#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A bola é dele!

07-10-2016 | 12:52
Por Liga Nacional de Basquete

De casa nova, Lucas Dias faz chover no Grupo C da Sul-Americana 2016 e destaca união do “novo” Paulistano: “todos temos o mesmo objetivo”

Lucas Dias Paulistano

Lucas Dias teve média de 18,6 pontos por jogo e deu seu cartão de visitas ao universo dos torneios internacionais (José Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

Depois de brilhar com a camisa do rival EC Pinheiros na última temporada, Lucas Dias trocou de lado e chegou ao Paulistano/Corpore há pouco mais de dois meses. Mas mesmo com pouco tempo de trabalho no novo time, mostrou que se sente em casa. Aos 21 anos, o jovem ala não se intimidou com a pressão de um torneio internacional e foi “o cara” da surpreendente campanha invicta do clube alvirrubro na primeira fase da Liga Sul-Americana.

O garoto, dono do prêmio de Destaque Jovem do último NBB CAIXA, somou a expressiva média 18,6 pontos nas três belas vitórias do Paulistano no Grupo C, em Barquisimeto (VEN), contra Trouville (URU), 13 pontos, Bucaros (COL), 20 pontos, e o anfitrião Guaros de Lara (VEN), atual campeão das Américas e Intercontinental, contra quem fez seu melhor jogo – 23 pontos (9/12 nos arremessos de quadra e 30 de eficiência.

+Paulistano faz bonito em sua primeira Liga Sul-Americana e fecha Grupo C com bela vitória do Guaros

“Estou focado em melhorar mais a cada dia. Estudamos muito os adversários e estamos em processo de conhece-los melhor, e também de desenvolvendo uma identidade para nós. Sou muito grato aos meus companheiros, porque pouco a pouco estamos nos acostumando a jogar junto e todos temos o mesmo objetivo”, comentou Lucas Dias, que também vem se destacando no Campeonato Paulista.

Como jogador adulto, Lucas Dias nunca havia tido uma experiência efetiva em um torneio internacional. A única aparição foi na Liga das Américas de 2013, quando com apenas 18 anos, participou do título do histórico título do Pinheiros, mas pouco entrou em quadra, pois ainda era muito garoto – médias de 1,8 pontos em aproximadamente seis minutos em quadra. Agora mais maduro, deu seu cartão de visitas à América do Sul.

Barquisimeto, Venezuela - 4 October 2016 - Trouville (URU) vs Paulistano (BRA), 2016 South American League for Men's Clubs, Preliminary Round. Photo by José Jiménez-Tirado/FIBA.

Lucas Dias chegou ao Paulistano há aproximadamente 2 meses e já está em casa (José Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

Para a Liga Sul-Americana, sua terceira competição internacional na história, o Paulistano viajou à Venezuela com oito atletas Sub-22 – Lucas Dias, Georginho, Arthur Pecos, Mogi, Pedrão, Victão, Léo e Gemadinha. Além deles, foram quatro adultos: Renato Carbonari, Eddy, Jhonatan e Guilherme Hubner.

“Nossa juventude é algo que vemos como muito positivo. Somos fortes, rápido e atléticos. Isso nos permite fazer muitas coisas dos dois lados da quadra, especialmente na defesa, que sempre será nossa prioridade”, finalizou Lucas Dias, que foi campeão, MVP, Jogador Mais Eficiente e cestinha da última edição da LDB.

+Confira como foi a vitória do Paulistano sobre o Guaros de Lara (VEN) no fechamento do Grupo C

Mesmo jovem, o elenco do técnico Gustavo De Conti superou as expectativas e ganhou moral para a sequência da temporada. Com a classificação, Paulistano e Guaros de Lara (VEN) se juntou ao Mogi das Cruzes/Helbor, também invicto no Grupo A, Gimnasia de Comodoro (ARG), Bahia Blanca (ARG) e Hebraica Macabi (URU).

Agora com a moral de uma fase invicta na Liga Sul-Americana, o time do Jardim América se prepara para o duelo decisivo das quartas de final do Campeonato Paulista 2016 contra o Basquete Osasco, que será na segunda-feira (10/10), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19 horas (de Brasília). Se vencer, avançará à semifinal para enfrentar o ganhador da série entre Mogi das Cruzes/Helbor e Américas de Rio Preto.