#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vem aí!

13-08-2013 | 05:15
Por Liga Nacional de Basquete

LNB confirma NBB 2013/2014 com a participação de 17 equipes; competição terá início no dia 09 de novembro, com o clássico entre Brasília e Flamengo

Flamengo, de Olivinha, e Brasília, de Giovannoni, abrirão a sexta edição do NBB (João Pires/LNB)

A temporada 2013/2014 do NBB terá 17 participantes. Nesta terça-feira, em reunião realizada na sua sede, em São Paulo (SP), a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou o número de equipes que disputarão a sexta edição da maior competição de basquete do país.

Em relação à última temporada, 15 times permanecem na disputa do campeonato nacional: o atual campeão Flamengo, Unitri/Universo (MG), Paschoalotto/Bauru (SP), São José/Unimed (SP), Uniceub/BRB/Brasília (DF), Vivo/Franca (SP), Pinheiros/SKY (SP), Paulistano/Unimed (SP), Minas Tênis Clube (MG), SKY/Basquete Cearense (CE), Winner/Kabum/Limeira (SP), Liga Sorocabana de Basquete (SP), Helbor/Mogi das Cruzes (SP), Vila Velha/Garoto/IVV (ES) e Palmeiras (SP).

Macaé, do ala João Phylippe, é uma da novidades para a próxima temporada (Gilvan de Souza/LNB)

Enquanto isso, os estreantes serão o Macaé Basquete (RJ) e o Universo/Goiânia (GO). Inicialmente inscritos no campeonato, Fluminense (RJ), Joinville (SC), Tijuca Tênis Clube (RJ) e Vitória Basquete (ES) não apresentaram os pré-requisitos necessários e ficarão de fora da próxima temporada da elite do basquete brasileiro.

Outra novidade divulgada nesta terça-feira foi a tabela de jogos do NBB 2013/2014. A competição terá seu início no dia 09 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), com a realização do maior clássico do campeonato.  Únicos vencedores da competição na história, Flamengo, dono de dois títulos (2009/2010 e 2012/2013) e Brasília, tricampeão entre 2010 e 2012, se enfrentarão na partida de abertura da sexta temporada do campeonato.

Além do anúncio dos clubes participantes e da tabela de jogos, a LNB também utilizou a reunião para definir uma alteração no sistema de disputa do NBB. Agora, as séries melhor-de-cinco dos playoffs (oitavas de final, quartas de final e semifinal) serão realizadas da seguinte maneira: as partidas de número 1, 2 e 5 ocorrerão nos domínios da equipe com melhor campanha na fase de classificação, enquanto que os jogos 3 e 4 acontecerão sob o mando do time com campanha inferior.

Junto da mudança, também foi definida a extinção da reclassificação das equipes a cada etapa dos playoffs. A partir desta temporada, o chaveamento até a Final já estará definido ao término da fase de classificação.

Novo Estado

Com a entrada do esquadrão de Goiânia, o NBB terá um representante do Estado de Goiás pela primeira vez em sua história. Sendo assim, o Centro-Oeste do país terá dois participantes na competição, também de forma inédita. A outra equipe da região é o Brasília (DF).

Ao todo, seis Estados brasileiros mais o Distrito Federal estarão representados na sexta edição do maior campeonato do esporte da bola laranja no Brasil. São Paulo lidera a lista, com nove participantes, e Rio de Janeiro e Minas Gerais aparecem na segunda colocação, com duas equipes cada. Espírito Santo, Ceará, Goiânia e o Distrito Federal terão um time cada na disputa do NBB6.

Time que disputa a LDB 2013, Goiânia faz parte agora do quadro de equipes do NBB (Bruno Spada/LNB)

Final

O método de disputa da Final do NBB6 ainda não está definido. Uma das possibilidades é a disputa da decisão em duas partidas.

Neste caso, o time com pior campanha na fase de classificação sediaria o primeiro jogo e a equipe melhor classificada jogaria em casa o duelo derradeiro. Se cada time vencer um confronto, o saldo de cestas definiria o campeão. Caso ocorra um novo empate, o vencedor seria o clube com melhor campanha na fase de classificação.

Definido este método, a finalíssima da competição deixará de ser realizada em jogo único  – as duas últimas temporadas foram disputadas desta maneira.

Confira os jogos da primeira rodada do NBB 2013/2014:

09/11 (sábado):
Flamengo x Uniceub/BRB/Brasília

14/11 (quinta-feira):

SKY/Basquete Cearense x Unitri/Universo
Helbor/Mogi das Cruzes x Vivo/Franca
Macaé Basquete x Universo/Goiânia
Paschoalotto/Bauru x Palmeiras
Winner/Kabum/Limeira x Pinheiros/SKY
São José/Unimed x Liga Sorocabana de Basquete
Vila Velha/Garoto/IVV x Minas Tênis Clube