#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Guia dos Offs: FRA x PIN

27-04-2022 | 05:53
Por Liga Nacional de Basquete

Confira todas as informações do duelo entre Sesi Franca e Corinthians pelas quartas de final do NBB

Franca e Pinheiros, sem dúvidas nenhuma, promete ser um dos melhores duelos das quartas de final do NBB, principalmente pelas diversas narrativas e personagens que estão incluídos. Entre tantos destaques do Franca, estão Lucas Dias e Georginho, dois jogadores criados na base dos paulistas, enquanto um dos heróis do Pinheiros nas oitavas de final, o ala Gui Abreu, foi formado na base francana.

Franca e Pinheiros travaram dois bons jogos na fase regular do NBB 21/22 (Ricardo Bufolin/ECP)

Durante a temporada 2021/2022 do NBB, as equipes duelaram por duas vezes em ambas as oportunidades a equipe francana superou os pinheirenses. No primeiro duelo, a partida foi equilibrada, decidida no último quarto com uma bela performance coletiva, enquanto no segundo jogo, jogando com a presença da sua torcida, o Sesi Franca conseguiu uma vitória mais tranquila. Seria os jogos em casa, o fator dominante para decidir o vencedor da série?

Sesi Franca  

Dominância é a palavra que define o Sesi Franca. Com o Big 3 de Lucas Mariano, Georginho de Paula e Lucas Dias, e a adição de um quarto elemento experiente e decisivo, o David Jackson, os francanos foram líderes absolutos do NBB do começo até o fim da temporada regular. A equipe do interior paulista também foi líder de pontuação, com 90.3 pontos de médias, e líder de eficiência, com 107.5 de média.

Lucas Mariano, atual King Of The Season da temporada (Marcos Limonti /SFB)

O grande diferencial da equipe francana, sem dúvidas nenhuma, é a forte capacidade individual dos seus jogadores de decidirem jogos. Georginho e Lucas Mariano, por exemplo, foram os dois últimos Kings of the Season do NBB, e já demonstram mais de uma vez que podem colocar o jogo no bolso. Lucas Dias, além de um ótimo chutador, já se mostrou decisivo em diversas situações, como no último jogo da temporada, entre São Paulo e Franca, no qual ele assumiu a responsabilidade. O banco, com nomes como Santiago Scala, Marcio, Adyel e Jhonatan Luz, também faz a diferença.

Principais destaques da equipe:

Lucas Mariano – 19.6 pontos, 6.0 assistências e 18.0 de eficiência por jogo
Georginho – 16.3 pontos, 8.9 rebotes, 5.7 assistências e 23.8 de eficiência por jogo
Lucas Dias – 15.9 pontos,  5.5 rebotes e 16.0 de eficiência por jogo
David Jackson – 15.8 pontos, 4.0 rebotes e 3.1 assistências por jogo

Pinheiros

Dono do 5º melhor ataque do NBB 2021/2022, o Pinheiros faz 84,44 pontos em média por jogo, além de ser a 3° melhor equipe no quesito de rebotes, com 41.53 rebotes por jogo. Na temporada regular, os pinheirenses acumularam 15 vitórias em 32 jogos, e em casa, o retrospecto é positivo: nove vitórias e sete derrotas, o que pode simbolizar um caminho para uma possível vitória do Pinheiros.

Como apontado anteriormente, o Pinheiros figura na terceira colocação dos clubes que mais conseguem rebotes na temporada, e inclusive esse pode ser um caminho para a equipe conseguir vitórias durante a série, tendo em vista que no primeiro jogo entre as equipes, o duelo mais equilibrado de todos, os pinheirenses conseguiram 14 rebotes a mais. O perímetro vem sendo uma outra grande arma dos paulistas, que possuem um aproveitamento de 34% nas bolas de três pontos embalado pelo jogo de diversos especialistas, como Coleman, Jefferson, Gui Abreu, Gabi Campos e outros.

Outro ponto a sempre ser destacado quando falamos do Pinheiros é a juventude de grande parte de seus atletas destaques. Esse ano a equipe foi campeã da LDB, e no elenco estavam diversos jogadores que hoje participam do time principal, como Gabi Campos, Dikembe, Buffat, Gui Abreu, e outros.

Principais destaques da equipe: 

Coleman – 13.5 pontos e 9.3 de eficiência por jogo
Dikembe – 11.1 pontos, 9.1 rebotes e 14.7 de eficiência por jogo
Gui Abreu – 10.0 pontos, 4.9 rebotes e 12.6 de eficiência por jogo
Jefferson – 12.0 pontos, 6.6 rebotes e 13 de eficiência por jogo

(1º) Sesi Franca x Pinheiros (8º)

Jogo 1: 27/04 (quarta-feira) – 21h – Sesi Franca x Pinheiros (Youtube)
Jogo 2: 30/04 (sábado) – 16h10 – Pinheiros x Sesi Franca (TV Cultura)
Jogo 3: 02/05 (segunda-feira) – 19h – Pinheiros x Sesi Franca (Youtube)
*Jogo 4 e 5, se necessário, ainda serão definidos. 

*Vencedor enfrentará o São Paulo ou Bauru nas quartas de final

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.