#JOGAJUNTO

NBB

Vitória chave

14-01-2012 | 05:28
Por Liga Nacional de Basquete

Em casa, Limeira supera o Tijuca, 79 a 65, e ganha fôlego na briga por um lugar nos playoffs. Benite é o cestinha da partida, com 23 pontos

Divulgação/LNB

O Winner/Limeira conquistou uma importante vitória neste sábado, jogando em casa. A equipe do interior paulista recebeu o Tijuca/Rio de Janeiro, adversário direto na briga por uma vaga nos playoffs, venceu, por 79 a 65, e ganhou fôlego na luta pela classificação.

Vitor Benite foi o destaque da partida. Foi ele o principal responsável pela virada do time paulista no terceiro quarto e o armador terminou a partida como o cestinha, com 23 pontos. Ele ainda contribuiu com mais seis assistências. Do lado carioca, o pivô Coloneze foi o maior anotador, com 18 pontos.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Com boa atuação de Coloneze, os tijucanos largaram na frente no Ginásio Vô Lucato. O pivô anotou oito pontos nos primeiros dez minutos e ajudou sua equipe a abrir vantagem nos minutos iniciais. O time da casa encontrou dificuldades para pontuar e anotou apenas 13 pontos, contra 21 do adversário.

A partir do segundo quarto, começou a reação dos paulistas. A defesa melhorou e diminiu a produção ofensiva do Tijuca, enquanto o ataque foi comandado pelo pivô André Bambu.

Mas a virada veio mesmo só no terceiro quarto. Depois de ir para o intervalo atrás por três pontos, 32 a 29, Limeira voltou com tudo e contou com Vitor Benite inspirado. O armador anotou dez pontos e os donos da casa venceram a parcial por 26 a 10.

Com a vantagem alcançada, coube ao time limeirense administrar o placar e o tempo de jogo no período final. Segurando as investidas tijucanas, a equipe do técnico Demétrius não teve mais a vitória ameaçada.

“O clima sempre melhora após uma vitória. Apesar da equipe não ter jogado tão bem, conseguimos ganhar e isso traz mais confiança para o grupo”, disse o técnico Demétrius. “Temos que continuar focados nos treinamentos e se dedicar 100%, que as vitórias virão naturalmente”, completou.

Flamengo iguala o líder

Fora de casa, o Flamengo superou o Araraquara, com facilidade, por 99 a 52. Dominando a partida desde os primeiros minutos, o técnico Gonzalo Garcia aproveitou para utilizar todas as peças de seu elenco. Os dez jogadores a disposição do treinador entraram em quadra e pontuaram e o ala/armador Duda foi o cestinha com 20 pontos. Pelo time da casa, ao rmador Thiaguinho foi o destaque, com 17 pontos.

Com a vitória, a equipe rubro-negra igualou a campanha do líder Uberlândia, com 11 vitórias em 13 partidas disputadas, ficando atrás apenas nos critérios de desempate.

Quem também segue firme na parte de cima da tabela é o Pinheiros/SKY que superou o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, em casa, por 89 a 76. Marquinhos, com 29 pontos, e Olivinha, com 21 pontos e dez rebotes foram o destaque do time paulista. O ala Audrei foi destaque dos catarinenses, com 20 pontos.

Em Belo Horizonte, o Minas Tênis Clube recebeu a Liga Sorocabana e contou com 21 pontos e nove rebotes do pivô Cristiano para conseguir a vitória, 84 a 75. No time de Sorocaba, o norte-americano Kenny Dawkins foi o cestinha, com 16 pontos.