#JOGAJUNTO

Armadores na briga

06-06-2017 | 04:09
Por

Alexey, Georginho e Yago disputam prêmio de Destaque Jovem da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA

Alexey e Georginho fizeram embates emblemáticos durante as quartas de final (Newton Nogueira/Divulgação)

O troféu de Destaque Jovem do NBB CAIXA 2016/2017 ficará nas mãos de um armador. Envolvidos na decisão do campeonato, Georginho e Yago Matheus, do Paulistano/Corpore, estão na disputa pelo prêmio de melhor jogador Sub-22 ao lado de Alexey, do Sesi Franca Basquete.

Apontado como um dos principais prospectos do basquete nacional, Georginho, de 21 anos, vive sua melhor temporada no NBB CAIXA. Contratado pelo Paulistano após brilhar nas categorias de base do Pinheiros, o jogador foi titular da equipe durante toda a competição e não decepcionou.

+ Georginho também disputa Jogador Que Mais Evoluiu; confira indicados aos prêmios

Georginho fechou a fase de classificação com sólidas médias de 11,6 pontos, 4,3 rebotes e 4,5 assistências por jogo e o posto de jogador mais eficiente da equipe, com 13,4 pontos de eficiência por partida.

Companheiro de Georginho, Yago, de apenas 18 anos, chegou ao Paulistano em dezembro, vindo das categorias de base do Palmeiras, e disputou apenas 13 partidas na fase de classificação. Mas nos playoffs sua estrela brilhou, e o camisa 2 se tornou peça-chave na rotação do técnico Gustavo De Conti.

+ Conheça os indicados ao prêmio de Melhor Defensor do NBB CAIXA 2016/2017

Com média de 8,9 pontos por jogo no mata-mata, o garoto teve algumas atuações marcantes. No Jogo 3 das quartas marcou 24 pontos no – seu recorde pessoal no NBB CAIXA. Já no Jogo 5, em pleno Pedrocão, anotou 12 pontos e foi decisivo para a vitória o do Paulistano. Depois, nas semifinais, Yago voltou a brilhar, especialmente no Jogo 3, em que marcou 20 pontos, sendo 15 deles no último quarto.

Na briga com os dois finalistas, Alexey teve uma grande temporada com a camisa do Franca. Nascido na cidade e cria das categorias de base francana, o armador retornou à equipe nesta temporada, após uma rápida passagem por Campo Mourão, e não demorou a cair nas graças da torcida.

+ Saiba quais os candidatos ao prêmio de Melhor Sexto Homem

Dono de um estilo de jogo extremamente eficiente, tanto na defesa quanto no ataque, Alexey foi o jogador mais eficiente de Franca no campeonato, com média de 14,3 pontos de eficiência por partida. O jogador, de 21 anos, iniciou a competição como reserva e se tornou titular ao longo da temporada.

Com 18 anos, Yago é o mais jovem entre os três candidatos (João Pires/LNB

O troféu de Jogador que Destaque Jovem é dado ao melhor jogador Sub-22 da temporada. A premiação faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB CAIXA, que também premiará, Melhor Defensor, Sexto Homem, Jogador Que Mais Evoluiu, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (Jogador Mais Valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).

A eleição contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a nona edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que será realizada no dia 20/06 (terça), em São Paulo (SP).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Também foi votado para o prêmio de Destaque Jovem do NBB CAIXA 2016/2017:

Gabriel Jaú (Gocil/Bauru Basket)

Confira os vencedores do prêmio de Destaque Jovem na história do NBB CAIXA*:

2015/2016 – Lucas Dias (EC Pinheiros)

2014/2015 – Deryk Ramos (Winner/Limeira)

2013/2014 – Henrique Coelho (Minas Tênis Clube)

2012/2013 – Ricardo Fischer (Bauru)

2011/2012 – Gui Deodato (Bauru)

2010/2011 – Vitor Benite (Franca)

2009/2010 – Raulzinho (Minas Tênis Clube)

*o prêmio não foi entregue na primeira temporada (2008/2009)