#JOGAJUNTO

TODA HOMENAGEM É POUCA!

09-11-2023 | 07:56
Por Liga Nacional de Basquete

Wlamir Marques é homenageado pelo Corinthians e ganha busto no Parque São Jorge

No ano em que entrou para o Hall da Fama da FIBA, Wlamir Marques voltou a ser homenageado pelo Sport Club Corinthians Paulista. O craque eterno do Brasil é o primeiro pós-atleta de basquete a ser presenteado com um busto na sede do clube da Zona Leste de São Paulo e agora sua imagem está lado das de outros ídolos corinthianos consagrados no futebol, como  Sócrates, Rivelino, Wladimir, Zé Maria e Marcelinho Carioca.

A cerimônia de inauguração do busto de Wlamir aconteceu nesta terça-feira (09/11) no Parque São Jorge, dentro do ginásio que leva o seu nome e perto do jardim onde estão eternizados os demais ídolos do Timão. O evento contou com a presença do próprio Wlamir e outras personalidades do basquetebol nacional. Assim, Wlamir tem a chamada tríplice coroa de homenagens dentro do clube, com a camisa 5 já aposentada, nome no ginásio e, agora o busto.

“É muito difícil explicar a emoção que sinto e se eu não tivesse tomado um calmante em casa, provavelmente não teria aguentado tamanha emoção. É maravilhoso, só o Corinthians é capaz de fazer uma homenagem como essa”, brincou o emocionado Wlamir. Ao ser questionado por um de seus “súditos”, Gustavinho Lima, sobre o que representa ter vestido a camisa alvinegra, Wlamir respondeu:

“Representa tudo. Eu joguei no XV de Piracicaba, no Tênis (Clube) de Campinas, mas a minha história foi escrita aqui no Corinthians”, afirmou.

Rodrigo Montoro, Wlamir Marques e Caíque (Crédito: José Manoel Idalgo/Corinthians

Rodrigo Montoro, Wlamir Marques e Caíque Salas de Lima (Crédito: José Manoel Idalgo/Corinthians)

Carlos Henrique Salas de Lima, o Caíque, diretor de Esportes Terrestres do Corinthians e vice-presidente Técnico da Liga Nacional de Basquete, comentou a homenagem:

“Para mim, pessoalmente, é uma conquista. Sou apaixonado por basquete e ter a honra de homenagear o maior jogador brasileiro vivo de basquete é maravilhoso. Para quem joga basquete, conseguir o ‘triplo-duplo’ das homenagens é fantástico! Para o Corinthians também é marcante. É o primeiro atleta que não é jogador de futebol que já estava na eternidade e vai ficar ainda mais com este busto”, afirmou.

Presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Montoro prestigiou a homenagem e elogiou o Corinthians pela iniciativa.

“Fiquei muito emocionado com a homenagem por dois motivos. Primeiro, pelo reconhecimento a um dos maiores atletas da história do Brasileiro. Em segundo, porque tive o privilégio de conviver com o Wlamir por alguns anos enquanto estive na base do Pinheiros. Foi uma alegria dupla”, disse Montoro.

Wlamir Marques com a camisa do Corinthians em 1965 (Crédito: Corinthians)

Conhecido como “Diabo Loiro”, Wlamir foi um dos maiores jogadores de basquete da história do Brasil. Nascido em 1940 na cidade de São Vicente, no estado de São Paulo, começou sua carreira profissional nos anos 1960 e logo se destacou como um jogador excepcional. Ele foi uma peça fundamental da lendária geração de jogadores brasileiros que conquistaram a medalha de bronze nas Olimpíadas de Roma, em 1960, e foi peça-chave nas campanhas que levaram o Brasil à glória nas conquistas do Campeonato Mundial em 1959, no Chile, e em 1963, no Brasil.

Em sua carreira como jogador, atuou pelo Clube de Regatas Tumiaru (São Vicente), XV de Piracicaba-SP, Corinthians, Tênis Clube de Campinas e Palmeiras, e como treinador dirigiu o Palmeiras, Corinthians, Tênis Clube de Campinas, Hebraica, Telesp, além de equipes femininas, como o XV de Piracicaba.