#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 19

22-01-2014 | 05:45
Por Liga Nacional de Basquete

Duelo entre Uberlândia e Basquete Cearense colocará frente a frente os dois maiores cravadores do NBB6: Cipolini e DeVon Hardin; veja tudo sobre a abertura do 2º turno

Unitri/Magazine Luiza x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 23/01, às 20h00

Cipolini é o líder nas enterradas do NBB6 (João Pires/LNB)

Cipolini é o líder nas enterradas do NBB6 (João Pires/LNB)

DeVon é o segundo colocado no quesito cravada (João Pires/LNB)

DeVon é o segundo colocado no quesito cravada (João Pires/LNB)

Dunk na certa
É bom reforçar os aros do Ginásio Sabiazinho, pois os dois maiores cravadores do NBB6 estarão em quadra: o pivô Cipolini, do Uberlândia, líder nas enterradas, com 28 no total (1,86 por jogo), e o pivô norte-americano DeVon Hardin, responsável por 24 enterradas até agora (1,5 por jogo).

Invicto
O Uberlândia jamais perdeu para o Basquete Cearense no NBB. Foram três partidas disputadas até então, com três resultados positivos para os mineiros.

Primeiro turno
No confronto entre as duas equipes no primeiro turno do NBB6, o esquadrão do Triângulo Mineiro contou com atuação de gala de Cipolini, autor de 30 pontos, para vencer os nordestinos, fora de casa, por 96 a 86.

Lá dentro
O Basquete Cearense é o time que mais converte bolas de 2 pontos na atual temporada do NBB, com média de 22,88 tiros curtos por jogo.

Bem no ataque
A equipe de Minas Gerais tem o segundo melhor ataque da competição, com média de 85,33 pontos anotados por duelo.

Mal na defesa
Apesar da aplicação no setor ofensivo, o Uberlândia é o terceiro time que mais sofre pontos na atual temporada, permitindo em média 82,13 pontos de seus adversários.

10 por jogo
O Uberlândia tem média 10,0 bolas de 3 pontos por jogo no NBB6, a terceira melhor do campeonato.

De volta
Após desfalcar o Basquete Cearense na última partida, contra o Mogi das Cruzes, o pivô Drudi se recuperou de lesão e está à disposição do técnico Alberto Bial.

Passe bom
O armador Valtinho, do Uberlândia, é o líder absoluto em assistências na edição 2013/2014 do NBB e distribui em média 7,67 passes decisivos por duelo.

Duelo da partida
Atenção nos garrafões do Ginásio Sabiazinho, pois o duelo entre Cipolini e Felipe Ribeiro promete ser de arrepiar.

 

Vivo/Franca x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio “Pedrocão”, em Franca (SP) – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 23/01, às 20h00

O gigante Sidão pode estrear com a camisa do Mogi (Guilherme Peixinho/Divulgação)

O gigante Sidão pode estrear com a camisa do Mogi (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Pode estrear
Contratado pelo Mogi no limite da janela de transferências do NBB, o pivô Sidão, de 2,15m, está liberado para estrear com a camisa do time do Alto Tietê.

Primeira vez no Pedrocão
O Mogi das Cruzes disputará uma válida pelo NBB pela primeira vez no lendário Ginásio Pedrocão. Na temporada passada, Franca estava com sua casa indisponível e mandou o duelo diante dos mogianos na Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso (MG), e venceu, por 79 a 71.

Agora é pra valer
No primeiro turno, Franca enfrentou o Mogi das Cruzes com sua equipe Sub-22, devido ao conflito de datas com as finais do Campeonato Paulista. Desta forma, os mogianos, que não têm nada a ver com isso, conquistaram uma larga vitória, por 90 a 52.

Por recuperação
O Mogi das Cruzes não sabe o que é vencer há quatro partidas na atual temporada do NBB e acumula derrotas para Limeira, Flamengo, Macaé e Basquete Cearense.

Confronto direto
Nono colocado no NBB6, Franca acumula sete vitórias em 15 partidas (46,7% de aproveitamento), enquanto os comandados do espanhol Paco García têm o mesmo número de triunfos, porém, em 16 partidas (43,8% de aproveitamento), o que os deixa na 11ª posição.

Batedores de carteira
Jason Smith e Marcus Toledo, do Mogi, são os líderes em roubos de bola do NBB 2013/2014, com médias de 2,2 e 2,19 desarmes por jogo, respectivamente.

Garrafão forte
O Mogi é o segundo time que mais pega rebotes na sexta edição do campeonato nacional, com média de 37,25 ressaltos por confronto, com destaque para o pivô Daniel Alemão, responsável por 7,19 deles.

Fora
O armador Jefferson Socas, lesionado, desfalcará o Franca na partida desta quinta-feira.

Duelo da partida
De um lado, o jovem ala/pivô Lucas Mariano, do outro, o experiente ala/pivô Thomas Gehrke. Esse confronto de gerações tem tudo para ser de tirar o fôlego.

 

Palmeiras/Meltex x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 23/01, às 20h00

Thyago Aleo defendeu o Bauru por duas temporadas do NBB (João Pires/LNB)

Thyago Aleo defendeu o Bauru por duas temporadas do NBB (João Pires/LNB)

Reencontro
O armador Thyago Aleo, do Palmeiras, defendeu o Bauru durante as temporadas 2009/2010 e 2010/2011 do NBB.

Podem surgir
Reforços do Palmeiras para o segundo turno, o ala/pivô Rodrigo Silva, o ala Fabrício Russo e o armador argentino Maxi Stanic já estão regularizados e estão à disposição do técnico Betão para estrearem com a camisa do Verdão.

Olá, torcedor!
O Palmeiras voltará a contar com o apoio de seu torcedor no Ginásio Palestra Itália. Na vitória sobre o São José, na última rodada, os palmeirenses jogaram de portões fechados devido a uma punição do STJD por conta de um incidente no jogo contra o Flamengo.

Embalando
O Bauru está encontrando o caminho para o fim da má fase do NBB e vem de duas vitórias consecutivas, diante de Goiânia e Espírito Santo.

Primeiro turno
Devido ao conflito de datas com as finais do Campeonato Paulista, o Bauru mandou a quadra sua equipe sub-22, com o reforço do ala panamenho Ayarza. Melhor para o Palmeiras, que teve dificuldades, mas venceu, fora de casa, por 78 a 74.

Pode estrear
Jovem destaque do Sport Club do Recife na LDB 2013, o ala/armador Felipe Vezaro foi contratado pelo Bauru e fará sua estreia diante dos Palmeiras.

Desfalque
O ala Fernando Fischer sofreu um entorse no tornozelo direito na partida contra o Goiânia e, assim como no último jogo, contra o Espírito Santo, será desfalque para o Bauru.

Duelo da partida
Confronto entre dois ótimos jovens armadores promete chamar a atenção na partida desta quinta-feira no Ginásio Palestra Itália. Pelo lado do Palmeiras, Thyago Aleo, do outro Ricardo Fischer. Vale a pena conferir.

 

Liga Sorocabana x São José/Unimed – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Quinta-feira – dia 23/01, às 20h00

 

Zanon fará sua estreia no comando do São José (Antonio Basílio/PMSJC)

Zanon fará sua estreia no comando do São José (Antonio Basílio/PMSJC)

A vez de Zanon
Recentemente contratado para assumir o comando técnico do São José, Luiz Augusto Zanon fará sua estreia no NBB6 diante da Liga Sorocabana, curiosamente a mesma equipe em que o ex-treinador joseense Edvar Simões fez seu primeiro jogo à frente do esquadrão do Vale do Paraíba.

4 a 1
Em cinco partidas realizadas entre São José e Liga Sorocabana, os joseenses levaram a melhor em quatro e o time de Sorocaba em apenas um.

Domínio
O São José é o time que mais pega rebotes na atual temporada do NBB, com média de 37,31 sobras por jogo, com destaque para o ala/pivô Jefferson William, dono da média de 9,94 por jogo, a segunda maior do campeonato.

Buracos
A Liga Sorocabana tem a segunda pior defesa do NBB6 e sofre em média 84,25 tentos por encontro. Porém, é o time que mais rouba bolas na competição, com média de 10,75 desarmes por jogo.

Para seguir no embalo
Os comandados de Rinaldo Rodrigues vêm de duas vitórias consecutivas na atual temporada do NBB – sobre Espírito Santo e Minas. Desta forma, os sorocabanos esperam manter o embalo contra o forte São José.

Alma lavada
Após larga derrota para o Palmeiras, o São José conquistou uma imponente vitória sobre o Pinheiros na última rodada, fora de casa, por 95 a 77.

Duelo da partida
Dois atletas de gatilho afiado estarão frente a frente na partida desta quinta-feira. Pelos donos da casa, o ala Schneider desafiará o ala Dedé, do São José.

 

Universo/Goiânia x Flamengo – Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO) – Quinta-feira – dia 23/01, às 20h00

Laprovittola anotou 29 pontos contra o Goiânia no primeiro turno (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Laprovittola anotou 29 pontos contra o Goiânia no primeiro turno (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Primeiro turno
Em casa, o Flamengo derrotou o estreante Goiânia, por 83 a 69, em grande partida do armador argentino Laprovittola, responsável por 29 pontos.

O MVP está de volta
Depois de ficar no banco de reservas nos dois últimos jogos do Flamengo, o ala Marquinhos fará sua estreia na sexta edição do NBB e atuará por alguns minutos no duelo.

Já esteve lá
O experiente ala/pivô do Goiânia, Fernando Mineiro, defendeu as cores do Flamengo na primeira edição do NBB. Quem também já vestiu a camisa rubro-negra foi o jovem ala/pivô Adyb, campeão da primeira edição da LDB, em 2012, com o clube da Gávea.

Número alto
Principal destaque do Goiânia no NBB, o ala uruguiao Emílio Taboada é o terceiro cestinha da atual temporada do NBB, com média de 20,43 pontos por jogo.

Mais alto ainda
Já o ala/pivô rubro-negro Olivinha é o reboteiro da competição, com média de 10,06 sobras por jogo, que aliadas a sua média de 13,44 pontos por partida, o deixa no posto de único jogador com média de duplo-duplo no NBB6.

Extremos
Enquanto o Flamengo soma sete vitórias seguidas e tem a maior sequência positiva do campeonato, o Goiânia acumula seis resultados negativos consecutivos e é dono da maior seca de triunfos do NBB6.

Duelo da partida
O aro do Ginásio Rio Vermelho será judiado por esses dois. Finalizadores natos, os alas Diego Pinheiro e Marcelinho Machado darão um show de belas jogadas no jogo nesta quinta-feira. Vale a pena ficar de olho.

 

UniCEUB/BRB/Brasília x Macaé Basquete – Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) – Quinta-feira – dia 23/01, às 20h00

Primeiro turno
Em Macaé, o Brasília derrubou os donos da casa, por 91 a 78, em partida que marcou o jogo de número 200 do ala candango Arthur, recordista de participações em jogos do NBB.

Liberado
Recém-chegado ao Brasília, o pivô Abner, ex-Joinville, poderá fazer sua estreia com a camisa do time da capital federal.

Contando
O Brasília está em grande fase no NBB6 e vem de seis vitórias seguidas na competição. Diante dos macaenses, os comandados de Sergio Hernandez querem seguir o rumo e ampliar a sequência positiva.

Tropeços
Após conseguir duas vitórias consecutivas, o Macaé não manteve o bom ritmo e perdeu seus dois últimos compromissos no NBB, para Franca e Uberlândia.

Mão quente
O Brasília é a equipe que mais acerta bolas de 3 pontos na atual temporada do NBB, com média de 11,19 por jogo. O armador Nezinho lidera o ranking individual do fundamento, com média de 4,2 arremessos de fora da linha de 3 pontos por partida.

Dúvida e desfalque
Ausente da partida contra o Limeira, o pivô norte-americano Marcus Goree é dúvida para o duelo desta quinta-feira, enquanto o ala Arthur continua em recuperação de lesão no músculo adutor da coxa direita e desfalcará o Brasília por mais dez dias.

Duelo da partida
Esse duelo já aconteceu 20 vezes na história do NBB. Agora com a camisa do Macaé, Duda Machado tentará desbancar Alex Garcia e o embalado Brasília.