#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Cheio derivalidade

06-12-2018 | 11:08
Por Liga Nacional de Basquete

Rivalidade acirrada, final de Estadual e confronto de G-8: saiba tudo sobre o clássico entre Flamengo e Botafogo, nesta sexta-feira, ao vivo no FoxSports.

Nesta sexta-feira (07/12), Flamengo e Botafogo realizarão um clássico cheio de rivalidade e com promessa de jogo grande, no Tijuca Tênis Clube, às 21h10, com transmissão ao vivo no FoxSports.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

+Tabela de jogos do NBB CAIXA 2018/2019

Para explicitarmos mais o tamanho da rivalidade desse clássico carioca, separamos alguns pontos importantes do duelo. Confira:

Final do Carioca

No início desta temporada, pelo campeonato estadual, Flamengo e Botafogo se encontraram algumas vezes, duas delas na final da competição.

Durante o torneio, o time rubro-negro comandado por Gustavo De Conti venceu o alvinegro carioca em quatro oportunidades: duas na primeira fase (67 a 57 e 73 a 69) e outras duas na finalíssima do Estadual (88 a 69 e 83 a 73).

Choque de Super 8

Donos de campanhas distintas, os dois times estão na zona de classificação para a Copa Super 8. O Flamengo, já classificado para a competição, conta com campanha de oito vitórias em 11 jogos e ocupa a terceira colocação do NBB CAIXA 2018/2019.

+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019

Há quase um mês sem entrar em quadra pela atual edição do NBB CAIXA, o time comandado por Gustavo De Conti buscará uma vitória sobre o rival carioca para se recuperar da derrota para o Paulistano/Corpore (97 x 84), sofrida na última vez que o rubro-negro entrou em quadra pela competição (16/11).

“Tivemos duas semanas de treino e isso foi muito bom, principalmente após a maratona de jogos que enfrentamos. Focamos muito no confronto com o Botafogo, que é um clássico, e sabemos da responsabilidade que temos. Nossa equipe está preparada e treinamos muito os pontos que estávamos falhando. Espero que possamos sair com uma vitória para, desta forma, melhorar nossa posição na tabela de classificação”, afirmou o pivô Olivinha, do Flamengo.

Já o Botafogo, sétimo colocado, chegou até aqui com seis triunfos em 11 oportunidades, e ainda luta para garantir uma das oito vagas para a Copa Super 8. Para Léo Figueiro, comandante do alvinegro carioca, participar da Copa Super 8 é uma das metas do Botafogo na temporada.

“Toda temporada estabelecemos metas, e uma das nossas é estar entre os oito primeiros para, assim, disputar a Copa Super 8. É um torneio muito importante, principalmente por que dá uma vaga direta para a Liga das Américas, e, caso consigamos, será uma grande conquista para a equipe. Vamos um passo de cada vez, sem pensar muito lá na frente. O primeiro passo é estar na Copa Super 8, que será muito importante no projeto que pensamos para o Botafogo neste ano e nos próximos”, disse Léo Figueiró, treinador do Botafogo.

O que esperar do duelo? 

De um lado a melhor defesa do NBB CAIXA 2018/2019, e do outro um time que vem em uma crescente, além de deter o título de terceira melhor defesa da competição. Flamengo e Botafogo medirão forças em uma partida que ficará marcada por um fator em comum: a força defensiva.

Flamengo de De Conti detém a melhor defesa da atual edição do NBB CAIXA (Gilvan de Souza/Flamengo)

Com média de 69,45 pontos sofridos por jogo, o Flamengo conquistou até aqui bons números com seu forte sistema defensivo. Após a derrota para o Paulistano/Corpore, o time comandado por Gustavo de Conti busca a recuperação contra o Botafogo, adversário antigo do time da Gávea nessa temporada.

“O Botafogo é uma equipe muito bem treinada e organizado pelo Léo (treinador do Botafogo). Mesmo com alguns jogadores lesionados, eles conseguiram fazer grandes jogos com diversas equipes. Os jogos contra o Botafogo pelo Estadual foram muito equilibrados e, mesmo após ganharmos todas as partidas, os placares foram todos bem próximos, nada mais do que dez pontos. Esperamos um jogo difícil, mas estamos bem preparados e sabemos que esse triunfo é muito importante, tanto para a classificação geral do campeonato, quanto para a classificação da Copa Super 8, que será agora em dezembro”, reiterou o treinador do Flamengo, Gustavo De Conti.

Do outro lado do duelo, o clube da estrela solitária, terceira melhor defesa da competição – média de 76,00 pontos sofridos por jogo -, terá que encarar um velho conhecido que ainda está indigesto para o torcedor alvinegro, principalmente após a derrota na final do Estadual.

Léo Figueiró consolidou um forte sistema defensivo na equipe botafoguense (Rafael Ribeiro/Vasco)

“A expectativa é de um grande clássico, onde as equipes vão querer se entregar ao máximo. O Flamengo tem um potencial muito grande, além de manter a intensidade todos os jogos. Temos que saber controlar o ritmo da partida, trabalhar nos rebotes, saber impor nosso estilo de jogo e melhorar nosso aproveitamento, que não foi bom no último jogo”, disse o treinador alvinegro.

Histórico no NBB

Botafogo e Flamengo entraram em quadra um contra o outro em duas oportunidades pelo NBB CAIXA, todas na última temporada. O Primeiro confronto aconteceu com mando do time da Gávea, na Arena Carioca 1.

O duelo marcou a apresentação do pivô Anderson Varejão no rubro-negro, mas engana-se quem acha que essa foi a única felicidade do torcedor flamenguista no confronto. Absolutos do início ao fim, o time rubro-negro conquistou uma vitória maiúscula, por 107 a 54, no primeiro clássico contra o alvinegro carioca pelo NBB CAIXA.

Já no jogo de volta, no segundo turno, na casa do Botafogo, o Flamengo manteve o histórico positivo e venceu mais uma, mas desta vez pelo placar apertado de 90 a 84.