaram as quadras da maior competição de base do Brasil, sendo dois no sábado e seis no domingo.

Emoção foi o que não faltou. Teve clássico, atuações de gala e vitórias suadas. Então, se você ficou curioso, chega mais e bora dar uma olhada em como foi cada confronto da rodada do final de semana da LDB 2019.

Vem com a gente!

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Rodada de sábado:

#1 – Flamengo 69 x 61 Praia Clube/Gabarito

No primeiro jogo do dia, no Ginásio Antônio Prado Jr, o Flamengo venceu o Praia Clube/Gabarito, por 69 a 61, e conquistou sua oitava vitória na competição.

Flamengo conquistou uma importante vitória em um jogo apertado contra o Praia (Fotojump/LNB)

O principal destaque da vitória rubro-negra ficou por conta do ala Matheus Weber, que computou 12 pontos, nove rebotes, três assistências e 21 de eficiência.

Já pelo Praia, o principal destaque ficou por conta do ala/pivô Salatiel, que além de ser o cestinha da partida, com 27 pontos, anotou um duplo-duplo ao pegar dez rebotes (28 de eficiência).

#2 – Coritiba Monsters 69 x 66 União Corinthians

Já no segundo e último confronto do dia quem se deu bem foi o Coritiba Monsters. A equipe paranaense bateu o União Corinthians, em um jogo apertado do início ao fim, por 69 a 66, e conquistou sua quarta vitória em 11 jogos.

Coritiba Monster agora tem quatro vitórias em 11 jogos (Fotojump/LNB)

No Coxa, o principal destaque foi a dupla formada pelos alas/pivôs Cristofer Duarte, com sete pontos, 17 rebotes, duas assistências e 22 de eficiência, e Herbert Souza, com um duplo-duplo de 21 pontos, dez rebotes e 18 de eficiência.

Já no União Corinthians, o ala Pedro, autor de 11 pontos, nove rebotes, quatro assistências e 16 de eficiência, foi o nome de destaque da equipe no confronto.

+ Classificação completa da LDB 2019

Rodada de domingo:

#1 – Curitiba Basquetebol/CMP 50 x 60 São José Basketball

Na primeira partida do dia, o São José Basketball deu um passo importantíssimo rumo a fase final da LDB 2019. Com um primeiro tempo arrasador, o time joseense conseguiu administrar bem a vantagem na segunda etapa e venceu o Curitiba Basketball/CMP por 60 a 50.

A forte defesa do São José na primeira etapa permitiu ao time paranaense apenas 16 pontos, enquanto o ataque produziu 32. Com a ampla desvantagem, o Curitiba ainda conseguiu apertar o jogo no terceiro quarto (19 a 9), mas não manteve o mesmo ritmo nos dez minutos finais.

O grande nome joseense foi o armador Matheus Eugeniusz, cestinha do jogo com 18 pontos, além de cinco rebotes, duas assistências e 17 de eficiência. O pivô Sérgio Conceição, com 15 pontos e cinco rebotes, também teve boa atuação individual.

Matheus Eugeniusz foi o grande nome do São José no confronto (João Neto/LNB)

“Acho que o time jogou muito bem, permitimos apenas 16 pontos para eles no primeiro tempo. Esse era o nosso foco desde o começo do jogo: manter a defesa forte para o ataque fluir naturalmente. Foi um jogo pegado desde o começo e agora vamos para cima nesses últimos dois jogos e garantir a classificação”, avaliou o armador Matheus Eugeniusz.

Pelo Curitiba, dois atletas atingiram dois dígitos de pontuação: o ala/pivô Sorriso (13 pontos e quatro rebotes) e o ala Lucas (11 pontos e nove rebotes).

#2 – ADRM/Maringá 41 x 60 Corinthians

Na sequência, foi a vez do Corinthians conquistar mais um resultado positivo. Mesmo cometendo muitos erros ofensivos, o Timão se recuperou na partida e venceu o ADRM/Maringá por 60 a 41, a sétima vitória da equipe na competição.

O início de jogo foi todo do time paranaense, que abriu 10 a 0 nos minutos iniciais. Mas não demorou para o Corinthians reagir e, ainda no primeiro tempo, assumir a liderança do placar (25 a 17 no intervalo). Na segunda etapa, o alvinegro da capital paulista melhorou seu desempenho no ataque e conseguiu mais um triunfo.

“A gente sabia que o time de Maringá defendia dessa maneira, fechando bem o garrafão e permitindo o arremesso de 3 pontos. Combinamos de tentar primeiro a cesta próxima ao aro e depois os chutes de fora, mas demoramos muito para fazer isso. Quando conseguimos colocar em prática, mesmo com altos e baixos, abrimos uma boa diferença. Foi uma partida bem abaixo do que esperamos, mas serve como aprendizado”, disse Vitor Galvani, treinador do Corinthians.

Daniel Von Haydin, mais uma vez, foi uma das peças fundamentais para a vitória alvinegra (João Pires/LNB)

Os destaques do Timão ficaram por conta do ala/pivô Felipe, maior pontuador da equipe com 15 pontos, do ala/armador Daniel Von Haydin, que anotou duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes, e do pivô Ítalo Honorato, que contribuiu com oito pontos e 13 rebotes.

Já no Maringá, dois atletas fizeram dez ou mais pontos: o ala/armador Thales foi o cestinha com 15, mais nove rebotes e dois roubos de bola, e o ala Samuel, que anotou 11 pontos no confronto.

#3 – Basquete Cearense 59 x 92 Coritiba Monsters/Sociedade Thalia

O Coritiba Monsters/Sociedade Thalia embalou na LDB 2019. Neste domingo, o time paranaense enfrentou o Basquete Cearense e não teve muitas dificuldades para conquistar uma vitória maiúscula, por 92 a 59.

“Estamos em um processo de evolução durante o campeonato. Hoje construímos a vantagem devido ao bom posicionamento dos jogadores em quadra. Apesar de termos tido algumas falhas defensivas, conseguimos defender bem durante o jogo todo. Então a vitória foi um mérito coletivo, não a individualidade de um jogador só”, disse o treinador Fábio Pellanda.

Sob os comandos de Fábio Pellanda, Coritiba Monsters está no G-8 da LDB 2019 (João Pires/LNB)

Com o resultado positivo, o quarto na atual edição, a equipe comandada pelo treinador Fábio Pellanda assumiu a oitava colocação e pode garantir uma vaga na fase final caso vença seu último duelo, contra o São José.

“Nossa expectativa para esse primeiro ano era a de colocar o projeto para andar. Quando formamos a equipe, fomos atrás de meninos que quisessem crescer junto com o projeto. E isso está acontecendo, com condições de brigar até a última rodada por uma vaga na fase final”, completou o comandante.

Os destaques do time coxa-branca ficaram por conta do ala Henrique Kirsten, cestinha do jogo com 22 pontos, além de cinco rebotes e três assistências, do ala/armador Felipe, com 18 pontos, seis assistências e cinco rebotes (22 de eficiência), e do ala João Santos, que anotou 13 pontos em 13 tentados.

Pelo Carcará, o armador Rafael Lassance foi quem mais se destacou, com 17 pontos, seis assistências e quatro rebotes (16 de eficiência). Além dele, o armador Aragão e o ala/armador João Gabriel fizeram 12 pontos.

#4 – União Corinthians 74 x 61 Praia Clube/Gabarito

O União Corinthians venceu. Depois da derrota na prorrogação contra o Coritiba Monsters, a equipe comandada por Athos Calderaro se recuperou e bateu o Praia Clube/Gabarito, por 74 a 61, a terceira vitória do time gaúcho na LDB 2019.

O resultado positivo ainda deixou a equipe com chances de classificação para a fase final. O comandante do time garantiu que enquanto eles puderem, estarão na briga por esse objetivo.

“Os meninos merecem tudo isso, eles estão se esforçando e se empenhando muito. Contra o Coritiba tivemos a chance de vencer e não conseguimos, contra o Corinthians também fizemos um bom jogo. Hoje conseguimos consolidar. Isso aí é para eles, só a gente sabe o como é o dia a dia, o esforço que eles fazem para estar competindo nesse nível. Amanhã é outro dia, enquanto tivermos chances de classificação, enquanto der para respirar estaremos na luta”, afirmou Athos.

O jogo começou pegado, e quem largou na frente foi a equipe de Uberlândia (20 a 15). No segundo quarto o panorama continuou o mesmo, com o time mineiro no comando das ações ofensivas e realizando, assim, a manutenção da vantagem na ida para o intervalo (34 a 26).

Já na volta dos vestiários tudo mudou, graças ao armador Francisco. Com 12 pontos anotados no terceiro quarto e nove no último período, o jogador guiou o União Corinthians a uma virada incrível e foi a peça fundamental para a terceira vitória do União Corinthians na competição.

“Essa vitória nos dá esperança e estamos trabalhando muito forte. Hoje tivemos um colega (Yohan) que, infelizmente, não conseguiu estar aqui, mas fizemos por ele e pelo time e por toda a história que o time tem. Estou muito feliz com a vitória. Toda a minha força e a minha concentração veio por eles (companheiros de time) e pela minha família. Isso é fruto de muito trabalho e vou seguir trabalhando para conseguir mais vitórias”, disse Francisco.

Com grande atuação no segundo tempo, Francisco foi decisivo pra a vitória do União Corinthians (Bruno Lorenzo/LNB)

Pelo Praia Clube, o grande nome da partida foi o ala/armador Matheus, com 16 pontos, quatro rebotes e 14 de eficiência. Além dele, o armador Will Jr, com 14 pontos, quatro rebotes, três assistências e 16 de eficiência, também foi outro que teve uma boa atuação.

#5 – Flamengo 59 x 46 Sesi Franca Basquete

No outro confronto do dia, o Flamengo, em um jogo duro, conseguiu bater o Franca, por 59 a 46, e agora, com nove vitórias em dez jogos (90,0% de aproveitamento), se firmou de vez no bloco de cima da competição de base.

O resultado positivo do rubro-negro carioca começou a ser construído ainda no primeiro quarto (17 a 7). Na ida para os vestiários, o Clube da Gávea já dispunha de oito pontos de vantagem gente a equipe francana.

No retorno do intervalo, o Franca até que tentou esboçar uma reação, mas esbarrou na forte defesa rubro-negra, que soube se impor. Para o Flamengo, coube administrar o resultado até o estouro do cronômetro do último período para sacramentar a nona vitória na competição.

O principal destaque da vitória do Flamengo ficou por conta do ala/pivô Ruan. O jogador contribuiu ativamente para a vitória rubro-negra, especialmente com a sua intensidade nos dois lados da quadra e a forte presença no garrafão, que o ajudaram a computar o duplo-duplo de 11 pontos e 11 rebotes (17 de eficiência).

Para o treinador Rodrigo Alves, do Flamengo, mesmo em um dia “difícil” para o ataque rubro-negro, a defesa funcionou muito bem.

“Hoje não foi um dia inspirado da nossa equipe. Não gostei de quase nada do nosso ataque, mas é aquilo que a gente fala: um time que quer ser campeão tem que saber se superar em dias em que não se está inspirado. Então, nós defendemos bem e, mesmo com alguns erros, construímos bem a vitória”, afirmou o comandante.

Para Rodrigo Galego, técnico do Flamengo, a equipe poderia produzir mais no ataque (Luiz Pires/LNB)

Enquanto no Franca, pode-se ver uma boa atuação do armador Adyel, que anotou 14 pontos e pegou três rebotes (12 de eficiência).

#6 – Pinheiros 73 x 60 Paulistano/Corpore

E no clássico cheio de histórias entre Pinheiros e Paulistano quem se deu melhor foi o time do Jardim Europa. A equipe treinada por David Pelosini, em um jogo pegado desde o início, bateu o CAP pelo placar de 73 a 60 e se firmou de vez na liderança da LDB 2019.


Ainda no primeiro quarto, o Pinheiros mostrou suas armas e largou na frente, com a contribuição da ótima atuação do pivô Daniel, autor de nove pontos no período (23 a 13).

Com um segundo quarto mais equilibrado, em que o Pinheiros venceu por 14 a 16, o jogo foi para o intervalo com a equipe do Jardim Europa na frente (37 a 29).

Na volta dos vestiários, o Paulistano equilibrou a partida e encostou no placar na ida para o último período (55 a 47). Nos dez minutos finais, mesmo em casa, o CAP não conseguiu virar a partida e viu o seu principal rival vencer mais uma na competição e realizar a manutenção da invencibilidade, que agora perdura a dez jogos.

“Nosso grupo está bem maduro, além de fazer bons jogos estamos conseguindo vencer. Hoje foi um jogo muito difícil. A entrega dos jogadores é enorme, seja com dois ou vinte minutos em quadra ele é respeitado como qualquer outro. Estamos muito coesos, isso é mais importante que os resultados, viver com o outro e saber a importância do outro. Eles estão fazendo bem e merecendo o que estão conquistando”, disse o treinador Davi Pelosini.

Pinheiros de David Pelosini soube explorar bem as fraquezas do adversário e saiu com a vitória no clássico (João Pires/LNB)

Na vitória pinheirense, o ala/pivô Mãozinha se destacou no clássico. O jogador, com sua versatilidade dentro de quadra, encerrou o confronto com 14 pontos, oito rebotes e 23 de eficiência.

Já pelo CAP, o pivô Lucas, com oito pontos, seis rebotes, quatro rebotes e 14 de eficiência, foi quem mais se destacou no time alvirrubro.