#JOGAJUNTO

NBB Caixa

titãs dosdois lados

11-03-2019 | 10:08
Por Liga Nacional de Basquete

Com duelos entre líderes individuais da história do NBB CAIXA, Flamengo e Bauru fazem clássico nesta terça-feira, ao vivo no Facebook

Quem olha para a tabela de classificação do NBB CAIXA vê o Flamengo em terceiro e o Sendi/Bauru Basket na décima colocação. Mas, se engana quem acha que o duelo entre eles será “morno”.

Os dois times possuem em seus elencos nomes de peso no cenário do basquete nacional, como Marquinhos, Olivinha e Varejão pelo rubro-negro, e Alex Garcia, Fúlvio, Larry e Jefferson pelo Dragão.

Fora isso, trata-se de um clássico, já que Flamengo x Bauru é o duelo que mais aconteceu na história do NBB CAIXA (36 vezes) e inclusive decidiu duas edições da competição – ambas vencidas pelo Fla.

+Histórico completo de Bauru x Flamengo

Esse verdadeiro “duelo de titãs” acontecerá nesta terça-feira (12/03), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

Já que teremos várias super estrelas em ação, que tal analisarmos os possíveis confrontos que teremos em quadra no clássico? Se liga!

Marquinhos x Alex Garcia

Oito títulos. Onze finais. Três prêmios de MVP. Essas são algumas das marcas alcançadas por Marquinhos e Alex na história do campeonato. E tem muito mais…

Com 341 jogos disputados, Marquinhos é o segundo maior cestinha da história, com 6.208 pontos, atrás apenas do norte-americano Shamell. Tetracampeão com o Flamengo, o ala é o quarto atleta com mais bolas de 3 pontos convertidas no NBB CAIXA (747) e o sétimo nas de 2 pontos (1.263).

Para completar seu repertório, o MVP da última temporada também figura no Top 10 de assistências, com 1.063.

Dois dos maiores jogadores da história do NBB CAIXA, Alex e Marquinhos se enfrentarão mais uma vez (Fotojump/LNB)

Na terceira colocação dos cestinhas entra Alex Garcia (5.770). Presente em todas as edições da competição, o “Brabo” já disputou 359 jogos, com direito a quatro títulos – três pelo Brasília e um pelo Bauru.

O jogador de 39 anos possui mais seis marcas pertencentes ao Top 10 da competição: quinto em assistências (1.375), oitavo em rebotes (1.883) e arremessos de 2 pontos convertidos (1.224), sétimo em tocos (197) e bolas de 3 pontos (639), e quarto em roubos de bola (496).

Olivinha x Jefferson William

No garrafão eles dão show. Os alas/pivôs Olivinha e Jefferson William sabem como dominar a área pintada da quadra. Presentes em todas as 11 edições do NBB CAIXA, os experientes jogadores são donos de marcas consideráveis do campeonato.

Em sua sétima temporada defendendo o Flamengo, Olivinha é conhecido como um sinônimo de raça e determinação. O jogador rubro-negro é o maior reboteiro da história do campeonato, com 2.965, ainda mais impressionante pelos seus 2,03m – altura considerada normal para um pivô.

Além dos rebotes, Olivinha é o recordista em partidas disputadas (383), duplos-duplos (116) e em arremessos de 2 pontos convertidos (1.552). Na pontuação, o tetracampeão do NBB CAIXA possui a sexta melhor marca, com 5.308 pontos anotados.

Donos do garrafão, Olivinha e Jefferson estão entre os maiores reboteiros do campeonato (Fotojump/LNB)

Jefferson William é conhecido principalmente pela sua pontaria afiada. O arremesso de 3 pontos é a principal arma do jogador do Dragão, que já converteu 696 na história da competição – sexto maior nesse quesito.

Ao longo das 338 partidas disputadas, o ala/pivô é também o oitavo maior cestinha, com 4.782 pontos, e o quinto maior reboteiro, com 2.198 rebotes.

Franco Balbi x Fúlvio

O duelo na armação das equipes promete ser especial. São dois jogadores com as mesmas características, os armadores clássicos, que buscam deixar seus companheiros em ótimas posições para pontuar com passes incríveis e jogadas de tirar o fôlego: Franco Balbi, do Flamengo, e Fúlvio, do Bauru.

Em seu primeiro ano no Brasil, Balbi vem mostrando seu gingado latino nas quadras brasileiras (Fotojump/LNB)

Em sua primeira temporada no NBB CAIXA, o argentino Franco Balbi já conquistou o carinho da torcida rubro-negra. Até aqui, o armador do Flamengo possui médias de 10,4 pontos, 5,8 assistências e 4,0 rebotes (14,5 de eficiência), em 22 partidas disputadas na temporada.

Fundamental nos momentos decisivos das partidas, Balbi coleciona atuações de tirar o chapéu na competição, que o colocaram como um dos possíveis candidatos a ganhar o prêmio de MVP da atual temporada.

“Magic” Fúlvio é o principal garçom da história do campeonato, com média de 7,0 servidas por partida (Victos Lira/Bauru Basket)

Do outro lado, a experiência de Fúlvio. Aos 37 anos, o armador do Dragão segue atuando em alto nível, com boas médias de pontos (8,3) e assistências (5,3).

Falando em assistências, o jogador é o líder dessa estatística na história do NBB CAIXA, com 1.890 servidas em 270 partidas disputadas – média de 7,0 por jogo.

Deryk Ramos x Larry Taylor

Entre os alas/armadores, surge um confronto entre experiência e juventude. De um lado o norte-americano naturalizado brasileiro Larry Taylor, que aparece no Top 10 da história da competição nos três principais quesitos (pontos, rebotes e assistências). Do outro, o campeão e líder nos arremessos de 3 pontos da última temporada, Deryk Ramos.

Deryk Ramos e Larry se enfrentarão mais uma vez pelo NBB CAIXA (Luiz Pires/LNB)

Presente em todas as edições do NBB CAIXA, Larry Taylor tem motivos para se orgulhar de sua história no território brasileiro. O jogador de 38 anos está a dez pontos de atingir a marca de 5.000 pontos, que foi alcançada por apenas seis jogadores na história do campeonato.

Além da pontuação, o “Alienígena” ainda figura entre os dez melhores em assistências, com a terceira melhor marca (1.723), e rebotes, em que é o nono colocado (1.856). Já nas roubadas de bola, nenhum atleta foi melhor do que ele, que contabiliza 646 desarmes.

Campeão na última temporada com o Paulistano/Corpore, Deryk Ramos liderou o último NBB CAIXA em bolas de 3 pontos convertidas, com 2,63 por partida – 108 no total. Depois de um período de oscilação com a camisa do Flamengo, o jogador de 24 anos foi importantíssimo no último triunfo da equipe sobre o Life Fitness/Minas, com 27 pontos (5/7 nas bolas do perímetro).

Anderson Varejão x Lucas Mariano

Para fechar os quintetos, vem o confronto dos pivôs. De um lado, Anderson Varejão, campeão da NBA e presença constante em convocações da Seleção Brasileira desde o início dos anos 2000. Do outro, Lucas Mariano, que possui um troféu de Melhor Pivô do NBB CAIXA no currículo (2015/2016).

Depois de passar mais de dez anos na NBA, Anderson Varejão retornou ao Brasil na última temporada para defender o Flamengo. Desde então, possui boas médias no campeonato: 10,0 pontos, 6,9 rebotes e 13,6 de eficiência em 40 partidas disputadas.

Em sua segunda temporada no NBB CAIXA, Anderson Varejão vem dominando os garrafões (Staff Images/Flamengo)

Enquanto isso, Lucas Mariano já está em sua décima edição do NBB CAIXA, mesmo com sua pouca idade – 25 anos.

Novidade no Bauru para a atual temporada, Lucas voltou a desempenhar um bom jogo, com médias de 14,8 pontos, 5,5 rebotes e 15,1 de eficiência – somente atrás de Jefferson William nos fundamentos da equipe.

Gustavo De Conti x Demétrius Ferracciú

Mas não é só dentro de quadra que o bicho vai pegar. Nos bancos, o confronto entre os treinadores também promete ser um atrativo especial do clássico entre Flamengo e Bauru.

A relevância dos dois no cenário nacional é enorme. Prova disso é que as três últimas temporadas do NBB CAIXA tiveram Gustavo De Conti ou Demétrius pelo menos nas semifinais.

Demétrius Ferraciú foi campeão com o Dragão na temporada 2016/2017 (Fotojump/LNB)

O treinador do Flamengo tem no currículo três finais e um título do NBB CAIXA. Já o comandante do Bauru possui duas decisões e um troféu de campeão na competição, este conquistado em cima do Paulistano, de Gustavo De Conti, na temporada 2016/2017.

O “troco” veio na edição passada do NBB CAIXA, em que eles se encontraram nas semifinais entre Paulistano e Bauru. A equipe de De Conti, desta vez, levou a melhor na série (3 a 2) e garantiu vaga para a grande decisão contra Mogi – terminou com o título inédito.

Em seu primeiro ano no Flamengo, Gustavinho já conquistou a Copa Super 8 e o Estadual (Fotojump/LNB)

Em 27 confrontos entre os treinadores, Demétrius Ferracciú leva a melhor, com 16 vitórias, contra 11 de Gustavo De Conti. No primeiro turno, o Flamengo venceu, por incríveis 77 a 44 em pleno Panela de Pressão. E agora, qual será o desfecho?

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.