#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Abertura ou revanche?

30-10-2014 | 06:32
Por Liga Nacional de Basquete

Na reedição da última decisão, Paulistano e Flamengo se enfrentam e fazem a partida de abertura da temporada 2014/2015 do NBB em São Paulo

A abertura da temporada 2014/2015 do NBB será um jogão. Nesta sexta-feira, às 19h30 (de Brasília), Paulistano/Unimed e Flamengo reeditarão a última Final e darão a largada para a sétima edição do maior campeonato de basquete do país. O duelo será realizado no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo do canal SporTV.

+ Clique aqui e confira informações e curiosidades sobre o duelo entre Paulistano e Flamengo

Donos das duas melhores campanhas da fase de classificação do NBB 6, os times levaram a melhor sobre seus rivais nas quartas e semifinais e chegaram à grande decisão da competição. Disputada na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, a Final foi bastante equilibrada e decidida apenas nos minutos finais.

Abertura com cara de decisão: finalistas do NBB 6, Paulistano e Flamengo abrirão o NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

Abertura com cara de decisão: finalistas do NBB 6, Paulistano e Flamengo abrirão o NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

Para chegar a seu terceiro título do NBB na história, sendo o segundo de maneira consecutiva, o time da Gávea precisou superar uma grande batalha frente ao Paulistano. A vitória dos comandados do técnico José Neto, pelo placar de 78 a 73, veio apenas nos instantes finais, graças a uma sequência de lances livres, nas mãos de Laprovittola e Marcelinho, e um rebote “salvador” de Shilton nos segundos finais.

“Mais um NBB, um NBB ainda mais forte e talvez a gente tenha uma equipe ainda mais preparada. Já na primeira partida teremos o Paulistano, nosso adversários na decisão do NBB 6, pela frente. Tenho certeza que será um grande espetáculo, assim como foi a Final que fizemos”, declarou o técnico rubro-negro José Neto.

“A partida para nós não é apenas uma reedição da final, esta partida vale muito por ser em nosso ginásio, por ser válida pela primeira rodada, por ser o primeiro passo para nós alcançarmos o nosso objetivo no campeonato”, disse o ala Pilar, do Paulistano.

Apesar de se tratar da estreia da competição nacional, os dois times chegam para o duelo desta sexta-feira com bom ritmo de jogo. Com uma “pré-temporada dos sonhos”, o esquadrão rubro-negro conquistou o título do Mundial Interclubes, no início de outubro, ao vencer o atual campeão da Euroliga, Maccabi Tel-Aviv (ISR), na disputa realizada no Rio de Janeiro.

Na sequência, a equipe dirigida por José Neto voltou a fazer história e se tornou o primeiro time da América Latina a participar da pré-temporada da NBA. Em solo norte-americano, os cariocas atuaram frente a Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies. No retorno ao Brasil, o Flamengo conquistou seu décimo troféu consecutivo do Campeonato Carioca. Na última terça-feira, o time da Gávea fechou a série final diante do Macaé Basquete em 2 a 0 e colocou mais uma taça do estadual em sua galeria.

“Fizemos a melhor pré-temporada que poderíamos. Enfrentamos o campeão europeu, e vencemos, jogamos nos Estados Unidos contra times da NBA, ganhamos o Estadual, isso tudo fez com que o time ganhasse um entrosamento ainda maior e um ritmo de jogo excelente. Foi uma pré-temporada inesquecível, que deu ainda mais experiência ao grupo, a melhor preparação que poderíamos ter e isso cria uma expectativa muito positiva para o NBB”, disse o ala rubro-negro Marcelinho.

Pré-temporada dos sonhos: Flamengo foi campeão mundial jogou na NBA e ainda faturou o 10º título seguido do Carioca (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Pré-temporada dos sonhos: Flamengo foi campeão mundial jogou na NBA e ainda faturou o 10º título seguido do Carioca (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Por sua vez, o Paulistano teve no Campeonato Paulista 2014 a chance de ganhar ritmo de jogo para o NBB 7. No Estadual, a equipe dos norte-americanos Dawkins e Holloway teve um bom desempenho e foi eliminada apenas nas semifinais. Na fase de classificação, o time da capital ficou com a segunda colocação do Grupo A e teve o Mogi das Cruzes/Helbor como rival nas quartas de final.Com duas vitórias em casa e um triunfo como visitante, o clube da capital fechou o confronto em 3 a 1 e passou às semifinais.

Paulistano parou nas semifinais do Campeonato Paulista somente no quinto jogo contra Limeira (Ale da Costa/Portrait)

Paulistano parou nas semifinais do Campeonato Paulista somente no quinto jogo contra Limeira (Ale da Costa/Portrait)

Na briga por um lugar na decisão, o esquadrão dirigido pelo técnico Gustavo de Conti duelou com o Winner/Limeira em uma série eletrizante. Após duas vitórias para cada lado, o confronto foi decidido apenas no quinto jogo. Atuando em casa, a agremiação do interior venceu e colocou fim ao sonho do Paulistano de retornar à decisão do Estadual.

“Fizemos um bom papel no Campeonato Paulista e estamos preparados para mais um NBB. Vamos pensar jogo a jogo para tentarmos ir longe como fizemos na última temporada. Vamos estrear com um jogo muito duro e estamos trabalhando muito para que seja uma excelente partida como foi a Final do NBB 6”, disse o ala/pivô Renato Carbonari.

Campeão e vice do NBB 6, respectivamente, Flamengo e Paulistano apostaram na manutenção de suas bases para a temporada 2014/2015 e fizeram apenas alguns ajustes em seus elencos. Do plantel da última temporada, a equipe carioca perdeu apenas os pivôs Shiton e Douglas e o norte-americano Washam. Por sua vez, o clube paulista não conta mais somente com o pivô Mineiro e o ala/armador Manteguinha em relação ao time que disputou a última edição da competição.

Junto da boa continuidade de seus jogadores, os times também fizeram grandes contratações. O time carioca acertou com o experiente ala argentino Walter Herrmann, de 35 anos, dono de um extenso e glorioso currículo que inclui a medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.  Do outro lado, o Paulistano trouxe duas importantes peças: o armador Fernando Penna, ex-Goiânia, e o pivô norte-americano DeVon Hardin, que atuou na última temporada pelo Basquete Cearense e foi o grande campeão do Torneio de Enterradas do NBB 6.

“Todos os times foram ao mercado, se reforçaram, e isso faz o nível da competição aumentar ainda mais. Tenho certeza de que será ainda mais duro e equilibrado esse ano”, disse Marcelinho. Campeão e vice do NBB 6, respectivamente, Flamengo e Paulistano apostaram na manutenção de suas bases para a temporada 2014/2015 e fizeram apenas alguns ajustes em seus elencos.

Argentino Herrmann foi a  grande contratação do Flamengo para a temporada 14/15 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Argentino Herrmann foi a grande contratação do Flamengo para a temporada 14/15 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)