#JOGAJUNTO

NBB Caixa

‘Meus meninos’

30-05-2014 | 10:10
Por Liga Nacional de Basquete

Rubén Magnano elogia José Neto e Gustavo De Conti e enaltece campanha de seus assistentes na Seleção Brasileira no NBB 2013/2014

Magnano (de costas) conversa com Neto e De Conti durante treino da Seleção no último ano (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Magnano (de costas) conversa com Neto e De Conti durante treino da Seleção no último ano (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

No banco de reservas das duas equipes que disputarão a Final do NBB 2013/2014 estarão dois assistentes técnicos da Seleção Brasileira. Técnicos de Flamengo e Paulistano/Unimed, respectivamente, José Neto e Gustavo De Conti fazem parte da comissão técnica do argentino Rubén Magnano e tentarão levar suas equipes ao título da sexta edição do maior campeonato de basquete do país.

Finalista do NBB pelo segundo ano seguido e atual campeão da Liga das Américas pelo clube carioca, Neto está a mais tempo no selecionado verde-amarelo. O treinador, de 43 anos, já comandou a Seleção Brasileira Sub-19, no Mundial da categoria, em 2007 e ocupa o cargo de assistente técnico do time principal desde 2008.

De irmão para irmão: saiba mais sobre a relação de Neto e Gustavo, amigos e rivais na decisão do NBB

Por sua vez, De Conti,  de apenas 34 anos, que levou a equipe paulista à inédita decisão do NBB, passou a integrar a comissão de Magnano em 2012 e teve a oportunidade de dirigir uma “Seleção B” no Sul-Americano do mesmo ano. Além disso, o treinador do Paulistano foi assistente de Neto na disputa da Universíade, em 2013, com a Seleção Sub-24.

“Para mim realmente é um motivo de muito orgulho. Ficou muito feliz pelo trabalho que os dois fizeram em toda temporada. Chegaram na final pelo trabalho, com características diferentes, mas com o mesmo objetivo muito claro que era buscar o título da Liga Nacional. Segundo plano que realmente fico orgulhoso de dois jovens treinadores, com muito futuro e que estão envolvidos com a Seleção Brasileira”, declarou Magnano.

“A importância é a capacidade de cada um. E o Neto, ainda maior porque já saiu campeão da Liga das Américas. Isso dá um aprendizado como treinador. O que ele pode agregar, comentar para ajudar sua equipe. São dois profissionais importantes para esse momento da Seleção e para o futuro do basquete brasileiro”, completou o argentino.

Gustavo e Neto trabalharam juntos no Paulistano, estão ao lado de Magnano na Seleção e decidirão a Final do NBB (Divulgação)

Gustavo e Neto trabalharam juntos no Paulistano, estão ao lado de Magnano na Seleção e decidirão a Final do NBB (Divulgação)

Amigos de longa data – Gustavo foi jogador e assistente de Neto há alguns anos no próprio Paulistano – os treinadores dos dois finalistas da temporada 2013/2014 do NBB vivem grandes momentos profissionais e a escolha de Magnano para ter a dupla ao seu lado na Seleção Brasileira não é difícil de ser explicada.

“Eu já vivi situação parecida com a do Flamengo. Você começa uma Liga como campeão. E não é fácil conviver com isso durante nove meses. Você passa toda temporada convivendo com isso, buscando maneiras de mudar essa situação na cabeça dos jogadores, da torcida e o José Neto sabe muito bem conduzir essa situação. E o caso do Gustavo poucos acreditavam que ficaria entre os quatro semifinalistas, menos ainda chegar na Final. Foi uma equipe muito firme defensivamente e com uma condução muito firme do Gustavinho. Fez um trabalho magnifico, acordando, despertando a confiança dos jogadores para essa campanha. E um momento sublime para ambos chegar na final do NBB”, elogiou o “chefe” Magnano.

Com seus pupilos disputando o título da competição nacional, Magnano prefere não arriscar palpites. Na visão do treinador da Seleção Brasileira, o título estará em boas mãos se ficar com o Flamengo ou com o Paulistano, com Gustavo ou com Neto.

“Eu gostaria que ficasse no empate (risos). Mas como no basquete não tem empate, vou torcer pelo bom basquete dos dois times  e pelas duas pessoas nas figuras do Neto e do Gustavo. Os dois merecem o titulo. Mas como é uma é uma partida só, vou ficar com aquele que fizer o melhor jogo na Final”, concluiu Magnano.

Gustavo ou Neto? Quem será o técnico campeão do NBB 2013/2014 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Gustavo ou Neto? Quem será o técnico campeão do NBB 2013/2014 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)