#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

Zu Jr: A jóia Francana!

20-09-2023 | 06:55
Por Liga Nacional de Basquete

Destaque do Sesi Franca na fase final da LDB 2023, Zu Jr é uma das grandes esperanças do atual campeão do NBB para a temporada 2023/2024

A essência do basquete francano começa desde a base. Para criar uma história tão grandiosa e cheia de vitórias, o Sesi Franca utiliza muito bem da sua base como item essêncial na formação de elencos, não atoa conseguiu lançar grandes nomes que brilham até hoje no cenário do basquete nacional e internacional. Paulo Henrique Barbosa Junior, o Zu Junior, é mais uma dessas grandes esperanças da equipe e é tratado como uma das joias da base francana. O ala de apenas 20 anos se tornou fundamental na rotação do time adulto e mostrou que pode muito bem coordenar uma equipe, como fez durante a campanha da LDB 2023.

Zu Jr também defenderá o Sesi Franca na disputa do Torneio Intercontinental (FIBA/Divulgação)

Apesar de desenvolver a maior parte do seu basquetebol em Franca, Zu Jr é natural de Taquaritinga, no interior paulista. Ainda jovem, chamou a atenção do time francano após enfrenta-los em um campeonato regional, o que resultou em uma oportunidade de realizar um teste no Instituto ASPA e consequentemente à uma vaga no elenco sub-13. A partir dos 15 anos, se juntou a equipe do Sesi Franca, onde se desenvolveu e chamou a atenção de diversos fãs de basquete pelo seu estilo de jogo versátil e cheio de vertentes.

Como o próprio já expressou, Zu Jr é um: ‘jogador muito explosivo. Que corre a quadra e trabalha muito bem com ou sem a bola, um estilo de jogo muito versátil’. Sabendo de sua nítida evolução e da notoriedade que vem ganhando, o mesmo afirmou:

“Ainda tenho muito pra melhorar em muitos aspectos, dentro e fora de quadra, mas sei que a temporada tende a ser grandiosa”, disse Zu.

Com médias de 17,3 pontos, 3,7 rebotes e 3.0 assistências, Zu foi um dos principais destaques do Sesi Franca na LDB 2023, além de anotar 29 pontos na partida final. O ala chamou a atenção pela sua maturidade dentro de quadra, o que vem rendendo boas oportunidades também no elenco principal durante o campeonato paulista. Confira a entrevista completa com o jogador:

– Zu, na LDB, você assumiu um protagonismo muito grande junto com outras boas peças da equipe. Qual a importância de ter mais responsabilidade no seu jogo? Na grande final, você foi o maior pontuador do jogo e conseguiu uma grande atuação. Comente um pouco sobre sua visão do duelo. 

“É muito bom ter essa responsabilidade pois você cria uma amadurecimento muito mais rápido. A equipe toda sabia a importância da LDB, jogando uma final então isso se torna ainda mais difícil. O jogo era na casa deles, a equipe toda estava do lado deles, então eu fui com a mentalidade de dar o meu máximo, de ajudar a equipe de qualquer forma. Fui muito feliz em acertar algumas jogadas que ajudaram muito a equipe, mesmo a gente não conseguindo conquistar o título”

– Você ainda tem mais duas LDB pela frente. Como a competição te ajudou no seu desenvolvimento? Você sente que melhorou realmente o seu jogo?

“Na minha primeira LDB eu quase não entrava, na segunda foi um pouco mais e agora já consegui bastante destaque, bastante minutagem. Essa competição é muito importante para meu amadurecimento, aprendo coisas novas e consigo passar muito bem para meus companheiros também. Tenho mais duas LDBs pela frente e estou bastante ansioso, com muita expectativa com o que vem pela frente”

– Agora falando de NBB: Você conseguiu uma posição muito importante na equipe, se tornou parte da rotação e tem entrado muito bem nos jogos. Quais são as suas expectativas para sua temporada individualmente falando?

“Fico muito feliz por estar conquistando esse espaço dentro e fora das quadras. Minha expectativa por agora é aprender com os jogadores mais  experientes, evoluir meu estilo de jogo ainda mais e me tornar muito importante para a equipe. Quero ajudar a passar tudo que eu aprendi e aprendo também para os jogadores mais novos, quero fazer essa ponte também com a base. Vou aproveitar ao máximo esse momento, divido quadra com os melhores jogadores do Brasil, tenho todos eles como espelho”

– Como é ser treinado por um técnico com tanta história dentro da cidade? Como é o estilo dele durante os treinamentos e jogos?

“Não tem nada melhor do que ser treinado por um técnico que já foi jogador. Principalmente um cara como o Helinho, que é tão conhecido, tão vitorioso. Ele é muito estudioso, sempre ensina coisas novas para o time. Todos os jogos e treinamentos com ele são muito intensos, com muita cobrança na marcação, com muita entrega e energia. Ele é um ótimo treinador”

– Ano passado, você foi ao Jogo das Estrelas para a disputa do Torneio de Enterras. Pretende voltar esse ano, seja no time das Novas Estrelas ou novamente em algum torneio?

“Fiquei muito feliz de participar do Torneio de Enterradas no ano passado, sempre assisti e sempre pensei ‘cara, isso é pra mim, quero estar lá, quero viver isso’ e felizmente consegui. Quero voltar ano que vem, tenho coisas novas preparadas, sei que posso surpreender todo mundo. E claro, espero que surpreenda ao ponto de chegar a ser convocado para o Jogo das Estrelas no time dos jovens”

– Até onde a equipe do Sesi Franca pode chegar nessa temporada? Até onde você pode chegar individualmente falando? Qual o recado que você deixa para a torcida?

“Tenho um projeto para meu desenvolvimento, sei que preciso melhorar em muitos aspectos, principalmente na leitura de jogo e no arremesso. Espero que eu aprenda muito com tudo que vou viver. Mas falando agora do Sesi Franca: Nossa equipe não tem limites. Temos um elenco, uma comissão muito boa, podemos chegar ao mais alto nível possível. A torcida pode esperar o melhor do time, estamos todos comprometidos e pretendemos deixar o nosso melhor dentro da quadra”

Como próximo grande desafio de sua carreira, Zu Junior tem pela frente a disputa do Torneio Intercontinental, que acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, em Singapura. O Sesi Franca vai atrás dessa conquista que é a única que ainda falta em sua extensa prateleira de títulos, e Zu Jr terá um papel importante na rotação do plantel que disputará a competição. Campeão de tudo o que disputou na última temporada, o jovem ala vai atrás de mais um troféu para seu extenso currículo. Mesmo novo, Zu já conta com o seu nome nos livros de histórias de um dos maiores clubes do basquete brasileiro.