#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Partiu, Sul-Americana

31-10-2017 | 07:43
Por Liga Nacional de Basquete

Após 3º lugar na Copa Avianca, Flamengo mira atenções para fase decisiva da Liga Sul-Americana; equipe será mandante do Grupo E

Equipe do técnico José Neto tentará classificação à final da Liga Sul-Americana na próxima semana (João Pires/LNB)

O Flamengo terá uma semana de decisão pela frente. Depois de fechar sua participação na Copa Avianca nesta terça-feira (31/10), com triunfo sobre o Universo/Vitória na disputa pelo terceiro lugar, o clube da Gávea concentrará suas atenções na segunda fase da Liga Sul-Americana.

Entre os dias 07 e 09 de novembro, o time rubro-negro disputará o Grupo E do torneio continental e atuará ao lado de sua torcida, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Os rivais serão EC Pinheiros, Estudiantes de Concordia (ARG) e Olimpia (PAR).

A tabela dos jogos ainda não divulgada pela FIBA Américas. De acordo com o regulamento da Liga Sul-Americana, as quatro equipes se enfrentarão entre si e apenas o líder da chave avança à decisão, que será disputada em uma melhor de cinco jogos.

“Foi uma grande conquista da diretoria ter conseguido levar esse grupo para o Rio de Janeiro. Agora temos que fazer a nossa parte em quadra para conquistarmos essa vaga na decisão. Sabemos que é um grupo difícil, mas estamos bem preparados para esse desafio e queremos muito chegar à final”, disse o técnico José Neto.

Flamengo, do armador Cubillán, conquistou quatro vitórias em seis jogos na Copa Avianca (João Pires/LNB)

Depois de fechar o Grupo A da Sul-Americana com 100% de aproveitamento, na primeira semana de outubro, o Flamengo teve um longo período de treinos e contou com a disputa da Copa Avianca para ganhar mais ritmo de jogo. Em Belo Horizonte, a equipe do técnico José Neto disputou seis partidas e conquistou quatro vitórias – as derrotas foram para Minas e Vasco.

“Nosso foco aqui na Copa Avianca era justamente de dar mais ritmo de jogo à equipe para chegar bem nessa fase decisiva da Sul-Americana. Administramos bem o time durante esses dias, com um ótimo trabalho feito por toda a comissão técnica. Claro que queríamos ganhar, mas o mais importante foi o time fazer uma boa preparação para os jogos da próxima semana”, explicou o comandante José Neto.

Por conta da disputa da Liga Sul-Americana, o Flamengo estreará no NBB CAIXA 2017/2018 apenas no dia 10/11. O rival na estreia será o atual vice-campeão Paulistano/Corpore e, dois dias depois, a equipe enfrentará o Campo Mourão Basquete. Ambas as partidas serão fora de casa.

“Desde o começo da temporada sabíamos que nosso time iria jogar muitos jogos seguidos logo nesse começo. Então, toda nossa comissão técnica trabalho junta para os atletas chegarem em ótimas condições nesse período. O NBB é um campeonato muito longo, mas sabemos que é importante ter um bom começo, até porque podemos ter mais jogos ainda pela frente, caso a gente chegue à Liga das Américas”, concluiu Neto.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.