#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Outro Elinho

02-01-2018 | 06:09
Por Liga Nacional de Basquete

Líder em assistências do NBB CAIXA, Elinho Corazza admite “mais confiança” no Paulistano e projeta duelo contra ex-time nesta quarta-feira

Após 3 temporadas “discretas” no Mogi, Elinho recuperou a confiança no CAP e, agora, como líder em assistências do NBB, reencontrará seu ex-time (Willian Oliveira/Divulgação)

O duelo que abrirá o ano de 2018 do basquete brasileiro, marcado para esta quarta-feira (03/01), entre Mogi das Cruzes/Helbor e Paulistano/Corpore, terá um sabor especial para Elinho Corazza. Um dos grandes destaques da equipe alvirrubra na temporada, o armador de 28 anos reencontrará o Ginásio Hugo Ramos e a torcida mogiana pela primeira vez no NBB CAIXA em uma condição um tanto quanto diferente em relação aos três anos em que atuou por lá.

Com a camisa do Mogi, Elinho ficou entre 2014/2015 e 2016/2017 e conquistou dois títulos (Estadual e Liga Sul-Americana, ambos em 2016), vindo do banco de reservas na maioria das oportunidades. Suas médias pela equipe mogiana somando as três edições do NBB CAIXA foram de 4,7 pontos e 3,2 assistências. Na temporada passada, foram 2,5 pontos e 2,6 assistências em 13,1 minutos em média.

+Saiba mais: confira os #10Fatos mais importantes do duelo entre Mogi e Paulistano

Agora, de volta ao Paulistano – clube que já havia defendido entre 2010 e 2013 – o cenário é outro. Jogando em média 23,7 minutos, o atleta viu sua confiança voltar e junto dela o alto nível de suas atuações. Com o “novo” cenário, Elinho tem a maior média de assistências do NBB CAIXA, que é de 7,7 por partida, além de anotar 6,1 pontos (12,1 de eficiência). Para ele, os minutos foram fator primordial para a nítida mudança de patamar.

“Acredito que a maior mudança foram os minutos. Tenho jogador mais aqui no Paulistano, que tem uma filosofia diferente do Mogi. Treinar e me dedicar são coisas que sempre fiz, então acho que agora tenho mais confiança e tempo de quadra”, disse Elinho “Não sei dizer se é a melhor fase da minha carreira, mas com certeza é uma das melhores”, completou o armador, que também foi líder em assistências da campanha do título do Estadual 2017.

Em 3 temporadas, Elinho conquistou os títulos do Campeonato Paulista e do Estadual de 2016 (João Pires/LNB)

Elinho possui um estilo de jogo diferente dos demais armadores. O mais alto da posição (1,91m) no NBB CAIXA, o atleta possui uma maneira “clássica” de jogar: habilidoso, inteligente, exímio passador, explora bem o pick and roll e menos pontuador – o que contraria a nova tendência de armadores pelo mundo.

Com isso, o camisa 5 alvirrubro carrega grande responsabilidade na produção ofensiva do time, que baseia boa parte de seus ataques nos corta-luzes seguidos de chutes de longa distância. Não à toa, o time é líder em bolas de 3 convertidas no NBB CAIXA (11,1 por jogo). Mas, para essa estratégia funcionar, um passador como Elinho é mais do que primordial.

+Reloginho SKY: veja como a dupla Lucas Dias e Deryk se saiu no desafio de arremessos
+Passando a bola: Yago e Jhonatan testam a rapidez no pensamento e o entrosamento

“O Paulistano é um time que gosta de jogar muito pick and roll e tem muito chutador. Quase todos arremessam de fora, são bem agressivos. Gosto de jogar pick and roll, pois depois dele consigo criar as jogadas, e ter vários chutadores e até mesmo os pivôs que giram para dentro é a melhor coisa. Acredito que meu papel no time seja importante, mas ao mesmo tempo acho bom ter um armador da característica do Yago, por exemplo, para revezar”, analisou Elinho.

Abrir 2018 enfrentando justamente o Mogi é algo que anima ainda mais o maior garçom da atual temporada do NBB CAIXA. De quebra, uma vitória diante de seu ex-clube colocaria o Paulistano de volta no G-4 – a equipe tem os mesmos 70% de aproveitamento que o Sesi Franca, quarto colocado, que leva a melhor no desempate por confronto direto. Portanto, além do sabor do reencontro com o Hugo Ramos, o duelo fica ainda mais especial pela importância no campeonato. A partida será nesta quarta-feira (03/01), às 19h30, com transmissão ao vivo do SporTV.

+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2017/2018

“Será muito bom esse reencontro. Rever os amigos que fiz por lá e jogar no ginásio que conheço bem e que tenho um respeito enorme. Vamos buscar a vitória para conseguirmos nos aproximar deles na tabela. Sabemos o estilo de jogos deles e que têm a melhor defesa do NBB, por isso precisamos jogar com confiança para começar 2018 com vitória e manter nossa boa sequência”, finalizou Elinho Corazza.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.