#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Embalando

20-09-2013 | 06:30
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros soma quatro triunfos seguidos no Campeonato Paulista e ganha força para o Mundial; equipe ainda fará mais três jogos antes de disputa contra o Olympiacos

Norte-americano Shamell é um dos principais nomes do elenco pinheirense (Fabrício de Lima/dubem)

A temporada 2013/2014 do basquete brasileiro mal começou, mas o Pinheiros/SKY não demorará a ter o seu grande desafio. Nos dias 04 e 06 de outubro, a equipe da capital paulista, atual campeã da Liga das Américas, disputará a Copa Intercontinental de Clubes, diante do Olympiacos, dono do título da última edição da Euroliga, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, localizado na cidade de Barueri, em São Paulo.

+ Ingressos para Copa Intercontinental serão gratuitos: clique aqui e saiba como garantir seu lugar

Bem perto de iniciar a disputa pelo título mundial, o time comandado pelo técnico Cláudio Mortari atravessa um ótimo momento no Campeonato Paulista. Agora com seu elenco completo, o esquadrão pinheirense está embalado e venceu seus últimos quatro compromissos na competição estadual, diante de Helbor/Mogi das Cruzes, XV de Piracicaba, Jacareí Basketball e Liga Sorocabana de Basquete.

“Essa sequência é muito boa para o time. Estamos adquirindo um bom ritmo de jogo e conseguindo colocar em prático tudo que foi planejado. Aos poucos nosso time ficou completo e começou a encaixar. É muito importante essa sequência de vitórias para nós. Dá confiança e a gente precisa disso para o Mundial”, explicou Shamell.

Dono de uma campanha de oito resultados positivos em 15 jogos realizados no Paulista, o Pinheiros terá a chance de ampliar sua sequência vitoriosa antes dos confrontos contra os gregos. Isso porque a equipe ainda fará mais três jogos no estadual antes do duelo pela glória máxima no basquete mundial.

Paulinho foi fundamental para que o Pinheiros emplacasse a sequência de vitórias (Luiz Pires/Divulgação)

Na próxima segunda-feira (23/09), a equipe de São Paulo visitará o Winner/Kabum/Limeira, no Ginásio Vô Lucato. Na sequência, serão dois jogos seguidos ao lado de seu torcedor, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo: diante do Paschoalotto/Bauru, na próxima quinta-feira, enquanto que dois depois o adversário será o Rio Claro.

“É muito importante essa sequência para nós. Falei para todos da importância de acostumar a ganhar. Eu acho que quanto mais você ganha, mais preparado e acostumado você estará para jogos importantes. Não tem essa de relaxamento. Estamos no caminho certo e a conversa nossa é tentar ganhar esses três próximos jogos antes do Mundial para chegar para jogar contra o Olympiacos com esse espírito vitorioso”, disse o armador Paulinho, principal pontuador da equipe no Campeonato Paulista até o momento, com média de 19,2 pontos por partida.

Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Agora, em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e o novo campeão mundial sairá dos dois jogos entre o time da capital paulista e o esquadrão grego.

Pinheiros, campeão da Liga das Américas 2013, e Olympiacos, que ficou com o título da última temporada da Euroliga, se enfrentarão e em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o troféu de campeã mundial.