#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Voando(mesmo)

01-03-2018 | 05:19
Por Liga Nacional de Basquete

Mais enterradas e disposição de sobra: Marquinhos supera número de cravadas dos 4 últimos anos e consolida excelente momento na carreira

NBB Enterrada Flamengo Marquinhos

Na reta final da fase de classificação, Marquinhos tem mais enterradas do que o registrado ao final das 4 últimas temporadas do NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)

Marquinhos está “voando”. Mesmo. Um dos principais jogadores da história do NBB CAIXA, camisa 11 do Flamengo está com o pique lá em cima e vem chamando a atenção de quem acompanha aos jogos da equipe rubro-negra na temporada. Essa alta disposição pode ser notada, por exemplo, no número de enterradas do atleta na atual edição do NBB CAIXA.

Até o momento, nos 21 jogos disputados, foram 17 cravadas (quase uma por jogo), número maior do que o total registrado ao final das quatro últimas temporadas (14, 11, 14 e 11). Somando as quatro edições anteriores do NBB CAIXA, Marquinhos totalizou 40 enterradas (média de 10,0 por temporada) em 126 partidas (média de uma enterrada a cada 3 jogos).

+Confira o ranking geral de enterradas da história do NBB CAIXA

Mas a que se deve esse grande aumento número de enterradas? Melhora física? Ânimo a mais? Momento na temporada? Um pouco de tudo. Cestinha da atual temporada do NBB CAIXA, com média de 18,1 pontos por partida, Marquinhos deu sua explicação.

“Acredito que estão sobrando mais oportunidades para eu enterrar, mas fisicamente eu estou muito melhor em relação aos outros anos. Me preparei muito na pré-temporada para chegar na melhor condição possível e acho que vem dando resultado. Isso com certeza está me ajudando a dar mais enterradas e ter grandes atuações nesse NBB”, declarou o jogador de 33 anos, que é o 4º maior dunker da história da competição, com 179.

Mesmo vivendo excelente fase no Flamengo, Marquinhos ficou de fora da convocação do técnico Aleksandar Petrovic para a segunda janela de jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019. Com 2,07m de altura, ele tem uma característica rara entre os alas do basquete mundial: um ala (3) grande, habilidoso, ágil e arremessador, que pode atuar tanto aberto como ala quanto ala/pivô.

Tetracampeão consecutivo pelo Flamengo, o jogador tem em seu currículo dois troféus de MVP do NBB CAIXA (2012/2013 e 2015/2016), além de cinco de Melhor Ala (2010/2011, 2011/2012, 2012/2013, 2014/2014, 2015/2016). Servindo a Seleção desde 2007, teve como principais aparições duas Copas do Mundo (2010 e 2014) e dois Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Rio 2016).

+Vote no Marquinhos para defender o NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2018

Um dos melhores jogadores da posição nos últimos tempos no basquete brasileiro, Marquinhos segue exercendo seu trabalho com maestria nas quadras brasileiras. Enquanto a oportunidade com o novo treinador do Brasil não vem, o camisa 11 rubro-negro continuará colecionando boas atuações e mostrando sua inegável e extrema qualidade.

“Não vou ficar pensando em melhorar meu desempenho só para ir para a Seleção. Vou continuar jogando meu basquete, fazendo o que venho fazendo, que é o que amo fazer. Assim as coisas fluem naturalmente durante a temporada. Estou vivendo um ótimo momento e espero continuar assim”, destacou o jogador, que é dono do recorde de pontos em um só jogo na temporada – 37 contra o Paulistano.

Com campanha de 18 vitórias em 21 partidas (85,7% de aproveitamento), o Flamengo ocupa a vice-liderança do NBB CAIXA, atrás apenas do Paulistano/Corpore, que tem a mesma quantidade de derrotas, mas com três jogos a mais. Apesar da boa posição na tabela, chegar bem nos playoffs é o foco do Mengão. O próximo compromisso dos rubro-negros será neste sábado (03/03), contra o Minas, às 20 horas, na Arena Carioca 1.

+Tabela de classificação da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA

“Precisamos continuar evoluindo, jogando o basquete que estamos apresentando nas últimas partidas e chegar bem concentrados nos playoffs, que é onde as coisas serão decididas. Confio muito na minha equipe e acredito que temos grandes chances de conquistar o título novamente”, finalizou Marquinhos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.