#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Vale tudo

13-02-2019 | 08:43
Por Liga Nacional de Basquete

Indo para sua 3ª Copa Intercontinental, Mineiro relembra NBA e cita YouTube para buscar informações sobre adversários: “todo jogador já pesquisou um pouco”

Ele sabe o caminho: Mineiro disputará sua 3ª Copa Intercontinental na carreira (Staff Images/Flamengo)

A Copa Intercontinental da FIBA pousará no Brasil pela quarta vez na história. E das três edições realizadas anteriormente (2013, 2014 e 2015), duas tiveram a presença do ala/pivô Rafael Mineiro, do Flamengo.

Em 2013, Mineiro disputou o torneio pelo EC Pinheiros, campeão da Liga das Américas daquele ano, contra o Olympiacos (GRE), que havia sido campeão da Euroleague. As partidas foram em Barueri (SP), e o time grego foi o campeão.

+3 razões para acreditar no bicampeonato do Flamengo na Intercontinental

Já em 2015, o jogador foi contratado pontualmente pelo Bauru, então campeão da Liga das Américas, para ir a São Paulo (SP) e enfrentar o poderoso Real Madrid (ESP), que havia conquistado a Euroleague daquele ano.

“Temos que ter em mente que pode ser uma oportunidade única. Naquela época, depois que enfrentei o Real Madrid, pensei que talvez não tivesse mais a chance, e agora estou podendo de novo e vou falar isso para os companheiros. É a nossa vez, a nossa oportunidade e vamos em busca desse título”, declarou Mineiro.

Em 2013, Mineiro disputou a Copa Intercontinental pelo Pinheiros contra o Olympiacos (Luiz Pires/LNB)

O primeiro adversário do Flamengo na Copa Intercontinental 2019 será o Austin Spurs, campeão da NBA G-League (liga de desenvolvimento da NBA). O duelo será na sexta-feira (15/02), na Arena Carioca 1, às 21 horas.

+Informações sobre ingressos e transporte para a Copa Intercontinental 2019

Por se tratar de um estilo mais próximo ao da NBA, Mineiro relembrou o amistoso recente que sua equipe fez contra o Orlando Magic, na pré-temporada da liga norte-americana, em outubro de 2018, no Amway Center, na Flórida – derrota por 119 a 82.

“É bem difícil jogar. Fizemos um amistoso contra o Orlando, onde você sente o jogo. Os caras são frios, não é como aqui, que é corrido, que às vezes você abre e o outro time se perde. Estão acostumados a jogar, às vezes estão cinco, dez pontos atrás e mantém o ritmo. Foi bom termos feitos os amistosos contra equipes que conhecem aquele esquema da NBA”, declarou o ala/pivô.

Mineiro relembrou amistoso contra o Orlando Magic para analisar confronto com Austin Spurs (Staff Images/Flamengo)

Mas, afinal, quem são os atletas do Austin Spurs? Alguém aí conhece? São poucos os que sabem. Para driblar essa situação, o camisa 12 do Flamengo contou que usou até o YouTube para saber mais sobre os rivais.

“Todo jogador já pesquisou um pouco os adversários. A comissão técnica esperou o jogo contra o Franca para falar, mas eu já fui no YouTube, pesquisei e vi alguns jogadores deles. A gente sonha jogar contra grandes jogadores. É uma chance de provar que também podemos. Agora é bater de frente. Dá um gostinho a mais mostrar que podemos ganhar dos caras”, revelou Mineiro, que tem média de 7,1 pontos e 4,6 rebotes por jogo no NBB CAIXA.

+Estatísticas completas de Rafael Mineiro no NBB CAIXA

O Flamengo chegará para lutar pelo bicampeonato da Copa Intercontinental em grande fase na temporada. São dois títulos em três disputados até agora – Campeonato Carioca e Copa Super 8.

Já no NBB CAIXA, os comandados de Gustavo De Conti venceram oito das nove últimas partidas, com direito a triunfos sobre adversários diretos como Sesi Franca, Mogi/Helbor e Paulistano/Corpore.

Flamengo venceu 8 dos 9 últimos jogos, dentre eles contra Franca, Mogi e Paulistano (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Diante dessa sequência, o Orgulho da Nação ocupa a terceira posição do campeonato nacional, com 16 vitórias em 20 partidas (80% de aproveitamento). Para Mineiro, a equipe está pronta para lutar pelo bi da Intercontinental.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

“Nosso time vem evoluindo. Começamos no Carioca, aos poucos fomos entrosando, o time era muito novo, só ficaram três da temporada anterior, e agora estamos encaixados. Fizemos grandes jogos contra grandes equipes. Estamos preparados para o Mundial”, finalizou Rafael Mineiro.

Tabela de jogos

15/02 (Sexta-feira)

18h – AEK Atenas (GRE) x San Lorenzo de Almagro (ARG)

21h – Flamengo x Austin Spurs (NBA G-League)

17/02 (Domingo)

Disputa de 3º – 15h – Perdedor 1 x Perdedor 2

Final – 18h – Vencedor 1 x Vencedor 2

+Informações sobre ingressos e transporte para a Copa Intercontinental 2019