#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Tudo sobreo clássico

11-01-2019 | 06:19
Por Liga Nacional de Basquete

Objetivos, estatísticas e destaques: tudo que você precisa saber sobre Corinthians x Flamengo, que será neste sábado, ao vivo na Band

Corinthians x Flamengo é daqueles clássicos que falam por si só. Donos das duas maiores torcidas do Brasil, os dois clubes farão o segundo duelo entre si na história do NBB CAIXA 2018/2019, neste sábado (12/01), no Ginásio Wlamir Marques, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

Para você ficar por dentro de tudo desse clássico, separamos um apanhado de informações sobre ambas as equipes, com objetivos, estatísticas, destaque e retrospecto. Confira!

Objetivos

Os objetivos dos dois clubes, no momento, são distintos no NBB CAIXA 2018/2019.

O Corinthians, sétimo colocado, busca se manter entre os oito primeiros colocados para conquistar o mando de quadra na primeira fase dos playoffs.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

A distância do Timão para o quinto colocado Paulistano, por exemplo, é de cinco vitórias. Por isso, a meta inicial é garantir uma boa posição entre os oito.

Já o Flamengo é o terceiro e está de olho no topo da tabela classificação. No momento, a equipe rubro-negra está a uma vitória de Sesi Franca (1º) e EC Pinheiros (2º).

Sequências

O Corinthians já fez duas partidas em 2019 e acumulou uma vitória e uma derrota. Primeiro, foi derrotado pelo atual campeão Paulistano/Corpore, fora de casa, por 82 a 78. Em seguida, venceu o Life Fitness/Minas, pelo placar de 97 a 82.

Por sua vez, o Flamengo fará seu primeiro jogo no novo ano, mas fechou 2018 da melhor maneira possível.

A equipe do técnico Gustavo De Conti conquistou o título da Copa Super 8, torneio que reuniu os oito melhores times do primeiro turno em sistema de mata-mata (jogo único) e deu ao campeão uma vaga na Liga das Américas da próxima temporada.

O título rubro-negro veio em pleno Ginásio Pedrocão lotado, onde a equipe bateu o líder Sesi Franca na decisão, por 79 a 75.

Se tratando de NBB CAIXA, o Flamengo vem de duas vitórias consecutivas no final de 2018, contra Botafogo (102 a 73) e Minas (90 a 81), ambas em casa.

Ataques semelhantes

O Flamengo é dono do quinto melhor ataque do NBB CAIXA, com média de 81,1 pontos por partida.

Enquanto isso, o Corinthians tem produção parecida e aparece em sétimo no ranking, com 79,73 pontos por duelo.

Nenhuma das equipes têm a bola de 3 pontos como principal fonte de pontos. Os rubro-negros possuem a sétima maior média de tiros longos convertidos, com 8,85 por partida.

+Ranking de pontos e arremessos do NBB CAIXA 2018/2019

Já o Timão é o time que menos acerta arremessos de 3 pontos na competição, com 7,27 por jogo.

No quesito aproveitamento, os times são parecidos. O Flamengo é dono da pior porcentagem de acertos nos tiros longos, com 31,02%. Já o Corinthians é somente o décimo no ranking, com 32,63%.

Defesas distintas

A grande diferença entre as duas equipes está na defesa. O Flamengo é, disparado, o time que menos sofre pontos na atual temporada do NBB CAIXA, com média de 70,54 por partida.

A equipe ainda é a que força os adversários ao menor aproveitamento nas bolas de 2 pontos no campeonato (42,95%), o que mostra a força da defesa rubro-negra no jogo interno.

+Ranking de defesas do NBB CAIXA 2018/2019

Já o Corinthians tem a sétima melhor defesa da competição, com 79,73 pontos sofridos por jogo.

Curiosamente, o Timão é o time que permite aos adversários o menor aproveitamento em bolas de 3 do campeonato, com 31,59%.

Os caras

Atual MVP do NBB CAIXA e também da Copa Super 8, o ala Marquinhos, do Flamengo, vive excelente momento. O jogador tem médias de 14,8 pontos, com direito a 40% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos, e 13,9 de eficiência – líder do time nos respectivos fundamentos.

Marquinhos foi o MVP da Copa Super 8 (João Pires/LNB)

Ainda pelo clube da Gávea, quem merece destaque é o armador argentino Franco Balbi, que teve médias de 14,6 pontos e 8,7 assistências nas três partidas da Copa Super 8, com direito a atuação de gala na decisão contra Franca (20 pontos, seis rebotes e quatro assistências).

Um dos reforços do Flamengo para a atual temporada, o “hermano” tem médias de 7,4 pontos, 6,3 assistências (5º do NBB CAIXA) e 13,0 de eficiência.

Do lado do Corinthians, o ala/armador Kyle “Zoom” Fuller é o cara. Atualmente, o jogador está isolado como cestinha do NBB CAIXA, com média de 20,5 pontos.

O norte-americano com nacionalidade peruana vem de uma incrível sequência e somou médias 24,2 pontos nos últimos cinco jogos. Além disso, acumula nove partidas com 20 ou mais pontos.

Fuller é o cestinha do NBB CAIXA, com 20,5 pontos por partida (Wilian Oliveira/CAP)

Quem também vem se sobressaindo, e muito, pelo Corinthians é o armador uruguaio Luciano Parodi. O jogador, de 24 anos, foi contratado pelo clube do Parque São Jorge depois da lesão do armador Ricardo Fischer, que ficará de fora do restante da temporada devido a uma ruptura no LCA (ligamento cruzado anterior) do joelho direito, curiosamente sofrida justamente no clássico contra o Flamengo.

Em quatro jogos pelo Timão, Parodi já se mostrou adaptado à equipe e registrou expressivas médias de 15,0 pontos e 7,5 assistências (19,3 de eficiência).

Primeiro turno

No Clássico das Multidões do primeiro turno do NBB CAIXA, o Flamengo fez valer o mando de quadra e levou a melhor sobre o Corinthians, na Arena Carioca 1, por 72 a 64.

Com 16 pontos, Marquinhos foi o maior pontuador do time rubro-negro. Pelo lado alvinegro, o destaque ficou por conta de Zoom Fuller, cestinha do duelo com 22 pontos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.