#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássico alvinegro

18-12-2017 | 08:28
Por Liga Nacional de Basquete

Em rodada única desta terça, Vasco e Botafogo vão à quadra para clássico alvinegro, com transmissão ao vivo do SporTV 2

Dois dos maiores clubes do Brasil, Vasco da Gama e Botafogo ficarão frente a frente pela primeira vez em um jogo de NBB CAIXA. Rivais tradicionais da Cidade Maravilhosa, os dois alvinegros farão o clássico carioca nesta terça-feira (19/12), às 19h30 (de Brasília), na Arena Carioca 1, com transmissão ao vivo do SporTV 2.

Rivais alvinegros, Vasco e Botafogo se enfrentarão pela primeira vez na história do NBB CAIXA (Caio Casagrande/LNB)

Atualmente os dois lanternas da competição, com campanhas idênticas de uma vitória e cinco derrotas, as duas equipes querem se reabilitar. Enquanto o cruzmaltino vem de três resultados negativos consecutivos, contra Mogi das Cruzes/Helbor (82 a 75), Solar Cearense (85 a 76) e Universo/Vitória (77 a 75), o Fogão perdeu seus últimos quatro jogos, para Mogi (70 a 65), Minas Tênis Clube (74 a 56), Vitória (86 a 76) e Basquete Cearense (61 a 47).

+Confira a tabela de classificação do NBB CAIXA 17/18

No Ginásio de Cajazeiras, os comandados de André Barbosa fizeram jogo duro contra o Vitória. Depois de um terceiro quarto bem ruim, o cruzmaltino reagiu nos dez minutos finais e chegou para a última bola perdendo por dois pontos. Com a chance de empatar o confronto, David Jackson chamou a responsabilidade. O norte-americano recebeu passe, segurou a bola, forçou a infiltração, mas não converteu o arremesso para levar a partida para a prorrogação e o Vasco acabou derrotado.

O grande destaque vascaíno na partida foi o próprio norte-americano. Com 20 pontos, nove rebotes e cinco assistências, DJ deixou a quadra como cestinha, reboteiro e principal passador do jogo. Além dele, contribuíram positivamente para a equipe carioca: Lucas Mariano (15 pontos e nove rebotes), Gui Deodato (14 pontos e nove rebotes) e Giovannoni (dez pontos e seis rebotes).

“Sabemos, que independente do momento que passa cada equipe, um clássico é sempre um jogo diferente e, sem dúvida alguma, este contra o Botafogo será extremamente importante. Por sermos mandantes e termos a torcida ao nosso lado, esperamos fazer uma boa partida e sair com a vitória. É uma oportunidade que temos de vencer, para recuperar a confiança e a moral para a sequência do campeonato”, afirmou Guilherme Giovannoni, ala/pivô vascaíno.

Sem contar com Jamaal, Rafinha foi o principal nome do Botafogo, mas não evitou derrota para o Basquete Cearense (Stephen Eilert/Solar Ceareanse)

Equipe estreante na competição, o Botafogo vem fazendo um início bem complicado. Na última atuação da equipe, lá no dia 01 deste mês, a equipe carioca sofreu para superar a defesa do Carcará. Com um aproveitamento de 32,0% nos arremessos de quadra, o alvinegro anotou apenas 47 pontos e não teve chances contra o time nordestino.

Sem contar com Jamaal na partida, o Botafogo contou com o armador Rafinha inspirado, com 15 pontos anotados e duas assistências distribuídas. Outro destaque da equipe carioca na partida foi o pivô Átila, que deixou a quadra com 13 pontos e sete rebotes.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.