#JOGAJUNTO

NBB Caixa

o que mudano botafogo?

22-02-2019 | 07:00
Por Liga Nacional de Basquete

Com retornos, Botafogo confia na versatilidade para vencer clássico deste sábado com Vasco: "a ideia agora é variar bastante"

Depois de sofrer bastante com as lesões durante a temporada, o Botafogo enfim tem motivo para comemorar: o elenco está saudável e completo para a reta final da fase de classificação do NBB CAIXA 2018/2019.

O Glorioso, que venceu o Joinville/AABJ na última terça-feira, por 59 a 54, terá um compromisso complicado já neste sábado (23/02), o clássico carioca contra o Vasco da Gama, no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), às 14 horas, com transmissão ao vivo na Band.

+Confira a classificação geral do NBB CAIXA 2018/2019

Para o treinador Léo Figueiró, o Botafogo, sétimo colocado, até que conseguiu se virar bem no período das lesões e agora terá um ganho significativo em intensidade.

“Sofremos muito com as lesões, que foram significativas, mas até que conseguimos passar bem por esse período. É muito bom ver todo mundo de volta com muita energia, os treinos melhoraram muito em intensidade. A ideia é que a equipe possa ficar cada vez mais intensa durante os jogos, por ter esse rodízio maior tanto na defesa quanto no ataque”, disse Léo Figueiró.

Com 19 partidas disputadas até o momento, o Botafogo não pôde contar com três de seus principais atletas em várias delas: o armador Coelho se lesionou na estreia do campeonato e ficou de fora em 13 duelos, até voltar no final de janeiro, o pivô Murilo Becker esteve em quadra sete vezes, além do ala/armador Cauê Borges, que desfalcou o Glorioso em cinco dos últimos seis duelos.

O elenco saudável permite ao treinador Léo Figueiró variar as formações durante as partidas e surpreender os adversários. Na vitória contra o Joinville, por exemplo, o Botafogo utilizou três dos quatro armadores do elenco (Coelho, Cauê, Jamaal e Guga) ao mesmo tempo durante mais da metade da partida.

O comandante do alvinegro explicou a versatilidade do elenco, que foi justamente montado com o intuito de ter diversas maneiras de jogar, o que será visto em quadra nessa parte final da temporada.

“Essa equipe foi pensada para ser muito versátil e poder se encaixar em vários perfis. Conseguimos jogar com um, dois e até três armadores, mas também com três homens grandes, devido ao Arthur, que pode jogar na posição 3 (ala) e 4 (ala/pivô). Podemos subir ainda mais o time com o Ansaloni na 4. Enfim, tudo isso foi pensado na montagem do elenco, mas não pudemos variar tanto por causa das lesões. A ideia agora é variar bastante, com várias opções táticas interessantes pro final do campeonato”, explicou o treinador do Botafogo.

Clássico fundamental para o restante da temporada

O clássico carioca contra o Vasco será fundamental para o Botafogo. Na sétima colocação, com oito vitórias e 11 derrotas (42,1% de aproveitamento), o Glorioso pode se aproximar do sexto colocado Life Fitness/Minas e brigar por uma colocação ainda melhor na classificação.

O momento vivido pelo adversário deste sábado não é dos melhores. O cruzmaltino vem de uma sequência negativa de quatro derrotas e está, momentaneamente, fora da zona de classificação para os playoffs – 13ª colocação (cinco vitórias e 14 derrotas).

No primeiro turno, o Botafogo foi superior no clássico e levou a melhor por 97 a 79 (Rafael Ribeiro/Vasco da Gama)

Mesmo com essa fase do rival, Léo Figueiró espera um partida típica de um clássico, com muita intensidade e equilíbrio. Com muito respeito pelo Vasco, o treinador deseja uma boa partida de sua equipe para conseguir vencer com o apoio dos torcedores.

+Duda Machado comenta sobre boa fase individual e projeta clássico contra Botafogo

“De um clássico não podemos esperar nada diferente de um jogo muito intenso e pegado, com a entrega total dos dois times. Respeitamos muito o Vasco, todos os jogadores que estão lá e o Bial (treinador). A gente sabe que será muito equilibrado, mas jogaremos em casa e vamos fazer tudo o que for possível para conseguir a vitória diante do nosso torcedor, que com certeza vai comparecer ao Oscar Zelaya”, afirmou o treinador do Glorioso.

Com os próximos quatro compromissos em casa (Vasco, Flamengo, Minas e Brasília), o Botafogo pode aproveitar para conseguir uma boa sequência positiva e embalar de vez rumo à pós-temporada.

“Teremos uma sequência de jogos em casa, que será determinante. Vamos trabalhar jogo a jogo, mas queremos terminar a fase de classificação na melhor colocação possível, para ter o mando de quadra na primeira fase dos playoffs. Colocar uma meta não condiz muito com o que a gente vem trabalhando, vamos vendo as possibilidades e oportunidades de acordo os jogos. Temos a chance de subir na tabela nessa sequência que teremos em casa”, completou Léo Figueiró.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.