#JOGAJUNTO

NBB Caixa

5 ingredientesde Fla x Mogi

25-01-2019 | 05:56
Por Douglas Carraretto

Flamengo retorna a Mogi pela primeira vez desde a eliminação no último NBB CAIXA: veja 5 motivos para não perder o clássico deste sábado, ao vivo na Band

Alguém aí gosta de clássico? É claro! Todos nós gostamos… Então se liga porque, neste sábado (26/01), Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo estarão frente a frente para um duelo que nem começou e já está fervendo.

O confronto será no “caldeirão” Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

Um dos ingredientes do clássico é o retorno do Flamengo ao Hugão pela primeira vez desde a fatídica eliminação na semifinal da edição passada do NBB CAIXA, na antológica atuação de 40 pontos de Shamell.

Além desse, separamos cinco motivos para você não perder esse Mogi x Flamengo de jeito nenhum. Bora conferir?

Retorno ao Hugão

As lembranças da última ida do Flamengo ao Hugo Ramos não são nada boas para os rubro-negros. Era um Jogo 4 das semifinais do NBB CAIXA, 2 x 1 na série para o Mogi.

A rivalidade era enorme, o clima era quente, com direito a confusões envolvendo o ex-mogiano Tyrone e uma atmosfera digna de final no Hugão, que recebeu lotação máxima para a partida.

Foi aí que apareceu Shamell. O maior cestinha da história do NBB CAIXA fez magistrais 40 pontos (recorde da carreira) e deu a vitória ao time mogiano, por 89 a 72, em uma das maiores atuações individuais de todos os tempos. Relembre:

Aquela, inclusive, foi a última partida do ídolo nacional Marcelinho Machado no NBB CAIXA. Um final amargo para uma carreira BRILHANTE nas quadras brasileiras…

Com isso, o norte-americano alcançou, aos 37 anos, sua primeira Final de NBB CAIXA na carreira, assim como o próprio Mogi, que nunca havia passado das semifinais. Posteriormente, a equipe ficou com o vice-campeonato – o Paulistano/Corpore, de Gustavo De Conti (hoje técnico do Flamengo), foi o campeão.

Curiosamente, no dia anterior à partida, Shamell publicou um vídeo chamando a torcida, motivado, inspirado, de fato “sentindo a vibe” desde aquele momento. Parecia que ele estava prevendo o que ia acontecer… Veja o vídeo:

 

View this post on Instagram

 

#leggo #vaimogi #nbb10 #teammel

A post shared by Shamell (@2424_shamell) on

Vale o 3º lugar

É isso. O duelo deste sábado entre Mogi e Flamengo é nada menos que um confronto direto pelo terceiro lugar do NBB CAIXA 2018/2019. Quem vencer, fica com a posição.

No momento, quem está em terceiro é o time mogiano, que tem 14 vitórias e quatro derrotas (77,8% de aproveitamento). E o melhor: está invicto há nove partidas.

Logo atrás, em quarto, está o rubro-negro carioca, que tem somente um triunfo a menos que o Mogi e contabiliza campanha de 13 resultados positivos e quatro derrotas (76,5% de aproveitamento).

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

No primeiro turno, na Arena Carioca 1, o Flamengo foi dominante e venceu o Mogi por expressivos 93 a 73. E agora, no Hugo Ramos, qual será o desfecho? Veja como foi o primeiro duelo:

JP Batista e a “Lei do Ex”

Clássico bom tem que ter reencontro. E como será bom ver mais um duelo entre JP Batista e o Flamengo… O jogador defendeu o rubro-negro carioca nas três últimas temporadas e foi campeão do NBB CAIXA 2015/2016 por lá.

Dá para afirmar sem medo de errar que o pivô é fortíssimo candidato ao prêmio de MVP da temporada. Já teve recorde, vários duplos-duplos e atuações de cair o queixo.

JP é o terceiro maior cestinha, líder em rebotes e jogador mais eficiente da atual edição do NBB CAIXA, com médias de 18,1 pontos, 9,1 rebotes e 22,2 de eficiência. É o famoso “Modo MVP” ativado.

+Estatísticas completas de JP Batista no NBB CAIXA

Com “Modo MVP” ligado, JP Batista reencontrará Flamengo mais uma vez, agora no Hugo Ramos (Staff Images/Flamengo)

Não à toa, ele foi para a Seleção da Semana cinco vezes, sendo que em duas delas foi eleito o Dono da Bola. É disparado o que mais apareceu por lá…

Porém, seu reencontro com o Flamengo vem em um momento de “baixa” no quesito pontuação. Nos últimos três jogos, contra Basquete Cearense, Brasília e Minas, a marcação dos adversários foi pesada, e ele teve somente 10,2 pontos de média.

Por outro lado, a produção do atleta foi altíssima nos rebotes. Nas últimas três partidas, o gigante nascido em Olinda (PE) somou incríveis 15,0 sobras por jogo, com direito a recorde da carreira e da temporada contra o Minas, com 22 rebotes (2ª maior marca da história).


No duelo entre Flamengo e Mogi no primeiro turno, na Arena Carioca 1, o experiente pivô de 37 anos somou 11 pontos, nove rebotes e três assistências (14 de eficiência), e não evitou a larga derrota mogiana, por 93 a 73.

E agora, como será o novo reencontro com seu ex-time? Agora é no Hugo Ramos… Vai ter Lei do ex?

Rivalidade não falta

Já cansamos de falar que Mogi x Flamengo é clássico, sim. Mas não custa relembrar:

As duas equipes já fizeram nada menos que três semifinais de NBB CAIXA, e todas elas pegaram fogo (mesmo). Duas foram vencidas pelo Flamengo (3 x 1 e 3 x 2) e uma pelo Mogi, na temporada passada (3 x 1).

Rivalidade? TEMOS! Flamengo e Mogi, há tempos, é um duelo quente em todos os sentidos (Marcello Zambrana/LNB)

Só que o melhor de tudo é a forma que as séries foram jogadas. Obviamente podemos dizer que, na maioria das vezes, são jogos quentes e de arrepiar. Mas não é só isso.

Embasando em números, os jogos de playoff entre Flamengo e Mogi têm uma diferença média de sete pontos. Foram 13 partidas até hoje, sete vencidas pelos rubro-negros e seis pelos mogianos.

+Histórico completo de Mogi x Flamengo no NBB CAIXA

E olha que essa média só foi para a casa dos sete pontos por conta da edição passada, em que os jogos da semi tiveram placares mais elásticos (diferenças de 17, 14, 7 e 17).

Ao todo, os dois times se enfrentaram 26 vezes na história do NBB CAIXA, e o Flamengo tem larga vantagem, com 19 vitórias, contra apenas sete do Mogi. Pois é… Os mogianos têm apenas uma vitória em jogos de fase de classificação contra o clube da Gávea.

Bailando com Balbi

Ver Franco Balbi jogar é sinônimo de diversão. Como é bonito ver esse argentino jogar… É uma máquina de highlights.

Foram inúmeras jogadas marcantes, nem vale a pena tentar lembrar de todas. Ok, mas vamos pelo mais recente. No último jogo do Flamengo, contra Joinville, ele fez isso aqui:


Coisa linda de se ver… Mas não é só de jogadas bonitas que vive o “hermano” da Gávea. Se formos pegar os números, a sequência nos últimos jogos também impressiona.

Considerando os jogos da Copa Super 8 no final de dezembro de 2018 e os quatro jogos do Flamengo em 2019, Balbi tem médias de 15,4 pontos, 6,2 assistências e 18,3 de eficiência.

+Estatísticas completas de Franco Balbi no NBB CAIXA

Esses números são para lá de expressivos, tendo em vista que as médias gerais do argentino no NBB CAIXA são de 9,6 pontos, 5,9 assistências e 14,1 de eficiência.

E aí, será que vem mais um Baile do Balbi por aí? Se cuida, Mogi…

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.