#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Modo decisão

29-04-2019 | 08:32
Por Liga Nacional de Basquete

Após derrota no Jogo 4, Pinheiros foca em mudança de postura para decisão da vaga na semifinal contra o Botafogo

Até aqui, a série entre Pinheiros (3º) e Botafogo (6º) é a série mais acirrada dos playoffs do NBB CAIXA 2018/2019. Prova disso é que apenas o confronto entre os dois rendeu um Jogo 5 nas quartas de final – cada equipe venceu seus dois jogos em casa.

Terceiro colocado na fase de classificação, o Pinheiros teve a chance de fechar a série no Jogo 4, no Rio de Janeiro, mas acabou derrota. Agora, a equipe tentará alcançar às semifinais pela quarta vez no quinto e decisivo duelo, que será nesta terça-feira (29/04), no Ginásio Henrique Vilaboim, às 20 horas, com transmissão ao vivo do Facebook do NBB CAIXA.

Jogo 5 entre Pinheiros e Botafogo acontece já nesta terça-feira (Wagner Carmo/ECP)

Para o treinador César Guidetti, do Pinheiros, para conseguir a classificação para às semifinais a equipe deverá replicar as atuações realizadas na fase de classificação.

“Temos que colocar a cabeça no lugar e usar o que fizemos durante a temporada inteira, que nos rendeu a terceira colocação geral. Precisamos fazer valer o nosso mando de quadra, onde nos sentimos bem. Não temos como prever o resultado, mas jogar bem, com vontade e ter uma postura positiva é uma obrigação que nós temos”, afirmou.

Pinheiros é um dos melhores mandantes do NBB CAIXA 2018/2019 (Luiz Pires/ FotoJump)

Na derrota no Jogo 4, o terceiro quarto foi um dos fatores determinantes para a vitória do Botafogo, que venceu o período por 33 a 17 e construiu uma vantagem importante para a reta final da partida.

“O Botafogo teve méritos na vitória. No primeiro jogo fomos muito mal, já no Jogo 4 não fomos tão mal, mas tivemos dois momentos ruins, especialmente no 3º quarto quando eles abriram uma diferença no placar. Isso aconteceu, também, por conta da forma que o Botafogo se postou nos dois lados da quadra. Mérito total do Botafogo. Sempre digo que jogar na casa deles é muito difícil, o jogo deles encaixa e eles usam muito bem a atmosfera criada lá”, disse o comandante.

Para Guidetti, Botafogo teve muitos méritos na vitória na última partida (Stephan Eilert/Basquete Cearense)

Classificado direto para as quartas de final, o Pinheiros é dono de um ótimo aproveitamento tanto dentro quanto fora de casa. No geral, foram 11 vitórias em 13 jogos como mandante e dez triunfos em 13 jogos fora de seus domínios.

+ Tabela de jogos do NBB CAIXA 2018/2019

Já na série com o Botafogo, o bom aproveitamento fora de casa durante a fase de classificação não se repetiu. A equipe perdeu as duas partidas que jogou na casa do adversário, e com o baixo desempenho nos dois lados da quadra (91 a 76 e 88 a 73).

“Acredito que o problema não tenha sido a parte estratégica, mas sim a nossa postura e o nosso comportamento quando estamos em desvantagem. Jogamos a maioria dos jogos com a vantagem no placar e, nessas oportunidades, nosso jogo fluiu bem. Mas nos momentos em que estivemos atrás não conseguimos repetir o mesmo desempenho”, reiterou César Guidetti.

+ Estatísticas completas do Pinheiros no NBB CAIXA 2018/2019

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.