#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Não dá pra perder!

27-10-2014 | 05:10
Por Liga Nacional de Basquete

Clássicos, reedições de finais, rivalidades recentes e reencontros: confira a relação com dez dos jogos imperdíveis da fase de classificação do NBB7

A temporada 2014/2015 do NBB está para começar, e a ansiedade vai tomando conta de todos os envolvidos: jogadores, técnicos e torcedores. Com 16 equipes na disputa, o maior campeonato do país promete está melhor a cada ano que passa e sua sexta edição promete ser de arrepiar.

A fase de classificação da competição contará com a realização de 240 jogos, dentre eles estão clássicos, reencontros, reedições de finais, rivalidades criadas nos últimos anos e muito mais. Desta forma, preparamos uma lista com dez dos jogos imperdíveis da sétima edição do NBB.

Para você não perder nenhum momento especial da edição 2014/2015 do maior campeonato do basquete brasileiro, fique por dentro da lista e anote em sua agenda os dez melhores jogos da fase de classificação.

Confira a lista dos dez jogos imperdíveis da fase de classificação do NBB7:

– Paulistano/Unimed x Flamengo – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – dia 31 de outubro, às 19h30

Flamengo e Paulistano protagonizarão a decisão do NBB6 e farão um dos duelos imperdíveis da atual temporada (Ricardo Ramos/LNB)

Flamengo e Paulistano protagonizarão a decisão do NBB6 e farão um dos duelos imperdíveis da atual temporada (Ricardo Ramos/LNB)

Há alguns anos, Paulistano/Unimed e Flamengo era um duelo normal, assim como os outros, sem nenhum algo a mais. Porém, depois do último NBB, a partida está virando um clássico. As duas equipes protagonizaram a decisão da sexta edição do maior campeonato país, no Rio de Janeiro (RJ), que após muita disputa, terminou com vitória rubro-negra, por 78 a 73.

Na ocasião, os destaques da partida ficaram por conta do pivô norte-americano Jerome Meyinsse, que com seus 16 pontos e quatro rebotes, foi eleito o MVP da Final, junto do ala Marcelinho Machado, autor dos mesmos 16 pontos. Pelo lado paulista, os maiores pontuadores foram o armador norte-americano Dawkins, com 14 pontos, e o ala/pivô César, com 12.

Outro ingrediente que sempre marcante marca a partida entre Flamengo e Paulistano é o duelo entre os técnicos José Neto, do Flamengo, e Gustavo de Conti, do Paulistano, amigos de longa data e donos de grande história juntos. Gustavinho já foi atleta de Neto nas categorias de base do próprio Paulistano. Anos depois, deixou a carreira de jogador para ser assistente do atual treinador rubro-negro. Hoje, os ambos com mais bagagem e experiência, inclusive com passagem pela Seleção Brasileira juntos.

Agora, depois de fecharem o último NBB com chave de ouro, cariocas e paulistanos estarão frente a frente pela abertura do NBB7, que acontecerá no dia 31 de outubro, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV. Dá pra perder?

– Paschoalotto/Bauru x UniCEUB/BRB/Brasília – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – dia 04 de novembro, às 20 horas

Outro duelo válido pela primeira rodada será entre Bauru e Brasília, confronto que, além de colocar frente a frente duas das grandes equipes do NBB, marcará o primeiro reencontro do ala Alex Garcia e o Brasília pelo campeonato nacional. Alex já teve a oportunidade de enfrentar seu ex-time neste ano, na semana passada, pela Liga Sul-Americana 2014.

As duas equipes já duelaram 18 vezes em toda história do NBB, com 14 vitórias dos candangos e apenas quatro dos bauruenses. No entanto, a última vez em que mediram forças pelo NBB, quem saiu vencedor foi o time paulista, no Ginásio Panela de Pressão, 93 a 85. Será que Guerrinha e seus comandados vencerão mais uma vez? Ou Brasília estenderá sua vantagem?

O confronto entre Bauru e Brasília, será no dia 04 de novembro de 2014 (terça-feira), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas (de Brasília). Esse, de fato, vai ferver! Fique ligado!

– Rio Claro Basquete x Palmeiras/Meltex – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – dia 05 de novembro, às 20 horas

A primeira rodada também marcará a ‘reestreia’ de um clube que, hoje, pode estar dando seus primeiros passos no NBB, mas que um dia já foi um gigante nas quadras brasileiras, na elite do basquete brasileiro: o Rio Claro, que conquistou a vaga no maior campeonato da modalidade no país através do título da Liga Ouro 2014.

Novamente entre as principais equipes do Brasil, o Rio Claro fará sua estreia no NBB diante do Palmeiras/Meltex, que em 2012/2013, também foi o ‘caçula’ da quinta temporada da competição nacional. O confronto entre rio-clarenses e palmeirenses acontecerá no dia 05 de novembro, no Ginásio Felipe Karam, o “Felipão”, em Rio Claro (SP), às 20 horas. O duelo, além de imperdível, será histórico! Não deixe de conferir!

– São José/Unimed x Palmeiras/Meltex – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) – dia 13 de novembro, às 20 horas

São José, de Laws, e Palmeiras, de Stanic, protagonizaram um duelo quente pelas oitavas de final do NBB6 (Cláudio Capucho/PMSJC)

São José, de Laws, e Palmeiras, de Stanic, protagonizaram um duelo quente pelas oitavas de final do NBB6 (Cláudio Capucho/PMSJC)

São José e Palmeiras é um duelo que, depois da última temporada, ficou marcado pela emoção, e desta vez, promete não ser diferente. O primeiro motivo é a disputa de tirar o fôlego que as equipes fizeram nas oitavas de final da temporada passada, vencida pelos joseenses, em série de arrepiar, decidida apenas no Jogo 5, por 3 a 2.

O segundo, e talvez o mais tocante, será o reencontro do técnico Régis Marrelli, do Palmeiras, com a torcida do São José e o ‘caldeirão’ Lineu de Moura, que tanto o ovacionou durante os sete anos em que o treinador ficou por lá. Sob o comando de Régis, o esquadrão joseense passou a ocupar o patamar de time grande no cenário do basquete brasileiro e foi duas vezes campeão paulista além de vice-campeão do NBB4, no qual Régis faturou o Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico.

Reencontro, emoção, reedição de oitava de final: tudo isso acontecerá no dia 13 de novembro (quinta-feira), no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas, em duelo válido pela quarta rodada da temporada 2014/2015 do NBB. Esse não dá pra perder!

– Flamengo x Paschoalotto/Bauru – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) – 14 de novembro, às 20 horas

A quarta rodada terá também um verdadeiro ‘duelo de titãs’. De um lado, o vencedor Flamengo, atual campeão do NBB e do Mundial Interclubes, do outro, o poderoso Paschoalotto/Bauru. As duas equipes possuem dois dos melhores elenco da atualidade no basquete brasileiro e farão um embate que promete ser de arrepiar.

Outro ingrediente que apimenta ainda mais o confronto é o duelo entre os dois times nas oitavas de final da última edição do NBB, no qual os cariocas saíram vencedores na série melhor de cinco jogos, por 3 a 1.

Marcelinho Machado, Marquinhos, Laprovittola, Meyinsse, Herrmann e Cia. medirão forças com Alex Garcia, Rafael Hettsheimeir, Larry Taylor, Jefferson, Robert Day, Ricardo Fischer e Cia. no dia 14 de novembro (sexta-feira), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas. Marque na sua agenda, pois esse é imperdível!

– Winner/Limeira x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio ‘Vô’ Lucato, em Limeira (SP) – 19 de novembro (quarta-feira), às 20 horas

Diante do Limeira, Mogi fez o que parecia impossível, reverteu uma série que perdia por 2 a 0 e foi à histórica semifinal (Moisés Nascimento/LNB)

Diante do Limeira, Mogi fez o que parecia impossível, reverteu uma série que perdia por 2 a 0 e foi à histórica semifinal (Moisés Nascimento/LNB)

Limeira e Mogi das Cruzes são exemplo de rivalidade construída na temporada passada. Na última edição do NBB, as duas equipes fizeram uma série quartas de final de tirar o fôlego e, por isso o reencontro entre os dois times no NBB7 é tão aguardado.

Enquanto os limeirenses se classificaram direto às quartas de final por terem encerrado a primeira fase do NBB dentro do G-4, o Mogi era um “estranho no ninho”, pois fazia sua estreia em playoffs e havia sido o primeiro 12º colocado a passar das oitavas de final na história do campeonato.

Equipe de melhor campanha na primeira fase do NBB, Limeira começou a série vencendo os dois primeiros jogos que fez em casa. No entanto, quase o confronto migrou para o Alto Tietê, os mogianos contaram com o apoio de sua fervorosa torcida e levou a melhor nas duas partidas seguintes, empatando a série em 2 a 2 e forçando a realização do quinto jogo.

Na partida derradeira, a equipe do técnico Paco García não se intimidou perante a um Ginásio ‘Vô’ Lucato lotado, contou com o apoio de sua fanática torcida que compareceu em bom número à casa limeirense e venceu, de maneira emocionante, por 75 a 70.

Com a histórica virada na série, Mogi conquistou a inédita vaga na Liga Sul-Americana na nova fase do clube por ter avançado à semifinal e se garantido entre os quatro primeiros colocados do NBB. A reedição do emocionante duelo acontecerá no dia 19 de novembro (quarta-feira), no mesmo Ginásio ‘Vô’ Lucato, em Limeira (SP), às 20 horas. Não dá pra perder!

– Unitri/Pilhas Energizer x Franca Basquete – Ginásio Homero Santos (UTC), em Uberlândia (MG) – dia 09 de dezembro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)

Uberlândia e Franca são cidades vizinhas, no entanto, a política da boa vizinhança é deixada de lado quando suas respectivas entram em quadra, pois, nos últimos anos, os dois times fizeram duelos de arrepiar.

Voltando um pouco no tempo, no NBB5, uberlandenses e francanos se enfrentaram na rodada final da fase de classificação, no Pedrocão, em situações opostas. Os mineiros já estavam garantidos no G-4, e o time paulista precisava vencer para ingressar o grupo dos quatro primeiros. Mas não foi o que aconteceu. O Uberlândia não se importou com a situação e, após duelo de tirar o fôlego, venceu, por 75 a 73.

Já no NBB6, Uberlândia e Franca estiveram frente a frente pelas oitavas de final e, como já era imaginado, a série foi de arrepiar. Os comandados de Lula Ferreira venceram o Jogo 1, fora de casa, e saíram na frente na disputa, mas os mineiros levaram a melhor nas duas partidas seguintes e viraram a parada, para 2 a 1.

Mas, no fim, prevaleceu a tradição e força do esquadrão da Capital do Basquete. Depois de ganhar o Jogo 4 e forçar a realização do quinto jogo, os francanos precisaram mais uma vez se superar para sair de quadra com o êxito. Em duelo emocionante, o time de Lula Ferreira tirou uma diferença de 11 pontos no último quarto e venceu, por 76 a 71, conseguindo a suada vaga nas quartas de final.

O confronto entre os vizinhos Uberlândia e Franca acontecerá no dia 09 de dezembro (terça-feira), no Ginásio Homero Santos (UTC), às 19h30, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV, em duelo válido pela nona rodada da fase de classificação da temporada 2014/2015 do NBB. Fique ligado!

– Flamengo x UniCEUB/BRB/Brasília – Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) – dia 16 de dezembro, às 20 horas

Clássico dos campeões está literalmente empatado no NBB: três títulos e 11 vitórias sobre o outro para cada lado. E aí? Quem leva? (Ricardo Ramos/LNB)

Clássico dos campeões está literalmente empatado no NBB: três títulos e 11 vitórias sobre o outro para cada lado. E aí? Quem leva? (Ricardo Ramos/LNB)

Flamengo e Brasília, de fato, é o maior clássico do NBB e um dos maiores da história do basquete brasileiro. É o choque de gigantes, um duelo de titãs, o dérbi dos campeões, que sempre tem seus capítulos escritos com grandes jogos.

Únicas equipes a vencerem títulos em toda história do NBB – três para cada lado – rubro-negros e candangos costumam fazer jus às suas grandezas e protagonizam jogos de arrepiar. Os dois times se enfrentaram 22 vezes ao longo das seis edições anteriores do NBB, e cada equipe venceu 11 vezes, com direito a duas decisões, ambas decididas no quinto jogo, com um título para cada.

Agora, Flamengo e Brasília desempatarão o placar geral do dérbi no NBB em 16 de dezembro (terça-feira), no Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas. E aí? Quem fica na frente? Quem vence o primeiro duelo dos campeões no NBB7? Não dá pra perder!

– Paulistano/Unimed x São José/Unimed – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – dia 16 de dezembro, às 20 horas

Paulistano e São José fizeram uma série semifinal de arrepiar no NBB6 (João Pires/LNB)

Paulistano e São José fizeram uma série semifinal de arrepiar no NBB6 (João Pires/LNB)

No mesmo dia duelo entre velhos rivais Flamengo e Brasília, a 11ª rodada terá uma rivalidade recente, construída na temporada passada. Paulistano e São José estiveram frente a frente brigando por uma vaga na decisão do NBB6 e fizeram um confronto recheado de fortes emoções, com os nervos à flor da pele, decidido apenas no quinto jogo.

No confronto decisivo, o clube da capital paulista, que tinha o mando de quadra na série por ter feito uma melhor campanha na fase de classificação, fez valer o fator casa, levou a melhor no Jogo 5, por 81 a 68, e conquistou a inédita vaga na decisão da sexta edição do NBB.

Paulistano e São José reeditarão o emocionante duelo semifinal da temporada passada na 11ª rodada do NBB7, no dia 16 de dezembro de 2014 (terça-feira), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 20 horas. Vai ficar de fora dessa? Fique ligado!

– Franca Basquete x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – dia 22 de dezembro, às 20 horas

Franca e Bauru é outro clássico que dispensa comentários. Os diversos confrontos eletrizantes que as duas equipes fizeram nos últimos anos elevaram o patamar do duelo, que deixou de ser apenas um dérbi regional para ser uma das maiores rivalidades do basquete brasileiro atual.

É jogão e séries eletrizantes, que mobilizam suas torcidas nas respectivas praças, o que deixa o espetáculo muito mais emocionante. Nas duas últimas temporadas, os dois times se enfrentaram duas vezes pela semifinal do Campeonato Paulista e, em ambas, a série foi decidida no Jogo 5 e a vaga na decisão ficou com o Bauru.

Bauruenses e francanos duelaram por uma vaga nas semifinais do NBB5 e, assim como no estadual, foi decidida apenas no quinto jogo e a vitória ficou com a equipe de Bauru, em mais um duelo de tirar o fôlego. Já na fase de classificação do NBB6, Franca venceu seu maior rival de maneira emocionante, com direito a bola no estouro do cronômetro do armador Socas, hoje no Basquete Cearense.

As duas equipes escreverão mais um capítulo na história deste clássico de arrepiar no dia 22 de dezembro (segunda-feira), no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), às 20 horas. Vai perder esse dérbi? Quem será que leva? Fique de olho!

O clássico do interior paulista entre Franca e Bauru promete, como sempre, ser de arrepiar no NBB7 (Newton Nogueira/Divulgação)

O clássico do interior paulista entre Franca e Bauru promete, como sempre, ser de arrepiar no NBB7 (Newton Nogueira/Divulgação)