#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

De olho naAmeriCup

13-02-2020 | 05:24
Por Liga Nacional de Basquete

Com 13 jogadores do NBB CAIXA, Brasil iniciará a preparação para enfrentar o Uruguai

Neste domingo (16), a seleção masculina de basquete se apresentará em São José dos Pinhais (PR) para os jogos diante do Uruguai pelas eliminatórias da AmeriCup 2021. Os atletas, convocados pelo técnico Aleksandar Petrovic em janeiro, vão iniciar os treinos na próxima segunda (17) e terão o seu primeiro confronto com os uruguaios no dia 21 de fevereiro, às 19h30, no Ginásio Max Rosenmann. Para assistir ao jogo, deve-se garantir o ingresso através do site www.kongvite.com.br. 

O técnico Petrovic contará com 13 jogadores no NBB CAIXA nas eliminatórias para a AmeriCup 2021 (Divulgação/FIBA)

Os times voltarão a se enfrentar no dia 24 de fevereiro, desta vez na capital do Uruguai. Neste ano, a equipe verde-amarela ainda fará duas partidas eliminatórias do torneio, que acontecerão aqui no Brasil em novembro diante do Panamá e Paraguai. Em fevereiro de 2021, a Seleção voltará a enfrentar os dois rivais fora de casa.

Segundo Petrovic, as partidas devem servir, também, para uma análise do time a médio e longo prazo.

Os jogos são importantes nem tanto pelo resultado, mas necessitamos ver como alguns jogadores que atuam no Brasil, quem pode no futuro dar ótimos resultados pensando em Pré-Olímpico ou depois na Copa América. Em um grupo onde três se classificam, com Paraguai, Uruguai e Panamá, não teremos muitos problemas para nos classificarmos. Na Seleção cada um tem algo para demonstrar. Se trata de dois tipos de jogos diferentes, no clube e na Seleção”, disse.

Para ilustrar a ideia, o treinador croata trouxe o exemplo do armador Georginho (São Paulo), um dos destaques desta temporada do NBB CAIXA e convocado para os jogos contra o Uruguai. 

O Georginho, no São Paulo, tem jogado 40 minutos. Não terá isso na Seleção. É importante que aproveite seus 25 minutos com 100% de agressividade e velocidade. É um jogador que pode fazer a diferença para o basquete do Brasil. É preciso ver como se comportam com a Seleção. Não é a mesma coisa jogar pelo clube e pela Seleção”, frisou.

As eliminatórias da Copa América dividem 12 seleções em quatro grupos que englobam quatro países em cada. Os três melhores de cada grupo avançam para a competição da FIBA, que, por sua vez, é classificatória para o Pan de Santiago de 2023 no Chile. No grupo B, o Brasil disputa espaço com Panamá, Paraguai e Uruguai. 

Atletas convocados

No dia 7 de janeiro, Petrovic anunciou uma lista com 14 atletas convocados para as eliminatórias, sendo 12 deles atuantes no NBB CAIXA 2019/2020. A princípio incluído nesta lista, o pivô  Rafael Hettsheimeir (Sesi Franca) se mostrou contente em ter sido anunciado, mas solicitou dispensa através de suas redes por motivos pessoais. Para o seu lugar, o técnico  convocou o ala/pivô Luís Gruber (Mogi das Cruzes Basquete).

Gruber, todavia, teve de ser cortado após sofrer uma lesão no joelho. Outra baixa é o ala Didi (Sydney Kings), que também foi substituído após pedir dispensa. As vagas foram ocupadas, respectivamente, pelo pivô Ronald (Universo/Brasília) e pelo ala/pivô Leo Demétrio (Flamengo).

Lista de convocados

Armadores

Yago Mateus (Paulistano) – 1,78m

Rafael Luz (Ucam Murcia) -1,88m

Georginho (São Paulo) – 1,96m

Alas/Armadores

Cauê Borges (Botafogo) – 1,87m

Danilo Fuzaro (Mogi das Cruzes) – 1,93m

Guilherme Santos (Minas) – 1,97m

Alas

Jhonatan dos Santos (Flamengo) – 1,96m

Alas/Pivôs

Léo Demétrio (Flamengo) – 2,08m

Du Sommer (Botafogo) – 2,05m

Márcio Santos (Franca) – 2,02m

Lucas Dias (Franca) – 2,07m

Pivôs

Ronald Rudson (Brasília) – 2,07m

Rafael Mineiro (Flamengo) – 2,09m

Dikembe da Silva (Paulistano) – 2,06m.

Programação em São José dos Pinhais

A seleção de Petrovic chegará à cidade paranaense no próximo domingo e deve iniciar os treinos no dia seguinte, na mesma arena do duelo. Mas a programação conta, também, com outras atividades – o time fará uma visita à Escola Madre Paulina, referência no Brasil em Educação Especial. Às 14h da quarta-feira (19), três jogadores darão carinho e atenção para os jovens da instituição que atende 243 alunos com Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento.

Confira abaixo a programação completa:

16 de fevereiro (domingo)

Apresentação do grupo

17 de fevereiro (segunda)

10h – Treino

18h – Treino

18 de fevereiro (terça)

10h – Treino

18h – Treino

19 de fevereiro (quarta)

14h – Visita à Escola Madre Paulina

18h – Treino

20 de fevereiro (quinta)

9h – Treino

18h – Treino

21 de fevereiro (sexta)

19h30 – Brasil x Uruguai.