#JOGAJUNTO

NBB Caixa

REENCONTROESPECIAL

14-02-2020 | 11:50
Por Liga Nacional de Basquete

Comandante do Botafogo retorna à cidade em que viveu por 9 anos e se preparou para a vida de técnico: “O lugar em que fiz minha progressão completa no basquete”

Depois de muito oscilar no NBB CAIXA, o Botafogo conseguiu emplacar uma sequência de três vitórias consecutivas. A próxima partida do Glorioso será nesta sexta-feira (14/02) contra o Renata/Rio Claro, no Ginásio Felipe Karam, às 21h10, com transmissão ao vivo no Fox Sports.

Com duas equipes próximas na tabela de classificação, o confronto ainda possui outro elemento especial: a volta de Léo Figueiró a Rio Claro. O comandante do time carioca foi jogador da equipe do interior paulista, além de iniciar sua carreira como técnico por lá. Agora, do outro lado da quadra, terá a chance de retornar ao local em que viveu por quase uma década.

“É um prazer muito grande voltar para Rio Claro, onde morei por nove anos. Meus filhos são praticamente rio-clarenses, principalmente o mais novo, o João, que tem 11 anos e viveu nove em Rio Claro. Tenho muitos amigos, muitas pessoas queridas lá”, contou o treinador.

Léo Figueiro levou a equipe de Rio Claro até o octogonal final da LDB 2015 (Luiz Pires/LNB)

Foi em Rio Claro que Léo Figueiró terminou sua carreira como jogador profissional e começou toda a preparação para se tornar um treinador de basquete. Ele passou por escolinhas, categorias de base e até pelo time feminino antes de chegar ao Adulto.

Em uma dessas passagens pela base, Léo Figueiró se destacou no Sub-19 em 2015, em que foi eleito o melhor treinador do ano na categoria, além de comandar o time rio-clarense na LDB do mesmo ano, conseguindo chegar até o octogonal final.

“Foi o início realmente, até o planejamento de final de carreira foi lá mesmo, onde me formei, terminei a faculdade e comecei a treinar equipes e as primeiras escolinhas, depois Sub-17, 19, 22, feminino e Adulto. Foi o lugar que fiz minha progressão completa dentro do basquete, com pessoas que me acolheram muito bem. Será muito bacana encontrá-los”, afirmou Léo.

Além dos reencontros, a partida tem tudo para ser especial também dentro de quadra. Os dois times estão bem próximos na tabela de classificação, ou seja, a vitória será ainda mais importante para o time carioca, que ocupa o 10º lugar. Tudo isso com um Ginásio Felipe Karam lotado, como espera Léo Figueiró.

“Vou conseguir rever meus amigos, já estou com a agenda cheia, todos querendo me encontrar e bater um papo (risos). Vou me esforçar ao máximo para dar um abraço em cada um, pessoas que amo demais e que fizeram parte da minha vida. Tem um gostinho especial também por ser um jogo difícil, estamos em um momento de recuperação dentro do campeonato. Conheço bem, sei que a torcida vai lotar o ginásio e empurrar a equipe deles, então a gente tem mais esse desafio”, completou o treinador.

+Auxiliar da Seleção Brasileira, Léo Figueiró se apresentará junto com o grupo na próxima semana 

O início de segundo turno do Botafogo não foi muito positivo, com quatro derrotas nas primeiras quatro partidas. Em seguida, o Glorioso encaixou uma boa sequência e vem de três vitórias consecutivas.

Para Léo Figueiró, os bons resultados foram frutos de uma continuidade no trabalho, sem nenhuma mudança drástica em relação ao que estava sendo feito. Os triunfos também aumentaram a confiança da equipe para seguir em busca de uma boa colocação para garantir a vaga nos playoffs do NBB CAIXA.

“As vitórias vieram decorrente de várias coisas, de várias situações, apresentando melhora até em algumas partidas que não conseguimos o triunfo, mas a gente já vinha demonstrando evolução. Logicamente que as vitórias geram confiança, quando nos vemos subindo na tabela gera ainda mais entrega, porque a gente estava realmente incomodado. Então é continuar trabalhando jogo a jogo, não houve nada de especial, nenhuma mudança drástica para que o time começasse a ganhar e sim a continuidade, com muito foco e buscando a vitória em toda partida”, disse Léo Figueiró.

Léo Figueiró, do Botafogo (Wilian Oliveira/Foto Atleta)

A expectativa para o jogo desta sexta-feira contra o 12º colocado é a de um confronto bem disputado. O técnico do Botafogo falou sobre o que seu time precisa fazer para garantir mais um triunfo.

+Confira a classificação atualizada do NBB CAIXA 2019/2020

“Estamos na mesma faixa da tabela. Rio Claro vai jogar em casa e vem de uma derrota, vai se esforçar ao máximo também para conquistar essa vitória com os torcedores. Temos que fazer uma partida equilibrada, evitar ao máximo os improvisos, ter uma defesa consistente e saber atacar nos pontos fracos que a defesa deles apresentar”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.