#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Preparados

03-10-2013 | 07:05
Por Liga Nacional de Basquete

Durante coletiva de imprensa, atletas e técnicos garantem: Pinheiros e Olympiacos estão prontos para Mundial

Shamell e Mortari durante a coletiva: tranquilidade no discurso pinheirense (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A tarde desta quinta-feira foi diferente para os principais jogadores e para os técnicos de Pinheiros/SKY e Olympiacos. Ao invés da bola laranja foram os microfones os instrumentos de trabalho dos treinadores Cláudio Mortari e Georgios Bartzokas e dos atletas Shamell e Vassilis Spanoulis.

Participante da coletiva de imprensa que antecede a disputa pelo título mundial, o quarteto mostrou muita tranquilidade nas respostas e uma coisa ficou em comum entre os discursos: os times estão preparados para duelarem pelo troféu de campeão do planeta.

Acesse o Hot Site do Mundial de Clubes e confira todas as informações da competição

Pinheiros e Olympiacos se enfrentarão nos dias 04 de outubro, às 20 horas (de Brasília), e 06 de outubro, às 11h30 (de Brasília). Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o troféu de campeã mundial.

Ingressos para o Mundial de Clubes serão gratuitos: clique aqui e saiba como garantir seu lugar

Do lado do time brasileiro, o clima é de tranquilidade. Apesar de ter conquistado seu primeiro título internacional apenas na última temporada, ao levantar o troféu da Liga das Américas 2013, o time da capital paulista tem experiência internacional de sobra.

Nos últimos três anos, a equipe pinheirense esteve envolvida, sempre com boas colocações, em competições continentais. Em 2011, a equipe foi vice-campeã da Liga Sul-Americana e do Torneio Interligas. No ano seguinte, os comandados de Mortari novamente ficaram com a medalha de prata no Interligas. Isso sem falar no inédito troféu da Liga das Américas, conquistado no primeiro semestre deste ano.

“Se você pegar os últimos três anos, o Pinheiros já jogou quase tudo. Fomos vice-campeões da Liga Sul-Americana, jogamos contra os principais times do continente, e em nosso primeiro ano na Liga das Américas fomos campeões. Nós estamos desde segunda-feira focados para dar o nosso máximo”, disse Shamell.

Além da vivência internacional, o Pinheiros tem outro trunfo para o duelo com os gregos. Com seu elenco completo, depois de o ala/armador norte-americano Joe Smith e o ala/pivô Rafael Mineiro se apresentarem ao técnico Mortari, o clube pinheirense venceu seis dos seus sete últimos compromissos no Campeonato Paulista e chega embalado para a disputa pelo título mundial.

“No começo do Paulista não estávamos bem. Eu não joguei os primeiros quatro jogos, o Mineiro estava na Seleção e Smith chegou faz pouco tempo. Então, o time está encaixando. Já faz um mês que estamos encaixados”, completou o MVP da Liga das Américas 2013.

Técnico grego mostrou muita seriedade em seu discurso (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Pelo lado do Olympiacos, nada de diferente. Atual bicampeã da Euroliga, a equipe teve algumas trocas em seu plantel para esta temporada. Porém o técnico Bartzokas segue tranquilo e confiante que o elenco montado possa fazer um bom papel nas disputas que o clube de Atenas terá pela frente.

Em relação à última temporada, não estão mais na equipe os norte-americanos Kyle Hines, Josh Powell e Doron Perkins, o pivô macedônio Pero Antic, e o ala grego Kostas Papanikolau. Enquanto isso, os norte-americanos Cedric Simmons, Brent Petway, Bryant Duntson e Matt Lojeski (naturalizado belga) e o gigante esloveno Mirza Begic chegaram.

“Os jogadores que saíram nos ajudaram a chegar no topo da Europa, mas por razões diferentes eles não estão mais conosco. Mas escolhemos outros jogadores para ocuparem estas vagas e estou muito satisfeito com as escolhas. Estou certo de que essas caras novas vão ajudar muito o Olympiacos”, disse Bartozkas, que para as partidas diante do Pinheiros não poderá contar com os serviços do ala/armador Acie Law e do jovem ala Iannis Papapetrou, ambos lesionados.

Ainda sem o início de suas competições oficiais, Liga Grega e Euroliga, o time alvirrubro realizou apenas amistosos para se preparar para o confronto com o Pinheiros. E o aproveitamento da equipe foi impecável. Ao todo, o time disputou dois torneios amigáveis – Petras Cup e Rixas Cup – e ficou com o título nas duas oportunidades.

“Temos muitas dificuldades de ficar 100% prontos e por isso que falei que cada treino e cada jogo são muito importantes. Estamos enfrentando esses jogos com muita seriedade. Daqui duas semanas terá início o Campeonato Grego e dez dias depois estrearemos na Euroliga. Esse título, com certeza, é algo nos interessa muito. Queremos não só ganhar, como também fazer com que o time cresça e ganhe uma química”, concluiu o comandante grego.