#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vida ou morte

08-05-2014 | 04:29
Por Liga Nacional de Basquete

Empatados em 2 a 2, Paulistano e Franca disputam quinta partida da série e definem quem enfrenta o São José nas semifinais do NBB 2013/2014

Frente a frente: Paulistano, de César, e Franca, de Paulão, decidirão uma das vagas nas semifinais do NBB (Ale da Costa/Portrait)

Frente a frente: Paulistano, de César, e Franca, de Paulão, decidirão uma das vagas nas semifinais do NBB (Ale da Costa/Portrait)

Não tem jeito. A noite desta sexta-feira será de vida ou morte para Paulistano/Unimed ou Vivo/Franca. Empatadas em dois a dois na série de quartas de final do NBB 2013/2014, as equipes do Estado de São Paulo decidirão quem avança à próxima fase do maior campeonato de basquete do país no Ginásio Antonio Prado Junior, na capital paulista, às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV 2.

Com um enredo eletrizante, a série tem tudo para ser decidida em uma partida de tirar o fôlego. Com a vantagem de jogar os dois primeiros jogos em casa, por ter feito melhor campanha na primeira fase, o clube da capital paulista abriu o confronto com vitória. Mas no duelo seguinte os francanos conseguiram “roubar” o mando de quadra para deixar tudo igual.

Depois de uma vitória para cada lado, o duelo rumou para Franca. Sem se importar com a forte presença da torcida local, o Paulistano venceu o terceiro jogo e voltou a ficar em vantagem na série. Com a “faca no pescoço” para a quarta partida, o time do interior de São Paulo não se mostrou nervoso e conseguiu vencer o jogo realizado na última terça-feira para forçar a realização do quinto e decisivo embate.

“Tenho certeza de que será um jogo ponto a ponto. Vai ser emoção pura. As duas equipes mostraram muito equilíbrio ao longo do playoff e neste quinto jogo não será diferente. Esta temporada o NBB esteve equilibrado ao extremo e essa série é um dos reflexos disso. Precisamos ter concentração e equilíbrio emocional para conquistarmos uma vitória lá na capital”, exaltou o técnico francano Lula Ferreira.

“Esperamos por um jogo equilibrado e acirrado. Portanto, desde já, estamos nos preparando emocionalmente para sairmos vitoriosos. Desejamos muito a classificação e nossa vontade de vencer é muito grande. Vamos com tudo para ficar com a classificação”, concordou o ala Pilar, um dos atletas mais experientes do elenco do Paulistano.

Para o Paulistano, a vitória levará a equipe a um posto jamais atingido antes. Participante do NBB desde a primeira edição da competição, a agremiação alvirrubra nunca chegou às semifinais e busca figurar entre os quatro melhores colocados do maior campeonato de basquete do país pela primeira vez na história.

Caso confirmada, a inédita classificação não será o primeiro grande feito do clube na temporada. Dono da segunda melhor campanha da fase de classificação, a equipe ficou com um posto no G-4 pela primeira vez na história. Além disso, mesmo que seja eliminado, o time dirigido por Gustavo De Conti já assegurou uma vaga na Liga Sul-Americana, outro feito inédito conquistado.

“Já fizemos história no clube. Mas ainda não estamos satisfeitos. Olhamos para a frente e queremos colocar ainda mais coisa nessa história que estamos construindo. Queremos chegar à Final e estamos motivados. Para isso, precisamos vencer esse quinto jogo de qualquer maneiro. Tenho certeza que nosso time tem muitos sonhos para realizar”, declarou Pilar, que na última temporada esteve nas semifinais do NBB com a camisa do Pascholoatto/Bauru.

Ala norte-americano Holloway é o cestinha do Paulistano na série, com média de 16,5 pontos por jogo (Newton Nogueira/Divulgação)

Ala norte-americano Holloway é o cestinha do Paulistano na série, com média de 16,5 pontos por jogo (Newton Nogueira/Divulgação)

Do outro lado, Franca busca retornar às semifinais do NBB. Finalista da segunda edição da competição nacional, em que acabou derrotado pelo UniCEUB/BRB/Brasília, a equipe do interior paulista não chega entre os quatro melhores do campeonato e, agora, está a um jogo de voltar à penúltima fase das Finais.

Para voltar a disputar as semifinais do NBB, o esquadrão de Franca precisará repetir o feito atingido nas oitavas de final. Na ocasião, os comandados de Lula venceram o quinto jogo da série contra Unitri/Magazine Luiza em pleno Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, e seguiram adiante. Além dos francanos, apenas outros três times conseguiram vencer a quinta partida de uma série de playoffs como visitante: Brasília (semifinal do NBB4 contra o Pinheiros), o rival Paulistano (oitavas de final do NBB5 contra o Basquete Cearense) e São José (quartas de final do NBB5 contra Brasília).

“Aquele jogo nos motiva sim. Foi uma série duríssima contra Uberlândia, com um desfecho bom para nós, e estamos preparados para uma situação similar. Aprendemos com alguns erros nas oitavas e vamos em busca dessa vitória”, declarou o ala francano Léo Meindl.

“Acredito que será um jogo com muito contato, e com um enorme envolvimento emocional. As duas equipes têm diferentes formas de jogar, mas ambas são de qualidade. Quem conseguir ser mais constante e mais equilibrado durante todo o jogo, sairá com a vitória”, completou o jovem jogador, de apenas 21 anos, um dos destaques do Franca na série.

Vitória no quinto jogo das oitavas serve de inspiração para Franca para o duelo decisivo frente ao Paulistano (Raphael Oliveira/EAZ)

Vitória no quinto jogo das oitavas serve de inspiração para Franca para o duelo decisivo frente ao Paulistano (Raphael Oliveira/EAZ)

Do outro lado, o Paulistano pode se apoiar, além do retrospecto geral de jogos 5 de playoffs do NBB, em que os mandantes levaram a melhor em 17 das 21 vezes, em sua campanha em casa nesta temporada. Ao todo, a equipe disputou 18 partidas no Ginásio Antonio Prado Junior e saiu vitoriosa em 15 oportunidades (83,3% de aproveitamento).

“Muitas coisas podem fazer a diferença. A nossa trajetória vitoriosa, estar na nossa, a união do grupo e muitas outras coisas. Nos superamos em diversos momentos do campeonato e nosso time tem uma imensa vontade de vencer”, concluiu Pilar.

O vencedor da série entre Paulistano e Franca terá o São José como adversário na fase semifinal e a série terá início na próxima terça-feira. O time do Vale do Paraíba passou pelo UniCEUB/BRB/Brasília nas quartas de final e chegou à semifinal pela terceira temporada consecutiva.

Ingressos

Para a partida decisiva, o Paulistano fará um esquema especial para o controle do público. Os interessados em comparecer deverão retirar seus convites na portaria da Rua Colômbia, 77, durante esta sexta-feira (das 09h às 16h) em troca de dois quilos de alimento não perecível.

Não será permitida a entrada sem ingresso. Os ingressos não serão distribuídos depois das 16h.

Confira o calendário completo da série entre Paulistano e Franca:
Jogo 1 – Paulistano/Unimed 82 x 72 Vivo/Franca
Jogo 2 – Paulistano/Unimed 67 x 87 Vivo/Franca
Jogo 3 – Vivo/Franca 71 x 81 Paulistano/Unimed
Jogo 4 – Vivo/Franca 97 x 87 Paulistano/Unimed
Jogo 5 – 09/05 (sexta-feira), às 19 horas – Ginásio Antonio Prado Júnior, em São Paulo (ao vivo no SporTV)