#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa / Seleção Brasileira

De casa nova

05-08-2014 | 05:05
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de três temporadas no Lagun Aro, Raulzinho acerta sua transferência para o Murcia, também da Espanha; armador atuará ao lado do ala/pivô Augusto Lima

Raulzinho disputou o Sul-Americano pela Seleção e está na pré-lista para o Mundial (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Raulzinho disputou o Sul-Americano pela Seleção e está na pré-lista para o Mundial (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Jovem promessa do basquete brasileiro, o armador Raulzinho Neto está de casa nova na Espanha. Após passar três temporadas defendendo o Gipuzkoa Lagun Aro, o jogador, de 22 anos, acertou sua transferência para o UCAM Murcia CB, também da Liga ACB, da Espanha.

Raulzinho, que em solo espanhol é chamado pelo seu sobrenome (Neto), assinou contrato de três anos com o esquadrão de Murcia. Em sua nova equipe, o armador fará parceria verde-amarela com o ala/pivô Augusto Lima, de 23 anos. Recentemente a dupla atuou junta pela Seleção na disputa do 46º Campeonato Sul-Americano.

Um dos maiores destaques da nova geração do basquete brasileiro, Raulzinho iniciou sua carreira no Minas Tênis Clube e fez sua estreia no NBB na temporada 2008/2009, com apenas 16 anos. Depois de disputar moutras duas edições do NBB e chamar a atenção por seu enorme potencial, o jovem jogador foi contratado pelo Lagun Aro, da Espanha, em 2011.

Raulzinho fez sucesso no Brasil atuando pelo Minas (Luiz Doro/Divulgação)

Raulzinho foi revelado pelo Minas (Luiz Doro/Divulgação)

Na última edição da Liga ACB, o armador, natural de Belo Horizonte (MG), conquistou suas melhores médias desde que desembarcou em terras espanholas ao somar 9,8 pontos e 10,2 de eficiência por partida. Agora, Raulzinho vai para sua quarta temporada na elite do basquete da Espanha.

Em julho de 2013, Raulzinho foi escolhido pelo Utah Jazz no Draft da NBA, na 47ª posição, e escreveu seu nome na história ao se tornar o primeiro jogador do NBB a ser selecionado na loteria da liga norte-americana.

Pela Seleção Brasileira, Raulzinho participou do Mundial da Turquia, em 2010, em que o Brasil chegou até as oitavas de final e acabou na nona posição. Além disso, participou do histórico vice-campeonato do Pré-Olímpico de Mar Del Plata, em 2011, e dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Recentemente, o jovem armador, que também jogou a Copa América de 2013, participou da campanha do bronze da Seleção Brasileira no 46º Campeonato Sul-Americano, na Venezuela. Suas boas atuações na competição o levaram para o grupo principal do Brasil, comandado por Rubén Magnano, e agora o jogador luta por um lugar na Copa do Mundo, que acontecerá na Espanha a partir do dia 30 de agosto.