#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dez jogos imperdíveis

06-09-2012 | 03:40
Por Liga Nacional de Basquete

Lula Ferreira x Brasília, Marquinhos/Olivinha x Pinheiros, a primeira vez do Nordeste... Uma lista dos confrontos que pegarão fogo na temporada 2012/2013 do NBB

Os participantes foram definidos, a tabela foi feita, o NBB 2012/2013 tem cara, forma e conteúdo. Tudo bem que o início ainda está um pouco longe, no fim de novembro, só daqui a mais de dois meses, mas já é possível ficar ansioso e imaginar os grandes confrontos que essa temporada reserva.

Pensando nisso, o site do NBB selecionou dez partidas imperdíveis, daquelas em que muita coisa estará em jogo ou uma ou várias histórias darão um tempero especial.

Leia mais sobre o NBB 2012/2013:

Recorde de participantes na nova temporada

O mapa do NBB

Lula Ferreira, agora no Franca, volta ao NBB já enfrentando o Brasília, única equipe que havia comandado na competição (Divulgação)

Vivo/Franca x Uniceub/BRB/Brasília, 1ª rodada, 24/11

Qualquer rodada de abertura de campeonato já se torna imperdível. Estreia que tem duas equipes tradicionais que fizeram a final do NBB 2010/2011, ainda mais. E quando esse jogo tem o atual tricampeão da competição? Já foram tantos motivos, mas um fica ainda mais destacado do que os outros: será a primeira partida do técnico Lula Ferreira no NBB desde 2011. Qual foi a última? Final do NBB 2010/2011, comandando o… Brasília. Pronto, esse confronto tem de estar na sua agenda.

Primeiro teste do novo Flamengo será no Espírito Santo (Fernando Azevedo/Divulgação)

Garoto/Vila Velha x Flamengo, 1ª rodada, 24/11

Quem mora em Vila Velha terá a oportunidade de ser contemplado com a primeira apresentação no NBB do time mais badalado desta temporada. É o Flamengo com Marquinhos, Marcelinho, Olivinha, Benite, Kojo, Shilton, Caio Torres, José Neto, entre outros. Será que a nova equipe rubro-negra já vai mostrar do que é capaz de fazer logo na estreia? A conferir.

 

São José/Unimed x Paschoalotto/Bauru, 1ª rodada, 24/11

Depois de quatro anos, Larry Taylor poderá ser chamado de brasileiro em uma partida do NBB. O norte-americano se naturalizou e inclusive integrou a Seleção Brasileira que foi quinta colocada do torneio de basquete masculino das Olimpíadas de Londres-2012. Mas só agora o armador fará sua primeira partida na competição nacional com esse novo status.

SKY/Basquete Cearense x Liga Sorocabana, 5ª rodada, 06/12

Um momento histórico para o NBB: a primeira partida da competição em cinco anos no Nordeste. O Basquete Cearense fará três jogos antes do primeiro contato com a torcida de Fortaleza. A promessa é de casa cheia, não só neste confronto, mas como em todos da equipe do estado do Ceará no campeonato. O NBB passará a sentir o calor e a vibração nordestina.

Os jogadores do Basquete Cearense vão estar na primeira partida da história do NBB no Nordeste (José Mário Dias/Divulgação)

Flamengo x Uniceub/BRB/Brasília, 7ª rodada, 13/12

Pela história deste confronto, o único a ser duas vezes uma final do NBB, pela rivalidade que se criou entre os times e as torcidas, trata-se do maior clássico da competição. Sempre que essas duas equipes se encontram, o passado é relembrado, a sede de vitórias de ambos os lados fica ainda maior. Vencer esse jogo é ainda mais gostoso.

Palmeiras x Flamengo, 16ª rodada, 19/01

Não, você não está enganado. Sim, você está no site do NBB. E sim, haverá jogos entre Palmeiras e Flamengo nesta temporada. Os paulistas entraram no campeonato ao garantir a vaga como vice-campeão da Super Copa Brasil 2012. Não é a primeira vez que os alviverdes participam do campeonato, mas em 2009/2010, jogavam como Araraquara. Agora não, é a Sociedade Esportiva Palmeiras na quadra Palestra Itália. E o clima de futebol definitivamente se instaura no NBB.

Uniceub/BRB/Brasília x São José/Unimed, 18ª rodada, 26/01

Foi a final do NBB 2011/2012. A primeira em jogo único. Aquela partida ainda estará ecoando na cabeça de Murilo, Fulvio e cia. O São José tinha a melhor campanha, jogava no estado de São Paulo, mas não resistiu à experiência de quem já tinha dois troféus e levou mais um para a galeria. Revanche? Pode até não ser, o título não ficará com os paulistas se vencerem. Mas certamente será um duelo pelas primeiras posições, levando em conta o nível dos times.

Alberto Bial ajudou a construir o time do Joinville. Agora, reencontrará os catarinenses com o seu novo projeto, o Basquete Cearense (Jaksson Zanco/Divulgação)

Cia do Terno/Romaço/Joinville x SKY/Basquete Cearense, 27ª rodada, 07/03

É um NBB cheio de reencontros. Esse aí marca a volta de Alberto Bial a Joinville. O técnico foi um dos grandes responsáveis pela construção do time da cidade catarinense. Ele comandou a equipe nas três primeiras temporadas do NBB. Depois de ficar fora da competição passada, Bial volta ao NBB com mais um projeto de desenvolvimento do esporte, agora em Fortaleza. O treinador está bastante envolvido e apaixonado pelo Ceará, mas não esquece o antigo amor por Joinville. Outro momento especial.

Francanos de coração, rivais na quadra (Cadu Gomes/Divulgação)

 

Vivo/Franca x Unitri/Universo, 35ª rodada, 04/04

Mais um reencontro. Tudo bem que não é a primeira vez que isso acontece. Mas ver Helio Rubens e Helinho, dois ícones do basquete francano, como adversários do Franca no Ginásio Pedrocão sempre é especial. Será o primeiro jogo de pai e filho na cidade natal deles depois de eles deixarem a equipe do interior paulista para defenderem o Uberlândia.

 

Pinheiros/SKY x Flamengo, 36ª rodada, 06/04

Nas duas últimas temporadas do NBB, o Pinheiros tinha sua força bastante concentrada em um trio de ferro: Marquinhos, Olivinha e Shamell. Com eles, o time paulista fez campanhas memoráveis, conseguiu feitos inéditos e foi terceiro colocado em 2010/2011 e 2011/2012. Mas o trio foi desmanchado. Marquinhos e Olivinha foram para o Flamengo. Shamell ficou no Pinheiros. Será a primeira vez que os ex-pinheirenses pisarão no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, como adversários do tradicional clube. E para completar, a partida fará parte da última rodada, portanto, pelo nível das equipes, pode ser um confronto valendo muitas coisas importantes, como a liderança da primeira fase ou a vaga direta para as quartas de final.

Neste ano, vão ser Marquinhos e Olivinha para um lado, Shamell para o outro (Célio Messias/Divulgação)

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e com patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.