#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pensando alto

19-12-2014 | 12:13
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de vencer Palmeiras na última rodada, Franca recebe o Pinheiros, nesta sexta-feira, visando manter embalo e chegar ainda mais perto do G-4 do NBB 7

Lucas Mariano, do Franca, e Douglas Nunes, do Palmeiras

Franca vem de grande vitória sobre o Palmeiras no NBB 7 (Newton Nogueira/Divulgação)

Após vitória sobre o Palmeiras/Meltex na última rodada, por 80 a 74, o Franca Basquete buscará estender sua sequência positiva na temporada 2014/2015 do NBB diante do Pinheiros/SKY, nesta sexta-feira (19/12), no Ginásio Pedrocão, no interior paulista, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

Com o triunfo frente aos palmeirenses, a equipe do técnico Lula Ferreira se manteve na sexta posição do NBB 7, com sete resultados positivos em 11 partidas (63,6% de aproveitamento), porém, agora está empatado com o Minas Tênis Clube, quinto colocado, que tem campanha idêntica, mas leva vantagem no desempate por ter vencido os francanos no confronto direto.

+ Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Dependendo de uma combinação de resultados, o esquadrão da Capital do Basquete pode encerrar a 12ª rodada literalmente à beira do grupo dos quatro primeiros colocados que ao final da fase de classificação avançam direto às quartas de final nos playoffs do NBB. Para isso acontecer, o Franca precisa vencer o Pinheiros e torcer para o Rio Claro vencer o Minas, fora de casa.

“Como em todos os confrontos desse NBB, a partida de amanhã será muito difícil. O Pinheiros vem de uma dura derrota para o Bauru e com certeza vai buscar a recuperação contra o nosso time. Temos que manter a consistência no jogo e não deixar que a equipe deles tenham volume no ataque. Vamos buscar a segunda vitória consecutiva para embalar no NBB”, afirmou o ala/pivô francano Lucas Mariano.

Franca, do ex-Pinheiros Figueroa, quer manter o embalo e chegar ao G-4 do NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Franca, do ex-Pinheiros Figueroa, quer manter o embalo e chegar ao G-4 do NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Adversário do Franca nesta sexta-feira, o Pinheiros vive uma situação um tanto quanto delicada nesta reta final de 2014 no NBB. Não por estar em situação crítica na tabela ou algo do tipo, pois no momento ocupa a nona colocação, com campanha de cinco vitórias e cinco derrotas (50% de aproveitamento), mas sim pela larga e histórica derrota sofrida na última rodada.

No Ginásio Panela de Pressão, a equipe do técnico Marcel de Souza foi superada pelo atual campeão sul-americano Paschoalotto/Bauru por incríveis 61 pontos de diferença, placar de 116 a 55, resultado este que quase bateu o recorde de diferença de pontos numa única partida pertencente ao Flamengo, que no NBB 4 superou o Vila Velha por 62 pontos de vantagem, um a mais que os bauruenses.

“É um jogo muito difícil. É sempre complicado jogar contra Franca, não importa o time que eles tenham. Mas o campeonato é longo. Vão ter derrotas e vitórias”, comentou o ala/pivô  pinheirense Felipe Ribeiro. “Precisamos fazer o nosso jogo, atuar como um time, com uma defesa e um conjunto muito fortes”, explicou o ala/armador norte-americano Joe Smith.

Léo W. pode desfalcar o Franca contra o Pinheiros (Newton Nogueira/Divulgação)

Léo W. pode desfalcar o Franca contra o Pinheiros (Newton Nogueira/Divulgação)

Para o duelo desta sexta-feira, o Franca Basquete provavelmente atuará sem o pivô Léo Waszkiewicz, o “Leozão”, que sofreu um trauma no joelho direito na partida da última rodada contra o Palmeiras/Meltex e é dúvida para enfrentar o Pinheiros.

“O Leozão sofreu um trauma grave no joelho direito durante a partida contra o Palmeiras e precisou ser retirado de quadra. Estamos fazendo tratamento intensivo, mas ele continua sentindo muitas dores e não consegue dobrar a perna. Vamos avaliá-lo momentos antes do confronto, mas ele é dúvida e existe possibilidade dele não poder atuar”, disse Rogério Barbosa, fisioterapeuta do Franca Basquete.

Com uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, o armador Paulinho Boracini é o único desfalque do técnico Marcel de Souza, que poderá contar com o jogador somente na próxima temporada.

“Temos que buscar a vitória para voltarmos para casa com um resultado positivo e tentar fechar o ano bem, diante de nossa torcida. Acredito que com uma boa defesa, temos todas as condições de vencer”, concluiu o pivô Morro, do Pinheiros.