#JOGAJUNTO

Mais basquete

Garantidos

01-09-2014 | 11:21
Por Liga Nacional de Basquete

Limeira e Pinheiros ampliam sequências vitoriosas e asseguram liderança dos Grupos A e B do Campeonato Paulista com duas rodadas de antecedência

Limeira, do armador Nezinho, levou a melhor sobre Bauru e assegurou o 1º lugar do Grupo A (JB Anthero/Divulgação)

Limeira, do armador Nezinho, levou a melhor sobre Bauru e assegurou o 1º lugar do Grupo A (JB Anthero/Divulgação)

Mesmo com duas rodadas de antecedência para o final da fase de classificação, o Campeonato Paulista 2014 já tem os líderes de seus dois grupos definidos. Winner/Limeira e Pinheiros/SKY estenderam suas sequências vitoriosas, venceram seus compromissos no último sábado e garantiram matematicamente a ponta das chaves A e B, respectivamente, da competição estadual.

Com a liderança de seus grupos na mão, Limeira e Pinheiros terão o direito de decidir as duas primeiras fases dos playoffs (quartas de final e semifinal) do campeonato em casa. No Paulista, assim como no NBB, a equipe de melhor campanha joga em casa os jogos de número 1, 2 e 5 (se necessário), enquanto que o time pior colocado na primeira fase sediará a terceira e quarta (se necessária) partidas. Caso façam a final, o mando de quadra ficará com a equipe com o menor número de derrotas.

Para assegurar a primeira colocação do Grupo A, o time limeirense conquistou um importante triunfo como mandante. Ao lado de sua torcida, no Ginásio Vô Lucato, a equipe dirigida pelo técnico Dedé Barbosa venceu o Paschaolotto/Bauru, por 108 a 99, e chegou ao quinto resultado positivo consecutivo – o sétimo em oito jogos no campeonato.

Com 26 pontos, o ala/pivô norte-americano Chris Hayes foi o cestinha do Limeira, seguido pelo armador Nezinho, autor de 22 pontos, e pelo também ala/pivô Rafael Mineiro, responsável por outros 18 pontos. Pelo lado do Bauru, que conheceu seu terceiro revés em oito jogos disputados e segue na vice-liderança da chave, o jogador mais efetivo em quadra foi o ala/pivô Jefferson, que somou 26 pontos e 13 rebotes e chegou ao sétimo duplo-duplo na competição.

Joe Smith foi um dos destaques da elástica vitória pinheirense (Ricardo Bufolin/ECP)

Joe Smith foi um dos destaques da elástica vitória pinheirense (Ricardo Bufolin/ECP)

Enquanto isso, o Pinheiros/SKY conquistou sua sétima vitória na competição em grande estilo. Com direito a placar centenário, o clube da capital paulista atropelou o Internacional/Fupes, em casa, pelo placar de 112 a 56, e atingiu a mesma campanha do Limeira, sete triunfos em oito jogos (a única derrota da equipe foi na rodada de abertura, frente à Liga Sorocabana).

No duelo realizado no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, o time do técnico Marcel de Souza teve como destaque os irmãos Jason e Joe Smith, que marcaram 23 e 20 pontos, respectivamente, e o garoto Lucas Dias, autor de 15 pontos.

A partida também foi importante para que o treinador pinheirense lançasse alguns jovens jogadores, como o armador Georginho, recentemente eleito entre os melhores de um torneio internacional Sub-19, e o ala/pivô Léo, que aproveitaram bem a chance e anotaram 12 pontos cada.

Franca vence e se garante nos playoffs

Na rodada deste sábado, o Vivo/Franca venceu o Palmeiras/Meltex, fora de casa, por 74 a 66, e, além de garantir sua vaga nos playoffs, ainda colocou fogo na briga pelo segundo lugar do Grupo A.

Com as mesmas cinco vitórias e três derrotas do Bauru, os comandados de Lula Ferreira terão a chance de ultrapassar os atuais campeões estaduais, já que os times do interior do Estado se enfrentarão na rodada de encerramento da fase de classificação, no próximo sábado. Antes, os times entrarão em quadra pela nona rodada, nesta quinta-feira.

Para levar a melhor sobre o Palmeiras e somar um importante triunfo como visitante, Franca contou com mais um grande desempenho do ala Léo Meindl. Principal jogador da equipe no campeonato até o momento, o jogador, de 21 anos, foi o cestinha da partida realizada no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo, com 21 pontos.

Tyrone foi o destaque da vitória do Mogi sobre Lins (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Tyrone foi o destaque da vitória do Mogi sobre Lins (Guilherme Peixinho/Divulgação)

No outro jogo da chave, o Mogi das Cruzes/Helbor foi até a cidade de Lins e levou a melhor sobre os anfitriões, por 72 a 61, em grande noite do ala norte-americano Tyrone Curnell, autor de 17 pontos e 12 rebotes. Com o resultado, os semifinalistas do último NBB mantiveram o quarto lugar do Grupo A, com 50% de aproveitamento (quatro vitórias e quatro derrotas). Por sua vez, o Lins Basquete segue sem vencer na competição e somou a oitava derrota.

Grupo B segue embolado

Enquanto isso, no Grupo B, a classificação embolou ainda mais. Com as vitórias do São José/Unimed e Liga Sorocabana sobre Rio Claro Basquete e Paulistano/Unimed, respectivamente, as quatro equipes ficaram com a mesma campanha (quatro triunfos em oito jogos) e as três vagas restantes da chave nos playoffs seguem em aberto. Com mais dois jogos a fazer cada um, os times decidirão e um deles ficará de fora da fase de mata-mata.

No Ginásio Lineu de Moura, a equipe joseense fez valer o mando de quadra e superou o Rio Claro, por 88 a 81. Com 17 pontos e 11 rebotes, o pivô Caio Torres foi o principal nome do time mandante. Pelo lado dos visitantes, o destaque ficou por conta do também pivô Lucas Tischer, que somou 19 pontos e nove rebotes.

Em Sorocaba, no Ginásio Gualberto Moreira, a Liga Sorocabana venceu o Paulistano pela segunda vez no campeonato, pelo placar de 102 a 98. O cestinha do jogo e grande responsável pela vitória do time dirigido pelo técnico Rinaldo Rodrigues foi o ala Schneider, com 24 pontos, enquanto que pelo time da capital o cestinha foi o armador norte-americano Kenny Dawkins. com 20 pontos.

Confira os últimos resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2014:

30/08 (sábado)
Oitava rodada
Pinheiros/SKY 112 x 56 Internacional/Fupes (Grupo B)
Lins Basquete 61 x 72 Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo A)
Liga Sorocabana 102 x 98 Paulistano/Unimed (Grupo B)
Winner/Limeira 108 x 99 Paschoalotto/Bauru (Grupo A)
Palmeiras/Meltex 66 x 74 Vivo/Franca (Grupo B)
São José/Unimed 88 x 81 Rio Claro Basquete (Grupo A)

02/09 (terça-feira)
Décima rodada*
20h – Ginásio Antonio Prado Junior (São Paulo) – Paulistano/Unimed x Pinheiros/SKY (Grupo B)

04/09 (quinta-feira)
Nona rodada
20h – Ginásio Panela de Pressão (Bauru) – Paschoalotto/Bauru x Lins Basquete (Grupo A)
20h – Ginásio Hugo Ramos (Mogi das Cruzes) – Mogi/Helbor x Palmeiras/Meltex (Grupo A)
20h – Arena Santos (Santos) – Internacional/Fupes x Paulistano/Unimed (Grupo B)
20h – Ginásio Pedrocão (Franca) – Vivo/Franca x Winner/Limeira (Grupo A)
20h – Ginásio Lineu de Moura (São José dos Campos) – São José/Unimed x Pinheiros/SKY (Grupo B)
20h – Ginásio Felipão (Rio Claro) – Rio Claro Basquete x Liga Sorocabana (Grupo B)

*Partida antecipada

Confira a classificação do Campeonato Paulista 2014:

– Grupo A
1º) Winner/Limeira – 15 pontos (sete vitórias e uma derrota)
2º) Paschoalotto/Bauru – 13 pontos (cinco vitórias e três derrotas)
3º) Vivo/Franca – 13 pontos (cinco vitórias e três derrotas)
4º) Mogi das Cruzes/Helbor – 12 pontos (quatro vitórias e quatro derrotas)
5º) Palmeiras/Meltex – 11 pontos (três vitórias e cinco derrotas)
6º) Lins Basquete – 8 pontos (oito derrotas)

– Grupo B
1º) Pinheiros/SKY – 15 pontos (sete vitórias e uma derrota)
2º) Paulistano/Unimed – 12 pontos (quatro vitórias e quatro derrotas)
2º) Rio Claro Basquete – 12 pontos (quatro vitórias e quatro derrotas)
2º) São José/Unimed – 12 pontos (quatro vitórias e quatro derrotas)
2º) Liga Sorocabana – 12 pontos (quatro vitórias e quatro derrotas)
6º) Internacional/Fupes – 9 pontos (uma vitória e sete derrotas)