#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A rodadade segunda

22-10-2018 | 02:29
Por Liga Nacional de Basquete

Com invicto, estreante e campeão em quadra, 3 partidas abrem 2ª semana do NBB CAIXA 2018/2019: veja o que está em jogo na rodada desta segunda-feira

A segunda semana do NBB CAIXA 2018/2019 será aberta nesta segunda-feira (22/10), com a realização de três partidas. O destaque da noite fica por conta do duelo entre o atual campeão Paulistano/Corpore e o Basquete Cearense, que se enfrentarão no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

Além desse confronto, a rodada ainda terá o invicto EC Pinheiros medindo forças com o embalado Joinville/AABJ, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), às 19 horas, e a estreia do Minas Tênis Clube no NBB CAIXA, diante do São José Basketball, no Ginásio Lineu de Moura, no Vale do Paraíba, às 20 horas.

Quer saber o que estará em jogo na rodada desta segunda-feira? Dê uma conferida e não deixe de acompanhar às partidas!

Paulistano: em busca da sequência

Atual campeão do NBB CAIXA, o Paulistano/Corpore não iniciou sua defesa pelo título da maneira que gostaria – perdeu para o Mogi das Cruzes/Helbor na abertura da competição, em casa, por 85 a 75. Mas, na sequência, conquistou sua primeira vitória na temporada diante do Corinthians, na casa do adversário, por 92 a 83.

Diante do Basquete Cearense, os comandados do técnico Régis Marrelli irão em busca de sua segunda vitória seguida, que se acontecer, os colocará no pelotão de cima da tabela. É claro que, como o campeonato ainda está no começo, é cedo para cravar qualquer cenário de classificação, mas toda e qualquer vitória neste início de temporada será crucial lá na frente.

Paulistano, de Georginho, conquistou sua 1ª vitória no NBB CAIXA diante do Corinthians e agora quer emplacar sequência positiva (Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Do outro lado, o Basquete Cearense ainda não sabe o que é vencer na atual temporada do NBB CAIXA. Até o momento, o representante nordestino tem três jogos e três derrotas – perdeu para Flamengo (73 a 54) em casa e São José (92 a 86) e Mogi (100 a 72) como visitante.

Este será o último jogo da turnê de três desafios fora de casa que o Carcará teve neste início de temporada. Depois, o time do técnico Dannyel Russo terá dois duelos seguidos em casa, contra Sesi Franca Basquete e Sendi/Bauru Basket, somente na próxima semana.

Basquete Cearense buscará sua primeira vitória no NBB CAIXA antes de pegar Bauru e Franca em casa (Antonio Penedo/Mogi Helbor)

Resumindo: uma vitória nesta segunda-feira contra os atuais campeões do NBB CAIXA seria uma injeção de motivação enorme tanto para a equipe quanto para o torcedor do Basquete Cearense já visando as pedreiras contra os gigantes do interior paulista na semana que vem.

Pinheiros x Joinville: o confronto dos embalados

A rodada desta segunda-feira colocará frente a frente talvez as duas maiores sensações deste início de temporada do NBB CAIXA: EC Pinheiros, que está invicto com três triunfos em três oportunidades, e o Joinville/AABJ, que foi ao Rio de Janeiro e voltou com duas vitórias e uma derrota na bagagem.

Pinheiros, de Bennett, venceu seus 3 primeiros compromissos no NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi Helbor)

Um dos únicos invictos na competição até aqui, ao lado do Flamengo, o time pinheirense levou a melhor sobre dois adversários diretos na briga pelas primeiras posições, Bauru (92 a 81) e Mogi (83 a 77), e também sobre o perigoso São José Basketball (88 a 86). É o início de temporada dos sonhos dos comandados de César Guidetti, que possuem talvez melhor basquete das primeiras rodadas do NBB CAIXA.

Do outro lado, o representante de Santa Catarina é a grande surpresa deste início de campeonato, e a turnê de três partidas no Rio de Janeiro provou isso: belas vitórias sobre Botafogo (64 a 62) e Vasco da Gama (74 a 66) e uma derrota dramática para o poderoso Flamengo (76 a 75) em plena Arena Carioca 1.

O Joinville, que manteve praticamente todo o elenco da temporada anterior e trouxe o técnico Daniel Lazier, ex-Curitiba Basquete na LDB, praticamente nas vésperas do início do NBB CAIXA, vem mostrando que sua organização tática o credencia a brigar por boas posições na zona dos playoffs e vencer qualquer equipe do campeonato.

Joinville é o “time sensação” deste início de temporada do NBB CAIXA (Diego Maranhão/Photopress)

Minas: a estreia no NBB CAIXA

Único time que ainda não entrou em quadra na temporada, o Minas Tênis Clube terá seu primeiro desafio na 11ª edição do NBB CAIXA diante do São José Basketball. O “atraso” se deve à participação da equipe na fase de grupos da Liga Sul-Americana 2018, em Cali, na Colômbia – terminou no terceiro lugar do Grupo C (+Leia mais).

O reformulado time do técnico Flávio Espiga chegará para o NBB CAIXA com uma grande carga de jogos internacionais na bagagem, tendo em vista que, além dos três jogos da Sul-Americana, havia feito uma turnê de seis amistosos na Argentina contra clubes da elite local na pré-temporada, além do Campeonato Mineiro.

Minas debutará no NBB CAIXA 18/19 vindo de um 3º lugar no Grupo C da Liga Sul-Americana (Divulgação/FIBA)

O elenco minastenista conta com seis caras novas para a atual temporada. São três norte-americanos, um armador (Lucas Lima, ex-Londrina) e uma nova dupla de garrafão formada pelos pivôs Alexandre Paranhos, ex-Caxias, e o pivô Leozão, reboteiro do último NBB CAIXA, que estava no Basquete Cearense. Os únicos remanescentes da edição anterior foram o armador Gegê, o ala Jefferson Campos e o ala/pivô Wesley Castro.

Do outro lado, o São José retornou à elite do basquete brasileiro fazendo dois grandes jogos, contra EC Pinheiros fora de casa e Basquete Cearense em casa. No primeiro, a equipe chegou a ter a bola para virar o jogo, mas acabou falhando e perdendo para os pinhreirenses (88 a 86). Já no segundo, prorrogação diante do Carcará, mas vitória (92 a 86).

O esquadrão joseense teve como grande referência nas duas primeiras partidas a dupla do perímetro formada pelo armador argentino Fabian Sahdi e o ala/armador Pedro Teruel, ambos com média de 19,0 pontos nos respectivos duelos. O “hermano” ainda contabilizou 8,5 assistências por jogo e somou uma expressiva média de 23,5 de eficiência – segunda maior do campeonato.

+Destaques nas estatísticas do NBB CAIXA 2018/2019

Armador argentino Fabian Sahdi é “o cara” do São José até o momento no NBB CAIXA (Lucas Guanaes/Divulgação)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.

Próximos jogos do NBB CAIXA

22/10 (Segunda-feira)

19h – Joinville/AABJ x EC Pinheiros

20h – São José Basketball x Minas Tênis Clube

20h – Paulistano/Corpore x Basquete Cearense – ao vivo no Facebook

23/10 (Terça-feira)

19h – Sendi/Bauru Basket x Vasco da Gama – ao vivo na ESPN

24/10 (Quarta-feira)

19h – Paulistano/Corpore x Minas Tênis Clube – ao vivo no Facebook

21h – Corinthians x Universo/CAIXA/Brasília – ao vivo no Twitter

25/10 (Quinta-feira)

19h – Sendi/Bauru Basket x Botafogo – ao vivo no Facebook

20h – Sesi Franca Basquete x Vasco da Gama – ao vivo no BandSports

+Tabela de jogos completa do NBB CAIXA 2018/2019