#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo importante

20-01-2014 | 11:10
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida adiada, Bauru enfrenta o Espírito Santo para seguir na zona de classificação às Finais do NBB 2013/2014; capixabas buscam reabilitação

Bauru, de Larry Taylor, encarará o Espírito Santo, do norte-americano Muojeke (Arte/LNB)

Bauru, de Larry Taylor, encarará o Espírito Santo, do norte-americano Muojeke (Arte/LNB)

Uma partida atrasada agitará o NBB 2013/2014 nesta segunda-feira. No Ginásio Panela de Pressão, no interior paulista, o anfitrião Paschoalotto/Bauru receberá o Espírito Santo Basquete, às 20 horas (de Brasília), para tentar se manter na zona de classificação às Finais do maior campeonato de basquete do país.

Originalmente válido pela sexta rodada da competição nacional, o confronto foi adiado devido a participação do esquadrão bauruense na fase decisiva da Liga Sul-Americana. Além do jogo diante dos capixabas, o time do Estado de São Paulo ainda tem mais uma partida a fazer pelo primeiro turno: contra o Minas Tênis Clube, também como mandante, na próxima terça-feira, novamente às 20 horas (de Brasília).

Mesmo com os dois jogos a menos, Bauru conseguiu ingressar no grupo dos 12 primeiros colocados após o fechamento da última rodada. Após vencer Goiânia, fora de casa, a equipe atual campeã paulista contou com derrotas de sus concorrentes diretos – Minas e Macaé – para figurar pela primeira vez no grupo dos times que avançarão à fase de mata-mata do NBB.

“Estamos crescendo no campeonato, temos alguns jogos em casa agora que precisamos vencer e essa partida de amanhã é uma delas”, disse o jovem armador Ricardo Fischer, um dos destaques do esquadrão bauruense no campeonato, com médias de 11,6 pontos e 4,3 assistências por partida.

Depois de um começo ruim de NBB, Bauru já começa a mirar a parte de cima da tabela de classificação. Caso vença os dois compromissos válidos pela primeira metade da competição, a equipe dirigida pelo técnico Guerrinha igualará as campanhas de SKY/Basquete Cearense e Mogi das Cruzes/Helbor, times que dividem a décima colocação, e se aproximará do Palmeiras/Meltex, dono do oitavo posto.

“Temos uma sequência de partidas importantes e temos que vencer os jogos em casa para continuar nessa recuperação que buscamos. O time do Espírito Santo tem jogadores experientes e que podem complicar uma partida, mas acredito que com o apoio de nossa torcida e com o nosso ritmo de jogo, iremos conquistar essa vitória”, disse Guerrinha.

Do outro lado, o time capixaba luta para sair da incômoda 17ª posição. Depois de uma sequência de quatro resultados negativos – a última vitória da equipe foi no dia 07 de janeiro, diante do Goiânia, fora de casa –, o Espírito Santo Basquete caiu para a última colocação da tabela de classificação.

O confronto diante dos bauruenses marcará a estreia do técnico Ênio Vecchi, ex-Palmeiras/Meltex, no comando da agremiação capixaba. O treinador contratado nesta mesma segunda-feira acredita que esse será um primeiro passo para o Espírito Santo Basquetebol começar a obter bons resultados sob seu comando.

“Esse jogo é uma oportunidade de começar a trabalhar a questão de algumas virtudes do time, como a vontade e a alegria de estar dentro de quadra para podermos superar esse momento. Acho que esse jogo e importantíssimo para nós começarmos a colocar em prática a superação. Acredito que a vontade é a mãe das outras virtudes. Hoje não verei muito da parte tática, mas o time tem que entrar com espírito de luta e isso pode fazer com que os resultados apareçam”, declarou Ênio Vecchi.

Mas, assim como Bauru, a equipe ainda tem jogos para adiados para fazer. Além do duelo desta segunda-feira, Arnaldinho, Eddy e cia. ainda irão enfrentar Vivo/Franca e Unitri/Magazine Luiza em partidas válidas pelo primeiro turno da competição. Os duelos dos capixabas diante de francanos e uberlandenses tiveram que ser remarcados por conta das fortes chuvas que atingiram o Estado do Espírito Santo no mês de dezembro.

Curiosidades da partida:

Seleto grupo
Na última partida, diante do Goiânia, o armador Larry Taylor, do Bauru, se juntou a Fúlvio, do São José/Unimed, como os únicos jogadores a atingirem a marca de mil assistências na história do NBB.

Vantagem bauruense
As equipes se enfrentaram dez vezes nas cinco primeiras edições do NBB e o time paulista levou a melhor em nove oportunidades. A única vitória capixaba aconteceu na segunda edição da competição.

Último encontro
Na última vez que as equipes se encontraram, Bauru ficou com a vitória, por 88 a 79, mesmo atuando fora de casa. Na ocasião, o destaque ficou por conta do ala Gui Deodato, autor de 23 pontos.