#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Família dos 3 pontos

16-03-2016 | 05:07
Por Liga Nacional de Basquete

Com 1.327 bolas de 3 na história do NBB, irmãos Marcelinho e Duda Machado protagonizarão duelo familiar no Torneio de 3 pontos em Mogi das Cruzes (SP)

Irmãos Marcelinho e Duda Machado já jogaram juntos no Flamengo e, agora separados, duelarão pelo título dos 3 pontos (Alexandre Vidal/Flamengo)

Irmãos Duda (à esq.) e Marcelinho Machado (à dir.) já jogaram juntos no Flamengo e, agora separados, duelarão pelo título dos 3 pontos (Alexandre Vidal/Flamengo)

Uma família, dois irmãos e nada menos que 1.325 bolas de 3 pontos. Estes são Marcelinho e Duda Machado, que participarão do Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas 2016 e protagonizarão o primeiro duelo familiar da história da disputa. O interessante e atrativo confronto acontecerá neste domingo (20/03), no Ginásio Hugo Ramos, às 10 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dentro do Esporte Espetacular, da TV Globo.

Líder absoluto em arremessos longos na história do NBB, com 811, Marcelinho, do tetracampeão Flamengo, é o atual bicampeão do Torneio de 3 pontos e terá entre os concorrentes nesta edição ninguém menos que seu irmão Duda, do Solar Cearense, que é o sexto atleta que mais acertou bolas de 3 pontos em todos os tempos do campeonato nacional, com 516.

+Ainda não garantiu seu ingresso para o Jogo das Estrelas? Clique aqui e compre

Apesar da ampla superioridade histórica do irmão mais velho Marcelinho, de 40 anos, o caçula Duda, de 33, é o segundo colocado no ranking geral de bolas de 3 pontos da atual temporada do NBB, com 67 convertidas, enquanto que o camisa 4 do Flamengo aparece na oitava colocação, com 53 tiros longos acertados. Em média, os dois estão bem próximos: o jogador do Solar Cearense é o terceiro (2,68 por jogo) e o rubro-negro é o quinto (2,52 por jogo) do campeonato.

Ídolos do Flamengo, os dois irmãos atuaram lado a lado no clube da Gávea durante as cinco primeiras temporadas do NBB e juntos conquistaram dois títulos da competição, em 2008/2009 e 2012/2013, além de uma Liga Sul-Americana em 2009. Em 2013/2014, Duda Machado encerrou seu ciclo no Mais Querido e foi para o Macaé Basquete, onde ficou por uma temporada antes de se transferir para o Rio Claro, seu último clube antes do Solar Cearense.

Marcelinho, do Flamengo, e Duda, do Macaé

Marcelinho e Duda se enfrentaram 5 vezes no NBB: 3 para o mais velho e 2 para o mais novo (Luiz Pires/LNB)

Desde que se separaram e seguiram caminhos diferentes na carreira, os irmãos Machado se enfrentaram cinco vezes na história do NBB, com três vitórias de Marcelinho e duas de Duda. Em contrapartida, as atuações individuais do mais novo são melhores que a do irmão nos confrontos particulares: Marcelinho tem 83 pontos nos cinco jogos (16,6 por jogo), enquanto Duda anotou 102 contra seu irmão (20,4 por jogo).

Nesta temporada, inclusive, Duda Machado teve atuação histórica contra o Flamengo e foi o principal responsável pelo épico triunfo do Solar Cearense sobre os rubro-negros, em pleno Tijuca Tênis Clube. Com 23 pontos e a bola da vitória a poucos segundos do fim, o camisa 10 da equipe nordestina foi o nome do primeiro e único êxito do Cearense em cima do clube da Gávea na história do NBB, pelo placar de 67 a 66.

Antes de fazerem mais um duelo particular no Torneio dos 3 pontos em Mogi das Cruzes, Marcelinho e Duda Machado farão, no sábado (19/03), por volta das 14h30, uma “prévia” da disputa na no stand da SKY no Espaço #JogaJunto, área de lazer oficial do Jogo das Estrelas 2016. Nela, os dois farão uma competição na máquina de arremessos do espaço, que contará com diversas outras atrações e distribuição de brindes

+Saiba mais: Espaço #JogaJunto será a área de lazer oficial do Jogo das Estrelas 2016 do NBB

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Duda, do Basquete Cearense

No último confronto entre eles, Duda brilhou e deu a histórica vitória ao Basquete Cearense contra o Fla de Marcelinho em pleno RJ (Gilvan de Souza/Flamengo)

Junto de atual bicampeão Marcelinho e de seu irmão Duda Machado, o Torneio de 3 pontos contará com a participação de nomes de peso: o portorriquenho Isaac Sosa (Decisão Engenharia/Minas), Lucas Dias (EC Pinheiros), Pedro (São José Basketball), Robert Day (Paschoalotto/Bauru), Neto (Liga Sorocabana) e o dono da casa Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor).

A disputa acontecerá no domingo (20/03), a partir das 10 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo no programa Esporte Espetacular, da TV Globo. No mesmo dia, serão realizados também o Desafio de Habilidades, o Torneio de Enterradas e o Arremesso das Estrelas.

O Torneio dos 3 pontos

Disputado desde a primeira edição do Jogo das Estrelas do NBB, o Torneio dos 3 Pontos se tornou uma das grandes atrações do evento. Sempre envolvendo astros do maior campeonato de basquete do país, o desafio tem o ala Marcelinho Machado, do Flamengo, como seu atual bicampeão. O formato de disputa é simples. Em um tempo máximo de 60 segundos, o participante faz 25 arremessos, cinco de cada posição. Cada bola normal convertida vale um ponto, enquanto que um tiro convertido com a bola colorida vale dois pontos.

O Jogo das Estrelas 2016

Com sede em Mogi das Cruzes, cidade localizada próxima à capital do Estado de São Paulo, o Jogo das Estrelas 2016 será realizado nos dias 19 e 20 de março, no Ginásio Professor Hugo Ramos, e mais uma vez reunirá os principais astros da competição nacional.

No primeiro dia (19/03), às 18h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV, será realizado o jogo entre os melhores brasileiros e estrangeiros que disputam a atual edição do maior campeonato de basquete do país. Pelo sexto ano consecutivo acontecerá o confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo. O esquadrão verde-amarelo venceu as últimas quatro edições e lidera o histórico do duelo o por 4 a 1.

Depois, no segundo dia do evento serão realizados o Arremesso das Estrelas, o Desafio de Habilidades e os Torneios de 3 Pontos e Enterradas. Toda a programação que acontecerá na manhã de domingo (20/03) terá transmissão ao vivo da TV Globo, dentro do programa Esporte Espetacular.

Marcelinho 3pts

Marcelinho Machado, de 40 anos, é o atual bicampeão do Torneio dos 3 pontos do Jogo das Estrelas do NBB (Fotojump/LNB)