#JOGAJUNTO

LDB

LDB 2021:o resumodo dia

31-08-2021 | 10:18
Por Liga Nacional de Basquete

Confira o resumo completo de tudo que aconteceu nos cinco jogos no Grupo B pela 2ª Etapa da LDB 2021

A bola subiu para mais um dia de jogos na 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro Interclube – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021. Ao todo, cinco partidas animaram o dia do fã de basquete pelo Grupo B da competição, disputado em duas sedes: Ginásio Azul (SP) e Gávea (RJ).

Para saber tudo que rolou, como os resultados e as grandes atuações do dia, continua por aqui e confira o resumo completo.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Rio Claro vence Bauru e encosta na classificação 

No primeiro jogo do dia, Rio Claro/ABDC e Bauru travaram um jogo extremamente disputado. No fim, vitória do Rio Claro sobre o time bauruense pelo placar de 84 a 77.

Desde os primeiros minutos as equipes disputaram ponto a ponto, revezando na liderança da partida. No final do primeiro tempo, o Rio Claro estava na frente, vencendo o duelo por 38 a 30.

No segundo tempo a narrativa foi a mesma, com ambas as equipes disputando cada ponto de forma aguerrida. O Bauru até tentou buscar no último período, mas a boa vantagem do Rio Claro se manteve até o final do jogo, culminando na vitória da equipe rio-clarense.

 

O armador Luis, do Rio Claro, foi o principal nome da time rioc-clarense, saindo de quadra como cestinha da partida, com 26 pontos anotados. Essa foi a melhor atuação do jogador até aqui na competição. A segunda melhor, curiosiosamente, aconteceu na estreia da equipe na 2ª Etapa, quando anotou 14 pontos e quatro rebotes na derrota para o Cerrado.

“O time é esse, defendemos com o coração, vamos todos sempre pra cima. O time é unido, todo mundo com todo mundo. Vamos para cima”, disse o jogador.

Já pelo Bauru, o ala Danilo Penteado foi quem mais chamou a atenção, anotando 17 pontos, 11 rebotes e dois tocos.

Com a vitória, o Rio Claro agora soma cinco triunfos em oito jogos na LDB 2021. A equipe ocupa a 3ª colocação no Grupo B, com 62,5% de aproveitamento.

Pinheiros segue imbatível no topo da tabela do Grupo B 

O segundo jogo do dia marcou o encontro de Pinheiros e Cerrado, primeiro e segundo colocados do Grupo B, respectivamente. Melhor para o Pinheiros, que se impôs e venceu o confronto pelo expressivo placar de 90 a 60.

Pinheiros vence Cerrado no duelo entre o 1º e o 2º colocado do Grupo B (João Pires/LNB)

Apesar do placar elástico no final do jogo, a equipe do Distrito Federal conseguiu segurar parte das investidas do Pinheiros na primeira etapa, mantendo a diferença em apenas 10 pontos (20 a 10). No decorrer da partida, porém, o Pinheiros deslanchou, finalizando na casa dos 90 pontos.

Pelo lado do Pinheiros, cinco jogadores atingiram os dígitos duplos na pontuação: O armador Gabi Campos (11), os pivôs Maicon Douglas (10), Paulo Scheuer (15) e Dikembe (14) e o ala Gui Abreu (10).

“É a mesma intensidade no Paulista e na LDB, estamos mantendo o ritmo na defesa e o volume no ataque, sempre buscando o contra-ataque rápido e escolhendo as melhores, como o David Pelosini tá pedindo” comentou Gabi Campos, que além dos 11 pontos, terminou a partida com seis rebotes e nove assistências.

João Marcos, ala do cerrado, puxou a pontuação da equipe durante a partida com 15 pontos. Enquanto o pivô Serjão contribuiu com sete pontos e oito rebotes, ajudando também do lado defensivo.

A equipe do Pinheiros segue invicta no grupo B, com sete vitórias em sete jogos, e já está garantida na fase final. Já o Cerrado continua na segunda colocação, agora com seis vitórias em seis jogos (75% de aproveitamento).

Sem muitas dificuldades, Minas vence mais uma na LDB 

O Minas Tênis Clube conseguiu a sua segunda vitória consecutiva dentro da LDB, a quarta no torneio, dessa vez frente ao Basquete Cearense pelo placar elástico de 111 a 47.

 

Sem muitos sustos ao longo da partida, o Minas Tenis Clube conseguiu a sua quarta vitória dentro da competição, uma vitória importante para a equipe que ainda sonha com a classificação, mas vê os seus rivais abrindo uma boa vantagem no topo da tabela.

Pelo lado do Minas, todos os jogadores listados pontuaram, mas o maior destaque, sem duvidas, foi o ala Aieser, que terminou com um duplo-duplo de respeito: 26 pontos e 14 rebotes. Além dele, o pivô Augusto, autor de um duplo-duplo de 2o pontos e 11 rebotes, e o ala Tiago Dias, com 17 pontos, foram outros destaques na boa vitória da equipe mineira.

Apesar da derrota, a equipe do Basquete Cearense teve como seus dois destaques, os armadores Lobo, que conseguiu 12 pontos e três rebotes, e o João Gabriel, que fechou a partida com 12 pontos e nove rebotes.

O Minas atualmente se encontra na quinta colocação do Grupo B, com quatro vitórias e em sete jogos. Já o Basquete Cearense, por outro lado, segue na lanterna do Grupo B com nenhum triunfo.

Brasília vence Unifacisa após jogo duro e com alternância no placar

Brasília e Unifacisa realizaram um dos jogos mais emocionantes do dia pelo Grupo B da LDB 2021. Ambas equipes brigaram até o final pelo resultado, alternaram no placar durante o duelo, mas quem conseguiu a vitória foi a equipe do Distrito Federal, que venceu por 65 a 59.

Com terceiro quarto quase perfeito, Brasília derrota Unifacisa pela LDB 2021 (Bruno Lorenzo/LNB)

O primeiro quarto já mostrava que a partida seria marcada pelo equilíbrio, com o Brasília tomando à frente do placar e criando uma vantagem, ainda pequena (18 a 14). No segundo período, a virada da Unifacisa veio pelas mãos do ala Gabriel, autor de oito pontos na parcial e peça motriz para reação da equipe de Campina Grande na parcial (34 a 24).

Na volta dos vestiários, o Brasília reagiu e fez um quarto quase que perfeito, tomando apenas três pontos e computando 26. Os grandes nomes dessa parcial foram o ala/armador Suassuna e o ala/pivô Felipe, com nove e oito pontos, respectivamente. No período derradeiro, a equipe do Distrito Federal apenas administrou a vantagem e saiu com a vitória (65 a 59).

Além de Suassuna e Felipe, o armador Gabriel foi outro com uma atuação de destaque. O jogador anotou 14 pontos, cinco rebotes e sete assistências.

“Tomamos uma bronca do nosso técnico porque faltou postura no nosso jogo, faltou vontade. A gente tem que querer, não so quem está em quadra jogando, como quem está no banco, todo mundo tem que melhorar a energia na quadra. Melhoramos nossa postura, nossa defesa, começamos a correr mais. Foi a força de vontade de querer correr, querer jogar, querer vencer foi o que fez a diferença para a gente”, afirmou Gabriel.

Gabriel foi o grande nome do Brasília na partida (Bruno Lorenzo/LNB)

Pela Unifacisa, o grande nome do jogo foi o ala Gabriel, com um duplo-duplo de 19 pontos e 14 rebotes. O armador Lucas, com 11 pontos, também teve boa atuação.

Com o resultado, o Brasília permanece na nona colocação, com duas vitórias em sete partidas (28,6% de aproveitamento). Já a Unifacisa, uma posição abaixo, está com apenas um triunfo em sete jogos (14,3% de aproveitamento).

Flamengo vence Praia e mantém invencibilidade na 2ª Etapa

O último duelo do dia foi entre Flamengo e Praia Clube, duelo marcado pela intensidade na tábua defensiva de ambas as equipes. Após muita disputa, quem saiu de quadra com a vitória foram os donos de casa, que venceram a equipe mineira pelo placar de 68 a 44.

O Flamengo começou o duelo com um ritmo forte desde o primeiro segundo, que culminou na vitória da equipe no primeiro quarto (24 a 10). Com a boa vantagem, a equipe tirou o pé do acelerador no segundo período, mas mesmo assim conseguiu ir para o intervalo com uma vantagem de 20 pontos (38 a 18).

No segundo tempo o Praia precisa mudar a história da partida caso ainda tivesse aspirações no jogo. A equipe mineira bem que tentou uma reação, mas o rubro-negro com uma defesa imponente brecou bem as ações ofensivas do adversário e conseguiu a segunda vitória na 2ª Etapa da LDB 2021.

Rachel foi o principal destaque do Flamengo (Bruno Lorenzo/LNB)

O grande destaque individual ficou por conta do duplo-duplo do pivô Rafael Rachel, com 16 pontos, 13 rebotes e 22 de eficiência. Além dele, o ala Lucas também se saiu bem e foi o cestinha do duelo, anotando 20 pontos em 26 minutos jogados.

“Começamos o jogo bem, defendemos bem. Isso gerou uma confiança para a gente no ataque, a gente soube aproveitar os passes, os rebotes, tivemos um bom aproveitamento de 3 pontos. Agora é se preparar e descansar para amanhã”, disse Rachel, que completou:

“A defesa nos ajudou bastante, a gente conseguiu achar os bons passes. Também tenho que agradecer aos jogadores do meu time que acharam os passes nos tempos certos. Eu vim um pouco mais confiante para hoje, consegui acertar algumas bolas mais dificeis e estou bem feliz com isso”, finalizou.

Resultados do dia:

Rio Claro 84 x 77 Bauru

Cerrado 60 x 90 Pinheiros

Minas 111 x 47 Basquete Cearense

Brasília 65 x 59 Basquete Unifacisa

Praia Clube 44 x 68 Flamengo

Próximos jogos (Grupo B):

Terça-Feira (31/08):

Ginásio Azul (São Paulo-SP):

11h30 – Mogi x Rio Claro

14h – Bauru x Pinheiros

Gávea (Rio de Janeiro – RJ):

15h15 – Basquete Cearense x Brasília

17h30 – Unifacisa x Flamengo

19h45 – Minas x Praia Clube