#JOGAJUNTO

Que comece o Super Four!

23-09-2016 | 03:32
Por Liga Nacional de Basquete

Em ginásio com capacidade para mais de 17 mil pessoas, Super Four Rio-Nordeste começa domingo, com confronto entre Flamengo e Vasco logo na estreia

Moderno ginásio do CFO receberá torneio preparatório para o NBB CAIXA (Crisneive Silveira/Divulgação)

Com capacidade para mais de 17 mil pessoas, Ginásio do Centro de Formação Olímpica receberá o Super Four Rio-Nordeste (Crisneive Silveira/Divulgação)

Com o inicio do NBB CAIXA 2016/2017 se aproximando, as principais equipes do basquete brasileiro entram na reta final de preparação. Neste cenário, o Super Four Rio-Nordeste receberá Solar Cearense, Universo/Vitória, CR Flamengo e CR Vasco da Gama, de domingo (25/09) a terça-feira (27/09), no Ginásio do Centro de Formação Olímpica (CFO), que tem capacidade para mais de 17 mil pessoas.

+Clique e confira a matéria sobre o ginásio que receberá o Super Four Rio-Nordeste

“Serão partidas muito bem disputadas. Vamos fazer uma festa. A Solar prepara uma festa muito bonita. Seremos bons anfitriões para esses três times que virão a Fortaleza. Estou muito feliz. E muito importante fazer essa integração entre as regiões, para difundir ainda mais o basquete pelo Brasil. É uma grande preparação para todos os times, com esses três jogos para cada um”, afirmou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.

A competição contará apenas com estas quatro equipes, em um sistema de pontos corridos em que todos jogam contra todos. Logo na estreia do Super Four Rio-Nordeste, Flamengo e Vasco irão se enfrentar, em um jogo que tem tudo para ser histórico. A última vez que os rivais cariocas se confrontaram em uma partida de basquete foi em 2007, no segundo jogo da final do Campeonato Carioca, quando o rubro-negro levou a melhor, por 75 a 73.

Após o título do NBB CAIXA 2015/2016, o Flamengo passou por alterações em seu elenco. Jogadores importantes como Meyinsse, Rafa Luz, Ronald Ramon, Jason Robinson e Gegê não permaneceram no elenco rubro-negro. Por outro lado, a equipe carioca adicionou novas peças ao seu grupo, como os armadores Ricardo Fischer e Humberto. Na última quinta-feira (22/09), o time comandado por José Neto estreou no Campeonato Carioca 2016 e venceu, por 78 a 59, o Macaé Basquete.

+Clique e confira a matéria completa da partida entre Flamengo e Macaé

Do outro lado da cidade maravilhosa, o atual campeão da Liga Ouro, Vasco, fará sua estreia no NBB CAIXA nesta temporada. Com a mesma base que garantiu o acesso à competição, o cruzmaltino ainda buscou reforços, como o MVP do campeonato na edição de 2013/2014. A equipe vascaína também já estreou pelo Campeonato Carioca 2016, diante do Botafogo FR, e venceu com tranquilidade, por 77 a 53.

Nezinho, do Vasco

Após estreia vitoriosa no Campeonato Carioca, diante do Botafogo, Vasco estará no Super Four Rio-Nordeste (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Representando a Bahia na competição, o Universo/Vitória também vem motivado para o torneio preparatório. Estreante na última edição do NBB CAIXA, a equipe rubro-negra fez campanha história e só foi parada nos playoffs da competição, diante do Mogi das Cruzes/Helbor. Para esta edição, o time comandado por Régis Marrelli adicionou excelentes nomes ao seu elenco, como: O armador Kenny Dawkins, o ala Arthur Belchor, o ala/pivô Chris Hayes e os pivôs Douglas Kurtz e Coimbra.

O anfitrião e outra equipe nordestina do torneio, Basquete Cearense, fez um NBB CAIXA espetacular na temporada passada e se prepara para melhorar ainda mais na edição 2016/2017. O time cearense manteve a base principal da belíssima campanha no último campeonato e ainda acrescentou ao seu elenco o armador Gustavinho, ex-Banrisul/Caxias do Sul, e o ala/pivô Gruber, ex-Paulistano/Corpore.

“É muito legal jogar o Super Four. Vamos atuar ao lado do nosso torcedor, que terá a chance de conhecer melhor os nossos dois reforços (Gruber e Gustavinho) e estar junto da equipe, além de termos mais uma ótima oportunidade, diante de excelentes adversários, de ar continuidade à nossa preparação para o grande objetivo, que é a disputa do NBB”, acrescentou o ala Marcus Toledo, do Basquete Cearense.

Confira a tabela completa do Super Four Rio-Nordeste:

25/09 (domingo)
14h – Flamengo x Vasco (ao vivo no SporTV)
17h – Solar Cearense x Universo/Vitória (ao vivo no SporTV)

26/09 (segunda-feira)
17h – Universo/Vitória x Flamengo
19h – Solar Cearense x Vasco

27/09 (terça-feira)
17h – Vasco x Universo/Vitória (ao vivo no SporTV)
19h – Solar Cearense x Flamengo (ao vivo no SporTV)