#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Parceriavencedora

17-05-2019 | 05:34
Por Rodrigo Bussula

Dupla de seis finais, Lucas Dias e Elinho exaltam amizade e revelam tomada de decisão em conjunto: "se você for, eu vou"

Independente do esporte que você pratique, jogar com aquele parceiro sempre é mais divertido, não é mesmo? No Sesi Franca Basquete, essa fórmula é seguida à risca por uma dupla para lá de decisiva nesses playoffs: o armador Elinho e o ala/pivô Lucas Dias.

Juntos desde a temporada passada, quando atuavam pelo Paulistano/Corpore, os dois já chegaram a seis finais e detém uma parceria vitoriosa, com quatro títulos na conta – um NBB CAIXA, dois Campeonatos Paulistas e uma Liga Sul-Americana.

E a parceria é tamanha, que a escolha de ir para o Franca  nessa temporada foi tomada em conjunto.

“A gente se dá muito bem na quadra, só de olhar um pro outro já sabemos o que um quer. Nós aceitamos vir para Franca porque o outro viria. A situação foi até engraçada. Foi meio que: ‘e aí, vamos? se você for, eu vou!’ Aí fechamos juntos”, disse Elinho.

Já para Lucas Dias, o companheiro de quadra é como um irmão.

“Falo que ele é meu irmão não só dentro da quadra, mas também fora dela. A gente faz quase tudo junto e temos uma convivência muito boa. De vez em quando até falo que ele é chato para caramba por pegar muito no meu pé (risos). Ele me ajudou desde o Paulistano, me fez crescer como jogador e como pessoa, e a cada dia que passa aprendo mais com ele. Ele é um verdadeiro profissional e um líder não só para mim, mas para todo o time’’, afirmou Lucas Dias

A forte parceria da dupla tem surtido efeito dentro de quadra e foi vista, principalmente, durante as duas últimas séries do Franca nesses playoffs, contra o Sendi/Bauru nas quartas (3 a 0) e o Mogi das Cruzes/Helbor nas semis (3 a 0).

+ A temporada do Franca resumida em 8 fotos

Lucas Dias é líder em números no Franca no mata-mata e anotou até aqui expressivas médias de 21,7 pontos, 5,2 rebotes, 2,2 assistências e 21,8 de eficiência em seis jogos. Para o atleta, a boa fase individual é fruto do forte jogo coletivo francano.

“Graças aos meus companheiros estou em uma boa fase nesses playoffs. Nos jogos com o Bauru e com o Mogi tive bons números porque eles me achavam e me deixavam livre. Sou um cara muito focado naquilo que quero e sei que preciso fazer não só pontos, mas também outras coisas para trazer as vitórias para o time. Independente dos meus números, vou fazer de tudo pelo bem do time”, disse.

+ Experientes, campeões e novatos: veja o currículo dos finalistas do NBB CAIXA

Lucas Dias é o principal cestinha do Franca nesses playoffs (João Pires/LNB)

Mas o grande maestro dessa equipe, que faz a engrenagem francana funcionar, é Elinho, que assim como Lucas Dias, vive um ótimo momento nesses playoffs.

Até aqui, o jogador computou médias de 9,0 pontos, 2,8 rebotes, 7,0 de assistências e 15,8 de eficiência no mata-mata, além de estar afiado nas bolas de 3 pontos, com 59% de aproveitamento nos chutes (13/22).

Para Elinho, a parceria entre ele e Lucas Dias tem ajudado nas atuações dos dois.

“Com certeza o nosso entrosamento ajuda. Quando se tem essa química e parceria fica mais fácil para os dois, assim como é com o Marquinhos e o Olivinha no Flamengo. O principal tem sido a confiança, tanto minha quanto do time em mim. Basquete é muito cabeça e estou me sentindo e treinando muito bem”, disse o camisa 5 do Franca que foi eleito o Melhor Armador do último NBB CAIXA.

+ Títulos, retrospecto e recordes: as Curiosidades das Finais

Elinho é o maestro da equipe francana (Newton Nogueira/Sesi Franca)

Agora, os dois terão pela frente mais uma finalíssima do NBB CAIXA, a segunda seguida da dupla, que foi campeã com o Paulistano na última temporada. O primeiro duelo contra o Flamengo acontecerá já neste domingo (19/05), às 10h45, no Maracanãzinho, ao vivo no Fox Sports, ESPN, Facebook e Band.

+ Os 5 maiores cestinhas da história das Finais do NBB CAIXA

“O Flamengo é uma grande equipe, principalmente no Rio, mas tivemos duas semanas de treinos para ajustar algumas coisas que erramos nas últimas duas séries. Sabemos que se quisermos alguma coisa nesse primeiro jogo teremos que marcar. Cada jogo que passa conseguimos evoluir nisso. Mostramos isso na fase de classificação e agora na reta final também. Estamos preparados e focados”, disse Lucas Dias, que completou:

“O Helinho (técnico) tem colocado todo dia na nossa cabeça que temos que ter foco para o resultado acontecer. Devemos estar focados tanto no ataque quanto na defesa. Tenho certeza que vamos dar o máximo para não errarmos e conseguirmos o nosso objetivo”, finalizou.

Calendário da série: 

Jogo 1 – 19/05 (Domingo), às 10h45, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira), às 20 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo no Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

Jogo 3 – 25/05 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

Jogo 4* – 01/06 (Sábado), às 14 horas, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

Jogo 5* – 08/06 (Sábado), às 14 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

*Se necessário

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.