#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

De olhono Tri

13-03-2018 | 07:26
Por Liga Nacional de Basquete

Bicampeão do Torneio de 3 Pontos SKY, Marcelinho enfatiza desejo de voltar a conquistar o título e analisa adversários na disputa deste ano

Maior arremessador da história do NBB CAIXA, com 959 cestas de 3 pontos anotadas, Marcelinho Machado está de volta ao Torneio de 3 Pontos SKY. Após um ano ausente, o camisa 4 rubro-negro se juntará a Rafael Hettsheimeir, Jefferson William, Deryk, Felipe Vezaro e Kevin Crescenzi na disputa pelo Jogo das Estrelas 2018, no próximo domingo (18/03), no Ginásio do Ibirapuera.

Com performances espetaculares, Marcelinho conquistou o Torneio de 3 Pontos SKY nas edições de 2014 e 2015 (Fotojump/LNB)

O capitão e ídolo rubro-negro é nada mais nada menos do que bicampeão da competição (2014 e 2015), em um total de três participações. A única vez em que esteve na disputa e não conquistou o título, foi justamente quando seu irmão Duda Machado ergue o troféu, no NBB CAIXA 15/16.

“Antes da concentração vem o treino. Quando estou treinado consigo ficar mais focado naquilo que tenho que fazer. Eu tenho uma estratégia na hora de arremessar em relação ao ritmo, que me deixa bastante confortável, mas isso eu só digo quando acabar a competição (risos)”, disse Marcelinho.

Arremessador notável desde sempre, Marcelinho foi para sua primeira disputa em 2014. Após liderar a primeira fase do torneio, o ala rubro-negro fez ainda mais bonito na decisão, convertendo 21 dos 25 arremessos para totalizar 23 pontos – recorde histórico do torneio -, e bater o rival do próximo domingo, atual campeão e ex-companheiro de Fla, Jefferson William.

Campeão, Marcelinho voltou à disputa no ano seguinte para defender seu título. Depois de terminar como segundo colocado na fase inicial, com 20 pontos registrados, o camisa 4 voltou a brilhar na ‘Hora H’. Novamente com 23 pontos registrados, o capitão rubro-negro superou Eric Tatu e conquistou o bicampeonato da competição, se igualando a Fernando Fischer como maiores vencedores.

+Não perca tempo e adquira seu ingresso para o Jogo das Estrelas 2018

Na busca pela tríplice coroa, Marcelinho não quis saber de descanso no Jogo das Estrelas 2016. Porém, diferentemente dos anos anteriores, desta vez, sequer chegou à final da competição. Com apenas 13 pontos registrados na primeira fase, o ala acabou na sexta colocação, abaixo de Isaac Sosa (23), Duda (21), Lucas Dias (18), Shamell (15) e Robert Day (15). Na sequência, seu irmão Duda viria a conquistar o título, mantendo o posto de campeão na família Machado.

Mirando a tríplice coroa inédita do Torneio, Marcelinho se diz muito confiante (João Pires/LNB)

“A expectativa sem dúvidas é de vencer o Torneio. Estou lá para isso, mas sei que vai ser muito difícil. São muitos arremessadores de alto nível, mas estou bastante confiante que vai dar certo. Só dois se classificam para a final, então vai ser uma disputa bem acirrada. São 60 segundos que vão definir quem chega à decisão, e lá qualquer um pode vencer. Eu espero poder melhorar minhas performances dos anos em que fui campeão, porque realizando isto, sei que vou estar bem mais próximo da vitória”, declarou o bicampeão do Torneio dos 3 Pontos SKY.

Em sua última temporada como profissional, Marcelinho quer se isolar como maior vencedor da competição. Para isso, o ala rubro-negro terá que bater adversários complicados. Hettsheimeir, pivô caracterizado pelo ótimo arremesso de longa distância; Jefferson, atual campeão do Torneio; Crescenzi, que vem se destacando pelas bolas de fora do perímetro; Felipe Vezaro e Deryk, ambos que possuem aproveitamento superior ao camisa 4 (Vezaro 41,4% – Deryk 39,2% – Marcelinho 38,8%).

+Confira os confrontos que ocorrerão pelo Torneio de Enterradas e Desafio de Habilidades CAIXA

O Jogo das Estrelas 2018 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty, Cartões CAIXA Elo e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani, NBA e Ministério do Esporte.

Confira a análise de Marcelinho sobre cada um de seus adversários:

Jefferson William (Sesi/Franca Basquete)

“Não a toa é o atual campeão. Ele é um grande arremessador e tem uma característica que ajuda bastante neste tipo de Torneio, que é não pular muito para arremessar, assim como eu”.

Felipe Vezaro (Joinville/AABJ)

“É um arremessador nato. Você percebe isto pela característica de jogo dele. Ele também não salta tanto para arremessar, então acho que vai encontrar facilidade no Torneio”.

Deryk (Paulistano/Corpore)

“É um garoto que está com um aproveitamento muito bom nesta temporada. Ele vem com bastante confiança, e apesar de sair bastante do chão para arremessar, vive um grande momento, então pode vencer o Torneio”.

Rafael Hettsheimeir (Sendi/Bauru Basket)

“Apesar de ser pivô, é um exímio arremessador de 3 pontos. Tem um arremesso muito sólido e também será um adversário muito competitivo”.

Kevin Crescenzi (LSB/Uniso)

“Ele também salta bastante para arremessar, mas assim como os outros converte muitas bolas. Não o conheço tanto como os outros, mas pelo que eu já vi, sei que é um arremessador de elite”.