#JOGAJUNTO

ESG / Jogo das Estrelas / LNB

Evento de todos

24-03-2024 | 03:30
Por Liga Nacional de Basquete

Equipes envolvidas nos bastidores do Jogo das Estrelas reforçam práticas de equidade e inclusão da Liga Nacional de Basquete

Passado o Jogo das Estrelas 2024, o site oficial da Liga Nacional de Basquete (LNB) está realizando uma série de três matérias para mostrar como o evento abordou e dialogou com as práticas ESG na busca de um ambiente mais sustentável e acolhedor para todo o ecossistema da modalidade. Na terceira reportagem da série ‘ESG no JDE’, falaremos sobre como a Liga Nacional de Basquete (LNB) procurou promover a equidade na composição das equipes envolvidas no evento.

+ Confira tudo sobre o Jogo das Estrelas 2024

Equidade é um dos valores que a Liga Nacional de Basquete (LNB) mais preza. Está no DNA da instituição tentar gerar oportunidades iguais independentemente de gênero, raça, credo, condição social ou física. O Jogo das Estrelas 2024, evento que aconteceu em São Paulo entre 11 e 17 de março, mostrou algumas das práticas inclusivas pelas quais a Liga sempre zelou e que a cada dia tenta aprimorar.

Equipe de atendimento à imprensa do Jogo das Estrelas 2024 (Divulgação/LNB)

Um exemplo disso foram as equipes de imprensa e operacional do evento, ambas exclusivamente femininas. Todo o atendimento aos jornalistas e influenciadores que estiveram no Jogo das Estrelas foi feito por mulheres, assim como toda a organização técnica do evento, que envolve desde as estatísticas das partidas, o cumprimento de horários, até a ordem e definição dos participantes nos torneio individuais.

De acordo com Júlia Savassi, gerente de Comunicação da Liga Nacional de Basquete e responsável pela operação de imprensa do Jogo das Estrelas, a escolha das equipes femininas não foi feita só para reforçar a questão de gênero, mas principalmente pela capacidade e experiência das profissionais envolvidas. 

“Todas as mulheres que trabalharam conosco têm anos de experiência com esportes e com eventos, ambientes que são majoritariamente masculinos. Cabe a nós continuarmos passando essa herança, que mais mulheres se inspirem, que tenham interesse em trabalhar com esporte e que sejam acolhidas”, explicou.

Léo Figueiró dirigiu o Time André Góes até o título do Jogo das Estrelas 2024 (Fotojump/LNB)

Outra questão fundamental para a Liga é a representatividade racial. A equipe que cuidou do condicionamento e deu suporte para os atletas durante todo o evento foi composta apenas por profissionais negros. O fisioterapeuta Bruno Silva e os preparadores físicos Carlos Carvalho e Pedro Botelho foram convocados para o Jogo das Estrelas como forma de reconhecimento da excelência do trabalho que exercem em seus clubes.

E por falar em excelência, Léo Figueiró (R10 Score Vasco), único treinador negro do NBB CAIXA, foi votado por atletas, jornalistas e outros treinadores para dirigir uma das equipes do Jogo das Estrelas e acabou conduzindo o Time André Góes ao título.

Inclusão dentro das quadras

Juninho “Magic Hands” durante o Torneio de 3 Pontos Sports.bet.io. Foto: Fotojump/ LNB

A Liga Nacional de Basquete faz um esforço para que essas práticas não aconteçam apenas nos bastidores, mas também sejam representadas em quadra. Duas presenças importantes no evento reforçam isso.

A primeira aconteceu na sexta-feira (15/03), noite dos torneios individuais, quando Juninho “Magic Hands”, jogador da Seleção Brasileira de cadeira de rodas, participou do Torneio de 3 Pontos Sportsbet.io. A única adaptação feita foi um aumento de 20 segundos para conclusão do percurso. No restante, ele competiu em condições de igualdade com os melhores arremessadores do basquete nacional.

Andréia Regina recebeu homenagem durante o Jogo das Estrelas. (Fotojump/LNB)

No sábado (16/03), durante o Jogo das Estrelas, a árbitra Andréia Regina, que se tornou a primeira mulher a apitar um confronto olímpico de basquete masculino, foi duplamente homenageada. Primeiro com a convocação para conduzir o duelo dos melhores jogadores do país. E no intervalo, ela ainda recebeu uma placa em reconhecimento ao seu trabalho internacional e também no NBB CAIXA.

O Jogo das Estrelas mostrou que é possível dar um show de entretenimento ao fã do basquete e, no processo, ainda promover equidade e inclusão.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS, UMP e Paraty Energia e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.